O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 6 )
formação do respectivo commandanle, um otTicial de artilheria, que estava servindo na Guarda Municipal, que recebeu ordem de partir para Amarante com o contingente que se julgou necessário. As instrucções que recebeu, foram, que occupasse Amarante, que, se fosse ameaçado de alguma guerrilha, o cotn-municasse ao mesmo tempo para Guimarães, onde se achava a columna do Tenente Coronel Moniz, - o para o Porto ; que, quando não podesse retirar, se fizesse forte no convento, aonde poderia esperar providencias sem perigo de ser obrigado a render-se, vista a proximidade das forças. . í
Todos os militares entendidos tinham dicto, que para esse caso accidental era possivel sustentar-se a força por tres e mais dias, e nesse senlido não esqueceu fazer acompanhar aquelle contingente das munições suficientes nos necessários transportes.
Tinha-se declarado, como disse, que tres,ou mais dias podia suslentar-se a força dentro do convento contra as guerrilhas sem grandes esforços, e eu pes soalmenle fazendo chamar aquelle official á minha presença, e dianle do seu próprio Commandanle disse que para esse caso não precisava mais de 24 horas, vistas as providencias, que linha adoptado.
Mas não obslanle tanlus precauções, qué é o que succedeu ? , ' ..
Eu voil referir á Camara com o maior sentimento. No dia 7 de maio aquelle official tinha recebido noticia, de que na Ovelhinha se principiava a mover a guerrilha: ern vez de lomar as providencias necessárias, conlenlou-se em fazer uma obscura com-inunicação ao Tenente Coronel Moniz. Eu recebi a noticiaj mas por outra via, e quando aquelle official tudo devia esperar das providencias, para soccor-rel-o i ein menos de oito horas linha entregado as armas sem o menor signal de resistência, sem o menor esforço para cumprir com aquillo que se lhe tinha determinado 1 Assim o Tenente Coronel Moniz linha voado em soccorro da tropa, que julgava firme em Amarante, e muito antes do tempo que se- tinha prescriplo para soccorro, mas ao chegar á Lixa soube a noticia de que as armas das tropas da Rainha, e as suas munições, estavam já no poder das guerrilhas. ' ¦
Eu vou ler a communicação, que aquelle official •fez para o Tenente Coronel Moniz, e officio que este bravo official me expediu dando parle daquelle desgraçado successo, e a Camara soffrerá como eu o mesmo senlimenlo de dôr! (Leu.)
•EU não devo passar adiante sem prestar nesle logar um leslimunho sincero nos sentimentos de fidelidade da maior parle dos soldados, e officiaes inferiores, que formavam aquelle contingente. Segundo as informações que se receberam, todos elles viram com indisivel indignaçãoa-ordem para entregar suas armas- e patronas ao. chefe'da guerrilha, .o-o' seu comportamento posterior o comprovou cabalmente. . ¦ Aquelle comportamento encheu de indignação a toda a Cidade do Porto, mas não desanimou os amigos da ordem e da liberdade, e menos os valentes militares, que combatiam por estes sagra.los objectos que no dia 12 de Maio fizeram pagar á guerrilha cara a sua ousadia, por isso que nos campos de Villa Meã foi esta completamente derrotada pela columna do Tenente Coronel Moniz, o qual ao mesmo tempo libertou lodo o contingente da Guarda Municipal que o commandante da guerrilha conservou sempre SkssÀo -N.° 18.
com guarda á vista pela certeza dos seus fieis sentimentos.
Assim restabelecida de novo a força moral da Auctoridade iam continuar as Operações para o fim da revolta como já indiquei; quando a noticia dos suc-ce.-sos de Traz-os-Monles chegada a Braga exaltou de novo o espirito das guerrilhas que existiam ainda como disse no Districto de Braga, poz ern agitação o espirito de muitos officiaes militares, e veio assim dar- um novo aspecto á contenda que se agitava na-quella-provincia.
• Ald alli a vontade conlra os revoltosos era uma e a' mesma, até alli não havia a menor divergência n'um só- dos officiaes militares, alé alli Iodas as povoações desde o Porto até Coimbra estavam livres do contagio — até alli nâo se faziam reflexões ás ordens dos superiores, alé alli o serviço mais forte não era pretexto pura doença, mas depois do dia 13 de M aio appareceram todos esses desgraçados fenómenos. Era o effeito necessário do caminho que se linha adoptado em Traz-os-Montes, de cerlo na melhor, boa fé, acredito que com as mais patrióticas intenções, mas com grave erro para ac.iusa publica, e para a causa da Rainha e Carla. (Apoiados)
Eu vou ler, Sr. Presidenle. dous documenlos importantes, um do General que então servia na 4.* Divisão, o outro do Commandanle Geral das Operações do Minho, os quaes dizem mais, do que ludo que eu podia dizer a similhanle respeito. (Leu) - Desde esse momeulo eu seria silminamcnle culpado, se revestido corno me ach.lva da confiança da Soberana eu deixasse de considerar a questão debaixo de outro aspecto que no seu começo. - O conhecimento dos acontecimentos de Traz-os-Monles tinha irifluido em Aveiro, Coimbra, e Vizeu, o vi visivelmente o perigo de oppôr milhares contra'militares, em virtude do erro que se linha commetlido, e eu não devia dar occasião a uma desgraça tão faial para a causa da Rainha. Qual era pois o expediente a adoptar e seguir? lleconcenlrar, como mandei fazer, Iodas as tropas no Porto, sem dar publicidade ao que tristemente se passava em Traz-os-Monles e Braga. A concentração das forças linha além da referida, uma outra vantagem, a de conservar em Ioda a pureza o espi rito e lealdade dalropi. No dia 14 para 15 de Maio estavam reunidos denlro dos muros da Cidade Invicta, os Regimentos 2. fi, e 16 de In-fuuleriu, Regimento 3 de Artilheria, o Corpo da Guarda Municipal, um destacamento da Cavallaria Transmontano, que acompanhava a Divisão do bravo Coronel Moniz, e que na acção de Villa Meã linha feito relevantes serviços, alem de alguns pequenos Corpos de Voluntários que igualmente naquella Cidade se achavam nrganisados, e segundo aquelle meu propósito, eu fiz prevenir um dislinclo Cavalheiro daquella Cidade para piri ir no vapor em di-lecçãoa esta Côrle,- com o fim de dar ao Governo da Rainha- a maisicalwl informação sobre lodos estes successos, com a minha opinião do caminho u seguir.