O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 225 )

pôde dizer, sem injustiça, que todas as Administrações têem deixado de tomar as mais enérgicas providencias para fazer desapparecer esse estado.

Voto todavia pelo requerimento, e muito, desejaria , que tão lamentável estado desapparecesse por uma vez. ,

O Sr. Sá Nogueira: —Não foi minha intenção jèensurar Administração alguma ; mas o facto é verdadeiro; e e' sempre.uma injustiça que os empregados daquelle Districto estejam mais atrasados que os outros. ; . . ^

, O Sr. João Elias:—;Nos últimos dias da Sessão passada deu-se para Ordem do Dia o projecto N.° .111, queconie'rh matéria importantíssima, altamente reclamada pela necessidade dos povos; ver'sa sobre o augmento do numero dos Tabelliães. O projecto é tão necessário, como simples; mas tendo sido dado para Ordern do Dia, sempre invólvido com outros demais interesse, nunca poude chegar a discutir-se. Rogo pois a.V. Ex.aque o queira dar para discussão amanhã ou depois; porque, repito, e' da maior necessidade para os povos, que carecem; dê um numero maior de Tabelliães.

O Sr. A. Carlos: — Sr. Presidente ,, como Secretario da Comrnissão de Poderes, declaro que ha quatro dias me foram, entregues^*álguns papeis sobre as eleições de Deputados^br Angola ; mas não vêem entre elles as acta^^ nem constam os nomes dos que foram eleitos, nem se tem apresentado ninguém que o tenha sido. Faço esta declaração, porque, estando os papeis, na minha rnão, podia entender-se,,se a não fizesse, que pertendia demoli

que desta Camará se lhe fez, remetteu estes papeis somente r não sei se ha mais alguns.

O Sr. Theodorico José d? Abranches : — Movido pelo interesse de que tomassem assento os Deputados eleitos por aquelíe Districto, e sabendo que existiam no Ministério da.Marinha papeis sobre aquella eleição, pedi que fossem reniettidòs a esta Camará; mas, como não existem rnais, não pôde preencher-se o meu fim.

O Sr. José Estevão: •— Consta-me que existem as actas dessa eleição na repartição competente;, naturalmente chegaram depois do Governo fazer essa participação. Por consequcnci, peço a V. Ex.* que officie á repartição competente^ requisitando essas actas ( —r- O Sr. Presidente: -^ Já *« pediram. — ) O Orador: — Perdoe-nre V. Ex.a; requisitaram-se esses papeis; mas depois disso, consta-me que vieram as Actas; e então nada mais fácil do

Neste sentido mando para á Mesa o seguinte ; Requerimento: — Requeiro que se peção ao Go-~ verno a& actas da eleição d' A.ngol&-r-José Estevão —— Foi julgado urgente e approvado.

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para amanhã é a ultima redacção do Projecto de Lei dos Foraes ; e os projectos N.° 65, 115, 158 e 111 : no Sabbado será a Ordem do Dia o projecto N.° 125,-e o que restar dos outros. A Camará vai dividir-se em Comtnisffões. Está levantada a Sessão. — Era uma h® r a da í ar dê.

N.° 24

Sessão te 31

Presidência do Sr. Guilherme Henriques.

Abertura — Depois do meio dia. , -.-.->. :

Chamada — Presentes 81 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. Costa Cabral, frieira de Castro, Motta Pimentel, Barão de JVoron/ia, Corrêa de Sá, f'"eiga, Carvalho e Mello , Sousa Guedes, Dias d'Azevedo, Q,UKÍroga, Garre/ff, «/. G. de Pina Caòrat^ Luna, fredertco Cromes , Celestino (Joaquim) felio%o da Crua, Borges Peixoto , Ferreira dê-Castro, Henriques Ferreira , Silva Pereira, Xavier d1 dranjo, Pinto Soares, Mou-zinho da Silveira, Santos Cr^uz ,-Pimentfr, Colmiei-ro, Ferreira Cabral, Patriarcha eleito,. Fonseca Jfflagalhâes,, e Xavier Botelho. ;

Acla — Approvada'sern discussão.

O Sr. Derramado: — Eu faltei hohtem.á Sessão por motivo de moléstia.—A Camará ficou intei* rada. . ,; ,: .:

Expediente-—Teve o seguinte destioo. ; .

Ministério da Marinha e Ultramar.—^m Orneio enviando os Pareceres , que acerca dos negócios de Macau se obtiveram do Conselheiro Joâ^Filippe Pires da Costa, ex-Ouvidor de Macau, e do juiz da Relação de Goa José' Máximo de Castro Neto Leite e Vasconcellos, satiafa/.endo assim á indicação do Joaquim Pedro Celestino, approvada em Sessão de ^5 do.corrente. — Para a Secretaria. .-. • .

Ministério da Fazenda. — Um

do, em resposta ao Orneio de 29udo'"corrente , que em 17 do corrente já tinha a Camará sido informada por aquella,Repartiçâo sobre a pértençâo da Gamara Municipal da Covilhã, em que sollicita uma parte da cerca dó extincto Convento de S. Francisco da-quellá Villa, para estabelecer um Cemitério. — A* Commissdo de Fazenda, s :

Representações.-—Uma da Gamara Afunicípal cfe Torres Vedras, em que pede se mande pôr em observação/no Districto Administrativo de Lisboa o Decreto de 19 de Setembro de~l836 sobre a criação dos Expostos. — A' Comrnissão d' Administração Publica.. :•.:• ' . /

Outra dos Habitantes do Concelho da \7ill'a de' Cedovim sobre divisão de território.*—?A* Commis&ão d1 Estatística, .