O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O Sr. Presidente: - É assim que eu costumo fazer. Vou consultar a Camara e faço uma proposta para ir á commissão.

O Sr. João de Menezes: - V. Exa. dá-me licença?

O Sr. Presidente: - Não posso abrir uma inscrição especial; portanto não posso dar a palavra a V. Exa.

O Sr. João de Menezes: - Como V. Exa. annunciou que ia revogar esta disposição...

O Sr. Presidente: - Consulto a Camara sobre se deve ser dada a palavra ao Sr. Affonso Costa, para tratar do telegramma que recebeu acêrca do tratado com o Transvaal.

Consultada a Camara, foi rejeitado.

Vozes da esquerda: - Peço a contagem! Contagem!

Procede-se á contagem.

O Sr. Presidente: - Rejeitaram 67 Srs. Deputados e approvaram 43. Não posso, pois, dar a palavra ao Sr. Affonso Costa.

Agora,- vou formular uma proposta para mandar á commissão do regimento, para se poder interpretar este diploma neste ponto, a ver se devo ou não consultar a Camara, por votação nominal, para os negocios urgentes. De hoje em deante, emquanto a commissão não der o seu parecer, não terei duvida em consultar a Camara; nestes casos, para votação nominal.

(Pausa).

O requerimento do Sr. Affonso Costa é para perguntar ao Sr. Ministro da Marinha se sim ou não S. Exa. já recebeu o texto do tratado.

Vou pô-lo á votação da Camara.

O Sr. João de Menezes (sobre, o modo de votar): - Manda para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro votação nominal sobre o requerimento do Sr. Deputado Affonso Costa. = João de Menezes.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados que entendem que, sobre, o assunto urgente pedido pelo Sr. Affonso Costa, deve haver votação nominal, tenham a bondade de se levantar.

Peço aos Srs. Deputados o favor de se conservarem de pé.

Fez-se a contagem.

O Sr. Presidente: - Rejeitaram a votação nominal 61 Srs. Deputados e approvaram 41. Mas como 41 votos, é mais de um terço dos Deputados presentes, nos termos do regimento vae fazer-se a votação nominal.

Os Srs. Deputados que approvam dizem "approvo" os que rejeitarem dizem "rejeito".

Procede-se á chamada.

Disseram approvo os Srs.: Affonso Augusto da Costa, Alexandre Braga, Alfredo Mendes de Magalhães Ramalho, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Antonio Centeno, Antonio José de Almeida, Antonio Macedo Ramalho Ortigão, Antonio Rodrigues Ribeiro, Antonio Sergio da Silva e Castro, Antonio Zeferino Candido da Piedade, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Mangualde, Eduardo Frederico Schwalbach Lucci, Emygdio Lino da Silva Junior, Ernesto Jardim de Vilhena, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique de Mello Archer da Silva, João Carlos de Mello Barreto, João Correia Botelho Castello Branco, João Duarte de Menezes, João Pinto Rodrigues, dos Santos, João de Sousa Tavares, José Augusto Moreira de Almeida, José Caeiro da Mata, José Estevam de Vasconcellos, José Francisco Teixeira de Azevedo, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Jeronymo Rodrigues Monteiro, José Joaquim do Sousa Cavalheiro, José Malheiro Reymão, José Maria Joaquim Tavares, José Maria de Moura Barata Feio Terenas, José Maria de Queiroz Velloso, José Ribeiro da Cunha, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Manuel de Brito Camacho, Manuel Joaquim Fratel, Matheus Augusto Ribeiro de Sampaio, Miguel Augusto Bombarda e Vicente de Moura Coutinho de Almeida d'Eça.

Disseram rejeito os Srs.: Abel de Matos Abreu, Alexandre Correia Telles de Araujo e Albuquerque, Alfredo Carlos Lê Cocq, Alfredo Pereira, Amadeu de Magalhães Infante de La Cerda, Antonio de Almeida Pinto da Motta, Antonio Alves Oliveira Guimarães, Antonio Duarte Ramada Curto, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio José Garcia Guerreiro, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Osorio Sarmento de Figueiredo, Antonio Rodrigues Nogueira, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Aurelio Pinto Tavares Osorio Castello Branco, Carlos Augusto Ferreira, Christiano José de Senna Barcellos, Conde da Arrochella, Conde de Paçô-Vieira, Conde de Penha Garcia, Diogo Domingues Peres, Eduardo Valerio Augusto Villaça, Ernesto Julio de Carvalho e Vasconcellos, Francisco Miranda da Costa Lobo, Francisco Xavier Correia Mendes, Henrique de Carvalho Nunes da Silva Anachoreta, João Augusto Pereira, João do Canto e Castro Silva Antunes, João Henrique Ulrich, João Ignacio de Araujo Lima, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Sousa Calvet de Magalhães, Joaquim Heliodoro da Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Mattoso da Camara, José de Ascensão Guimarães, José Bento da Rocha e Mello, José Cabral Correia do Amaral, José Coelho da Motta Prego, José Joaquim da Silva Amado, José Maria Cordeiro de Sousa, José Maria de Oliveira Simões, José Mathias Nunes, José Osorio da Gama e Castro, José Paulo Monteiro Cancella, Luis Vaz de Carvalho Crespo, Manuel Affonso da Silva Espregueira, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Telles de Vasconcellos, Roberto da Cunha Baptista, Rodrigo Affonso Pequito, Sabino Maria Teixeira Coelho, Thomaz de Almeida Manuel de Vilhena. (D.), Visconde de Coruche, Visconde de Ollivã, Visconde de Villa Moura, Antonio Augusto Pereira Cardoso, João José Sinel de Cordes e José Joaquim Mendes Leal.

O Sr. Presidente: - Disseram rejeito 59 Srs. Deputados e approvo 42.

Está rejeitada a urgencia.

Vão lêr-se os nomes dos Srs. Deputados que rejeitaram.

(Leu-se).

O Sr. Brito Camacho: - Peço a palavra para invocação do regimento. Tive occasião de verificar que alguns Srs. Deputados, que estavam na sala, não votaram o que é contra o artigo 140.° do regimento, que diz expressamente "que nenhum Deputado que esteja na sala pode deixar de votar". (Apoiados).

O Sr. Presidente: - Tenho que dizer ao Sr. Brito Camacho que não contesto o facto, mas o que é verdade é que nem eu, nem os Srs. secretarios demos por isso. Pareceu-me que todos tinham votado.

Em todo caso, diga-me S. Exa. os nomes dos Srs. Deputados que não votaram.