O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 261 )

••O~Sr. Gorjâo Henriques:—Bem, então peço a V. Ex.a que me dê a palavra sobre a matéria, fa-jzendo restringir os Oradores á ordern como eu fiz.

O Sr. Passos (Manoel): — Sr. Presidente, o Sr. Deputado Aguiar fez uni requerimento ; eu pedia a V. Ex.a que o convidasse a manda-lo por escripto para a Mesa , porque diz-se que houve uma occurrencia , e eu não me lembro que na Acta que ha .pouco se leu e approvou, se fizesse delia menção. Peço a V. Ex.a mande ler a Acta, e convide o Sr. Deputado para mandar o requerimento para a JVlesa.

O Sr. Vice-Presidente: — A Acta está approva-da, e posso informar que nella não se nota occur-yencia alguma. '

O Sr. Aguiar: — Eu não tenho que mandar o meu requerimento para a Mesa, porque havendo uma votação da Gamara para que se tracte deste objecto, o requerimento já não é meu, mas sim da Camará.

O Sr. Ferreira Lima: — Eu informo a Camará, como Secretario, que durante o tempo da Sessão, não houve a occurrencia de que se tracta, e por isso a Acta nada diz a este respeito.

O Sr. f^ice-Presidente:— Eu vou consultar a Camará se a indicação verbal do Sr. Aguiar dev'e, como propõe o Sr. Passos, ser reduzida a escripto.

O Sr.Scabra:—A proposta do Sr. Aguiar já foi decidida, logo não ha necessidade de a mandar por escripto, porque ella está votada.

O Sr. Presidente.- —Eu propuz á decisão da Camará se se devia tractar deste objecto antes de outra qualquer cousa; mas ainda não está decidido se o Sr. Aguiar ha de ser convidado a apresentar por escripto a sua proposta.

O Sr. Passos (Manoel) : — Sr. Presidente, o Sr. Deputado fez um requerimento; nós queremos saber o que é esse requerimento; as palavras vão-se, os escriptòs ficam : o Sr. Deputado pelo Regimento e obrigado a precisar" as suas idéas e a fazer uma proposta directa á Camará ; o Sr. Deputado disse que 'se tinha passado uma occurrencia desagradável e infame na Camará; a Acta não diz que tal occurrencia tivesse tido logar ; a Acta foi approvada pela Camará, e o Sr. Deputado na occasiâo em que ella se leu, não lhe fez reflexão alguma^ e então é preciso que saibamos qual foi essa occurrencia.

O Sr. M. A* de Vasconcellos: — O Regimenta determina, que todas as propostas sejam mandadas por eacripto para á Mesa, porque só assim pôde haver objecto de votação, o Sr. Deputado fez um requerimento, pedindo á Camará que se occu-passe de uma occurrencia, que tinha havido na Sessão de honlem, e a Camará votou que se occuparia' dessa occurreucia, mas nós ofticíalmente não sabemos que occurrencia e'; e para precisar os termos da discussão, e para depois precisar os termos da votação e necessário que o requerimento do Sr. Deputado, ou a exposição dessa occurrencia, vá para a Mesa por escripto, e depois vamos a tractar desse objecto, mas corn dignidade, e decência, e não com termos já tão estripitosos corno logo rio principio appareceram , que esses hão de ser e>.ti-grnarisados alta e poderosamente, porque, quem quer retirar uma offensa , não ha de fazer outra.

O Sr. Gorjâo Henriques;-—Sr. Presidente, VoL I/. — 1840.

tractémos de -evadir a questão; muito embora disses. se o Sr. Deputado que primeiro fallou.

O Sr. Ferreri—Sr. Presidente, eu tinha pedido a palavra antes que o Sr. Vaáconcellos.....

O Sr. Pice-Presidente; — Pôde ser que faltasse á imparcialidade devida a este logar; mas podem os Srs. Deputados estar certos que se eu a ella faltar, é porque o não entendo assim: (apoiados) o Sr. Fer-rer está ingcriptò depois do Sr. Gorjâo.....

O Sr. Ferrer: —Eu confio muito na boa fé' de V. Ex. % rnas o que é verdade é que, quando o Sr. Passos (Manoel) pediu a palavra sobre a ordem, a pedi eu igualmente; e que V. Ex.a não me ouviu..., .

O Sr. Gorjâo: — Como eu dizia, muito embora o Sr. Deputado que apresentou o requerimento, dissesse por engano que tinha occorrido um incidente desagradável na Sessão; embora o dissesse; entretanto a sua mente foi que se tomasse conhecimento de um facto praticado na Camará. Depois disso roguei eu que se lesse, e effectivamente se leu o officio do Sr. Presidente. Agora já temos conhecimento do facto, e uma espécie de corpo de delicio ( Faies do lado esquerdo.-—Qual facto?) "Um facto que se passou nesta Camará, e que, segundo a participação que se acabou de ler, se infere devidamente que o facto e relativo ao Sr. Presidente, e a esta Camará; Í8lo não sé pôde duvidar, pois é evidente que não se recusaria o Sr. Presidente a vir occupar a Presidência da Camará por um facto desagradável acontecido na Camará, se esse facto não dissesse respeito, e não fosse oífensivo da mesma Presidência (Apoiados); e se as qualidades cívicas, que apresenta o Sr. G u Iherme Henriques de Carvalho, o cidadão virtuoso, e ecclesiastico exemplar, indusirarn seu génio pacifico a relevar a oíiensa pessoal, para desafronta da qual entendo que lhe sobra valor, entendo que elle traz á Camará não essa offensa particular, más a que é feita ao P residente exemplar ( Apoiados) membro tnais culminante da Representação Nacional , e por tanto a mesma Nação offendida com tal- procedimento (Apoiados); sendo innegavel que o facto aconteceu em consequência d'actos praticados por S- Ex.a, quando funccionava seu cargo e ainda dentro desta Camará (O Sr. Passos ( Manoel) — Nós não sabemos do facto.) Quando V". Ex.a me der a palavra sobre a matéria, eu o expenderei, como o conheço (Fozes do lado esquerda — Bem ; bem).

O Sr. Aguiar: — Como os Srs. Deputad s querem o requerimento por escripto, ahi 'M. N

55 Requeiro que ss tracte antes de tuoo da occur-55 rencia, que hoiHetn teve logar nesta Casa contra , 55 o Sr. Presidente da Camará, e a que se refere o 55 seu oíficio.5? Se eu disse que o facto teve logar durante a Sessão, ou me expliquei de modo que podes-se ser a.àsiu>-entendido,"^ ao me expliquei bem; roas parece-ine que fallei d'um acontecimento, que se passou no fim da Sessão nesta Casa, e a minha mente era pelo menos esta. Eu ouvi ainda dizer ao Sr. Presidente que a Sessão estava levantada; aqueíla occorrencia foi posterior, e não a presenciei.