O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. Seafrra ; s— Para satisfazer q,o desejo do Sr. peputado , queira V. Ex.* perguntar á Assembléa, $£ julga prejudicada a questão da admissão do Sr. José Alexandre.

A Assembléa resolveu que esta questão não estava

Ministério do Reino — Commnnicando que Sua Magestade a Rainha, Houve por bemliesolyer, que Q B,eja-MãQ de 30 de Maio corrente , dia do- Nome «jle Su.çi J\lsgtísta.de El-Rei , tenha logar no Palácio 4$s Necessidades pela uma hora da tarde.

f)ç S.r-. Deputado JBraklami — Officio participando que por motivo de doença não pôde concorrer lioje á Sessão.

J)o Êwpr&Qrio do, Diário da Camará— Ofíicio dizendo que tendo, ouvido ao Sr. Presidente naSes-§ão anterior, que nem na Secretaria, nem na Biblioteca da Camará havia o 1." volume .do Diário çla mesma. Camará declara, que não tem parte nes» ta falta, porque tem fornecido á Secretaria 730 exemplares de cada volume do Diário desde a sua Em-prçZa : éaccrescenta que, não obstante ter cumpri--4o. a sua obrigação , tendo já por muitas, vezes for-$e,cidp, gratuita, e mui voluntariamente, aos S.rs. .Copulados, diversas folhas do Diário, por se lhes tereiii desencaminhado as. suas> assim também ago-ia tqroa a, liberdade de ofíere.ceF á Camará, os três -Volumes d-os Diário que tem publicado pela suaEm-greza, a fim de quê não torne a datvse, a semelhante respeito , outra falta semelhante á que se refere.

Q$r. /iyilaí— Peço :. licença para ler daqui mes-çno, dn Mpsâ, um ac?ctitam,en,to ao Parecer da â.a Q

V4RI&C&R. -— A segunda Cornraissãp de verificação. de Ppcierpa, A %VMsm fatain preaentias os . : DkLfxlo» ir\4§ dos Sís. Qo.n§alo José de. §o.usa Lobo , Oepu* ta4p eleilo pçlp Qúculo de La m eg o — José Fran-£ÍS;eo Teijtej_rrç, Re p& \ ado eleito peio Circulo de Lei> ÇÍ,§TT ; A Q j^u? i p Cfi&dr de A^as.eonee.llo.s Coxtèa, Ç)e-jO. e lei lo pelo Circulo de Sentarem — Luiz '¥ ar da Carv^lh.o e Costíi, Imputada eleito pelo « Q.a».tello! Bíânea. .E' d.« pafe^er que se-pnoclarnados Deputados da Nação Portugue-,8 , vi.lto que ojs %ç tis diplomas coníefetn com a acta

o ^ft dte Maio d« lííáO. «rrr- J/MI íq Lufa de. $eúbxa; stnfc>nio,Jo$ff $ Ávila} Fran-Joaquim R^aia ,' José Ignacio Pereira D&rra-

ba9io da Silveira Piriío.

Continuando, disse ; -r- Tamben» p.eçx> litença, para. £a.?e,i; o SíegUiijiat^ req-Ufifirofinto. ' -

.ttQofn4tíi.ndo da r-«Laç|kí)., q,us aeompanbava a& , e' ínais .d;o,cumer>toâ reèativos ás eleiçòes. que ecceliria d'Estado doà Megoéioa do ReJ.no. fo<_-enviados organisodi='organisodi' mesma='mesma' de='de' iimta='iimta' fakar='fakar' do='do' dq='dq' qr-g='qr-g' formação='formação' q.ue='q.ue' ç-âo='ç-âo' ava-rios='ava-rios' pacochia='pacochia' daasenablea='daasenablea' além='além' protestos='protestos' acta='acta' docu.mentos='docu.mentos' diapuiartjejito.j='diapuiartjejito.j' mencionada='mencionada' dfl='dfl' óu.-tra='óu.-tra' procedime.nto='procedime.nto' este='este' concelho='concelho' esta='esta' justefiearn='justefiearn' _9='_9' _1.='_1.' oiitr='oiitr' que='que' foi='foi' no='no' assembléa='assembléa' devora='devora' assembléà='assembléà' assemblea='assemblea' encontra='encontra' escrutínio='escrutínio' os.='os.' de.='de.' votos='votos' anisar='anisar' desta='desta' se='se' mesa='mesa' respectiva='respectiva' pox='pox' camará='camará' approvou='approvou' não='não' paivie='paivie' respeito='respeito' _='_' á='á' a='a' sendo='sendo' c='c' e='e' certo='certo' monjjarez='monjjarez' presente='presente' dieregufingos-='dieregufingos-' apesar='apesar' o='o' pesente='pesente' p='p' estar='estar' effacti-yanoente='effacti-yanoente' da='da' daqixeha='daqixeha' quanto='quanto' apu-dós='apu-dós'>

mesmo tbeor , que remetteo á Secretaria cTEstado dos Negócios cio Reino, a quçil pelo mesrow Ministério foi enviada ao AdrDinisfFador Geral do Dis-tricto d'Evora, para a fa?er apresentar na .Junta da Cabeça do Circulq : requeiro que com a maior urgência se peça ao Governo.

l.? Que dê as suas ordens para que quanto antes seja enviada a esta Camará aquella acia.

Q.° Que com a possível brevidade renaetta a esta Cauiara unia cópia exact»

Continuando disse:-—-Eu pedia que este requerimento fosse mandado hoje mesmo ao Governo, para poder expedir as suas ordens amanhã.

O Sr. Aguiar: -r-Ouvi faltar a respeito da aeta de Monsaraz;.e' preciso notar que são duas, uma do primeiro escrutínio, outra do segunde ; a do segundo appareceo; eu e os meus companheiros na Commissão examinámos os papeis com todo o cuidado, e não podemos achal-a , ínas hoaíem sendo examinados pelo Sr. José Estevão appííreceo a acta. Com tudo devo declarar á Catnara , por parte da Comtnissào, que e!la muito se lisongeia de que a acta lenha apparecido supposto que sem dependência deila a Commissão havia de sustentar o seu parecer, porém depois que ella appareceo, e avista delia cessão todos os eaeruplos que qualquer Deputado possa ter.

Q Sr. José Estevão:-—Eu entendo que a aparição dos papeis, relativamente á prirípdra eleição , &ão de absoluta necessidade, depois que apparece» es da segunda, por isso que eu tenho na mi» gaveta o recenseamento originar dessa fregti.e» zia, por onde consta que no primeiro-escfu.tinio houveram 100 votos menos que no segundo; e aia* da que os recenseamentos se podem fazer em toda a occasião , duvido que se possua fazer entre o. primeiro e o segundo escrutiaio. Eu hei de exigir esses papeis, e hei de confronta-los, e ver que votos houve no primeiro, e no segundo escrutínio; o negocio e' importante, e inílue sobre as pes&o.as, que terão de tomar assento, pessoas que aliás eu respeito. POÍ tanto uno os meus votos aos do Sr. Ávila, exigindo que se peçam esses esclarecimentos.

O Sr. Aguiar:—^Este logar nã.o e' o çompetent te para discutir o parecer , nem pára fallar a rés.-* peito delle; mas como pôde deixar impressão o que se acaba de dizer, digo que se o Sr-. Deputado está habilitado, se e 1.1 e tem na sua gaveta o rei censeameato original (o qde não deixa de s.er original} para mostrar que houve 100 votos de mais, eu estou habilitado para lhe mostrar o contpario.

Sendo julgado urgente o requerimento do Sr-* Ávila••, foi' logo em seguida approvado.