O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

205

cessario que a Junta resolva, se esta eleição se ha de fazer n'nma só lista, ou em duas; de tudo (isto ha precedentes nesta Camará. A Junta decidirá se se lia de proceder primeiro á eleição dos Secretários, e depois ú. dos Vice-Secretarios, ou se ha de ser da mesma maneira que se decidiu para Presidente e Vice-Presidenle, incluindo 4 nomes em cada lista, ficando Secretários os que obtiverem maior numero de votos, e os outros 2 menos votudos Vice-Secretarios ; já disse de qualquer dos modos ha exemplo na Camará.

O Sr. Moreira Maia:—Parece-me que é mais conforme com os princípios de liberdade, que se faça primeiro a eleição de Secretários, e se passe depois á de Vice-Secretarios; por consequência' proponho que a eleição se faça por duas vezes, primeiro a eleição de Secretários, e depois destes eleitos se passe á dos Vice-Secrelarioi (Apoiados).

*4 Junta resolveu proceder á eleição dos Secretários, e Fice-Sccretarios, feita em votações separadas.

Procedeu-se á eleição de Secretários, c tendo entrado na Urna 82 listas, saíram eleitos ^om a maioria a b spluta O Sr. Custodio Uebello de Carvalho com. ; 67 volos.

Não tendo iimis nenhum Sr. Deputado obtido •maioria absoluta, procedeu-se a segundo escrutínio j c tendo entrado na Urna 85 listas, das quacs se inu-tilisaram 11 por estarem em branco, saiu eleito com a maioria absoluta O Sr. António Cardoso Avelino com..... 49 votos.

Seguiu-se a eleição dos f ice-Secretario s j e tendo entrado na Urna 85 listas, saíram eleitos com a maioria absoluta Os Srs. António Pinheiro da Fonseca O/orio

com........................ 66 votos

Conde da.Ponte (D. João)....... 61 »

O Sr. Presidente:—Vai dar-se conta á Assern-blea de um Offieio, que acaba de ser recebido do Ministério do Reino.

O Sr. Secretario Avelino leu.

UM OFFICIO.—• Do Ministério do Reino acompanhando o seguinte

. DKCK.F.TO.—- Hei por bem, em virtude do artigo vigessimo primeiro da Carta Constitucional" da Mo-narchia, Nomear sobre a Proposta da Camará dos Senhores Deputados da Nação Porlugueza, a .lulio domes da Silva Sanch|js, do Meu Conselho, Ministro e Secretario d'l£stado Honorário paru Presidente, e a José Ignacio Pereira Derramado para Vicc-Pre-sidenle da mesma Camará.

Paço das Necessidades, em dezesete de Janeiro de mil oitocentos cincoenta e dois. = UAIN11A. = Rodrigo tia Fonseca M

O Sr. Presidente:— Em virtude da Carla, e pela i; o mearão do Presidente, e Vice-.Presidente, estão conclui*Ias as funcções da Mesa Provisória, e acha-se esta. dissolvida.

Convido o Sr. Presidente c os Srs. Secretários a virem tomar os seus Ioga rés.

O Sr. Júlio Gomes da Silva Sanches occnpou a Cadeira da Presidência j o Sr Custodio Rcbcllo de Carntilli.o a de 1." Secretario • 'e o Sr. António Cardoso Avelino a de 3.° Secretario.

O Sr. Presidente : — Senhores: — Bem longe es-la\a eu de pretender á distincla honra que, pelos votos da Camará, e pela Kegia nomeação de Sua Magestade-A Rainha, me foi conferida. Para lama V,-,,... l.'_J.lN!-iuo—1002.

nhã elevação nem me achava com força?, ncrn me considerava assaz habilitado.

Mais profundo é pois o reconhecimento pela vota-cão, com que a Camará se dignou de honrar-me, e mais forte a obrigação de procurar cumprir exactamente os importantes deveres, que a Presidência me impõe.

No desempenho delles posso já prometler, e asseguro a mais slriclá imparcialidade para todos os lados da Camará, .como para rada um dos Senhores Deputados ( POKCS . —Muito burn, muito bem — Apoiados).

Mas poderei eu dirigir os trabalhos com a devida regularidade, manter inalteravelmente a ordem nas discussões, e fazer com que nellas reine sempre aquella gravidade, que mais acredita, e torna respeitáveis as Assembleas Legislativas, poderei eu conseguir tudo isto sem a benevolência, ajuda e concurso da Camará l

Senhores, da resolução em que estive, de solicitar a minha escusa, e depois de muita hesitação, passei a adoptar a de vir oceupar este logar pela consideração, além de outras não menos ponderosas, de que nunca me faltaria aquelle tão indispensável concurso (Apoiados).

Para merece-lo farei quanto em mim couber. Confio, que a Camará o não recusará ao seu Eleito, porque assim mais promptarnente poderemos resolver os assumptos de que tivermos a occupar-nos, e com mais gloria para nós, e com mais proveito para o Pai/, que muito necessita, que dediquemos todo o nosso tempo aos melhoramentos, e medidas de que elle carece. (Apoiados — Muito bem).

Agora cumpre nos passar ao Juramento.

Collocados os Sanctos Evangelhos em uma mesa, situada rio plano da Sala, dianle da Mesa do Presidente, ahi prestaram juramento, pela sua ordem, o Sr. Presidente, e f^ice-Presidente, e seguidamedtc os demais Senhores, cujos diploma* já estavam appro-vado*, e que são os seguintes.

Srs. Adrião Aeaeio da Silveira Pinto, Agostinho Albano da Silveira Pinto, Anselmo José Braamcamp, António Aluizio Jervis de Alouguía, António de Azevedo Mello e Carvalho, António Cardozo Avelino, António Corrêa Caldeira, António Fernandes da Silva • Campos e Mello, António Joaquim Barjona, Anto-nir> Joaquim Duarte d (í Campos, António José d1 A vila, António José Coelho Lousada, António Luiz do Soa-bra, António da Luz Pilla, António Maria llibeiro da Costa Iloltiernan, António Pereira da Silva Souza Menezes, António Pinheiro da Fonseca Osório, António Rodrigues de Sampaio, António Saraiva de Carvalho, António Sarmento Teixeira Saavedra, António Vaz da Fonseca c Mello, António Xavier Rodrigues Cordeiro, Aristules Ribeiro de Ahranehes Cas-te.llo Branco, Baião de Almeirim, Baião de Palrne, Bispo Eleito de Malaca, Caetano da Silva Amaral, Carlos Felizardo da Fonseca Moniz, Carlos Marques Baptista, Conde da Ponte (D. João) Conde de Se-modães (.Francisco) Conde de Villa lieal (D. Fernando) Custodio Rebello de Carvalho, Custodio Manoel Gomes, Domingos Martins da Costa, Estevão Jeremias Mascarenhas, Francisco Gomes de Carvalho, Francisco José Alves Vicente, Francisco Maria de Carvalho, Francisco de Paula Aguiar Oltolini, Frederico Guilherme da Silva Pereira, João Anto-nio Lobo de Moura, João da Costa Carvalho, João