O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(7)
protesto, protesto que foi apresentado com toda a oiithenticidr.de; e se acaso cllcs não vieram á Mesa, e não foram rcmeltidos á Commissão, para lhe serem presentes na occasião de ella dar o seu Parecer, desejava sabe-lo, porque só nesse caso eu largaria da minha mão os papeis originaes, que aqui tenho. Peço a V. Ex." que me conserve a palavra para depois de ouvir o illuslre Relator.
O Sr. Lacerda:— Direi só duas palavras em resposta ao i11 ustre Deputado. Não se tracta por ora, creio eu, de julgar da authenlicidade, ou da legalidade com que foi. apresentado o papel, a que se refere o illuslre Deputado. Juntos com os papeis da eleição de S. Miguel achavam-se aquelles a que se refere o illusir<_ apparecessem='apparecessem' que='que' de='de' casa='casa' daquelles='daquelles' impresso='impresso' membros='membros' mais='mais' merecimento='merecimento' desta='desta' houve='houve' documentos='documentos' se='se' por='por' occasião='occasião' acham.='acham.' era='era' nem='nem' um='um' cuidado='cuidado' papel='papel' a='a' distribuir='distribuir' os='os' preciso='preciso' e='e' ou='ou' alii='alii' deputado='deputado' explicará='explicará' validade='validade' o='o' competente.br='competente.br' sobre='sobre' na='na' authenlicidade='authenlicidade' lá='lá' commissão='commissão' dnquslles='dnquslles' copia='copia' todos='todos' porque='porque'> O Sr. Almeida Garrett:—Em vista da resposta do Sr. Relalor da Commissão, que é correcta, mas nâo tão.explicita como eu tinha obrigação de desejar, mandarei para a Mesa os papeis que tenho na1, minha.mão, que são o protesto original da maioria dos. eleitores daquclla Província, acompanhado de diversos documentos, sobre os quaes não farei reflexão alguma agora; mas desde já os tenho a recomendar á protecção de V. Ex.a, porque, segundo
referem os mesmos.eleitores no seu protesto, fizeram-se as mais ailas diligencias para lhe serem extorquidos alguns desles documentos: seguro porém na protecção de V. Ex.* e da Mesa, eu mando-os nesta bôa fe.
O Sr. Pretidcnte: — Seria bom que o Sr. Deputado tomasse uma nota de lodos os documentos entregues á Mesa, para que os possa exigir, c eu possa conserva-los na minha mão, ou qualquer dos Srs. Deputados.
O Sr. Almeida. Garrett: — Depois das palavras que acabei de proferir, de que lenho confiança plena na Mesa e inútil essa precaução. . i
O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado lerá a bondade de. tirar uma nota. sobre o numero dos documentos.
O Sr. Aguiar: — Pedi a palavra para fazer um Requerimento, que sempre se fez neslas circuinstan-cias, e é — que os processos eleiloraes estejam patentes estes tres dias para serem examinados, . O Sr. Presidente:—Já estão patentes. (Breve pausa) Não pede ninguém a palavra.... A Sessão amanhã é á um hora da tarde. A ordem do dia e a apresentação dos novos Pareceres de Commissões, que trouxerem os illuslrcs Relatores das mesmas. Está levantada a Sessão. — Eram duas horas meno3 um quarto. .
O Redactor.