O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

E então não Havíamos nós acceitar a offerta ?... Tendo todos estes exemplos, só porque o Sr. Deputado diz que é cedo, e havíamos de deixar sobrecarregar o horisotitedo Paizcotn uma contribuição, com que elle não podia ; despresando assim ucna ofterla, que sabe Deos se tornaria a haver outra; e o Governo tiavia de fechar os olhos sobre isto e deitar-se a dormir i... Não podia ser. ( f^ozes: — Muito bem).

Sr. Presidente, immediatamente esteja a conversão completa, enlâo pôde o Governo resistir á vontade, porque já não ha deshonra, e já se não pôde dizer aquillo que me disse a mini Ro/schild, quando lhe propuz a reducção do dividendo, em cuja occasião me pediu três dias para reflectir, e depois diase-me «t Eu tinha todo o desejo de ser útil á Na-« cão Portugueza, porque vejo que ella quer cami-u nhar para a prosperidade futura; mas lá está um u triste documento da sua falta de pontualidade, «que é o systema, e a nódoa que lhe calfiu pela «suspensão do dividendo na escala ascendente, e «4 em quanto houver aquelle monumento, nem eu, K nem nenhum banqueiro pôde fazer operação ai-«guina com a Nação Porlugueza. j? Esle é mais nrn motivo para fazer acabar com aquclla escala, sem o que não e possível fazer transacção alguma em praça nenhuma da Europa.

Mas, Sr. Presidente, eu não quero analisar as razões, porque os bondst são pagos ou em parte, ou todos, ou por sorteamento ; a razão e o direito que está coinmeltido nos mesmos bonds. Eu não quero entrar nisso, erefiro-me ao que muito bem disse o Sr. Agostinho Albano, que esse líegocio poderia suscitar reclamações, nasquaes a diplomacia havia de interferir; porque e' incontestável o direito, que tem de receber, os possuidores das apólices; todavia é preciso considerar que haviam vinte e dois por cento de juros não pagos, e então eu não sei, se esses vinte e dois por cento de juros não pagos poderiam considerar-se lambem como capital. lissa é outra questão, e e mais um incentivo, um motivo muito serio para que o Governo procedesse á conversão desses bonds, que tinham essa comminação de poder exigir vinte e dois por cento, e' mais outra circuuistancia, que Deos permitia nunca lá chegemos, mas quando chegássemos, eu teria a propor que isso senão considerasse como capital ; mós isto é uma questão que não e para agora, nem para aqui. Disse o Sr. Ávila, que no fim de vinte annos leria o Governo 2.100:000^000 de reis annuaes a occorrer para o juro e pagamento da divida. Mas, Sr. Presidente, S. Ex.* não ignora que um fundo se pode amortisar sem realmente se pagar. O Brazil, por exemplo, COM l rã h i u comnosco a obrigação, assumindo a divida de 1823, de a amortisar toda até ao anno de 1852 ; e o Brazil não me consta que lenha amor-tisado uma só libra dessa divida, não obstante estar á porta o anno de 1852; mas o que o Brazil fará chegando essa época, e'trocar esses bonds por bonds do Brazil com uma pequena vantagem, e retirando osse fundo do mercado ficou amortisada a divida, não é necessário que a pague; e porque não ha de acontecer o mesmo comnosco ? Não podemos nós cTaqui a vinte' annos trocar os bonds por outros com «ma pequena vantagem? Amortisar uma divida não é só paga-la, e retirar osbonds do inerca-do. Então para que estar já com um receio tamanho de que os 2.100:000^000 de reis nos hão de SF.SSÃO K." 4.

engolir todos os nossos recursos tTaqtii a vinte annos ? Mas, Sr. Presidente, o caso é, que não se fazendo esta operação, em 1852 já nós temos de pagar 2.000:000,^000 de réis; nfio e' d'aqui a vinte annos, é d'aqui a doze, porque temos de pagar 475:000 libras cada anno, que são 3.000:000$000 de réis; e então o illustre Deputado tem muito receio dos 2.100:000^000 de réis d'aqui a vinte annos, e não receia dos 2.000:000^000 de réis d'aqui a doze ânuos, que nós temos de pagar em virtude da escala ascendente? (apoiados) A isso e' que e' preciso obstar, e da conversão não tenho eu medo, porque trocam-se os bnnds.

A operação do governo liollandez não tem analogia nenhuma com o nosso caso; o governo hollan-dez viu-se n'uma posição muitíssimo compromeltida, viu-se n'uma das agonias de morte social, e se não tem feito o que fez, teria uma banca-rota geral ; o governo liollandez por consequência adoptou um plano de salvação, para a qual concorreram todos os seus súbditos. Collocou em todos os pontos, jurisconsultos, homens illustrados, e de confiança publica, para explicar á nação o sacrifício que se exigia delia para a sua salvação; (apoiados) de noite ern todas as cidades da Hollanda encontraram-se homens encarregados pelo governo de explicar á nação a posição em que ella se achava, fazendo-lhe ver os sacrifícios para que era necessário que concorressem todos, segundo os seus haveres, para a salvação geral do paiz, e aopposiçâo, que em quanto a medida não foi promulgada lhe pôz estorvos, (em seu abono êeja dito) no momento em que foi lei, os próprios membros da opposiçâo instigaram a nação a concorrer em rnassa para este sacrifício ; foi um esforço nacional, que fez a maior honra possível á nação Hollandeza, e que nós devemos seguir, e pelo qual ella se salvou; mas collectou-se a propriedade de todos; não houve ninguém ^que escapasse; e qual foi a consequência deste esforço? Foi que os fundos hollandezes de dois e meio, que estavam a cincoenta, subiram logo a sessenta, c hoje estão a sessenta e dois e meio, e a sessenta e Ires; mas não ha paridade nenhuma entre este, e o nosso caso.

Sr. Presidente, tem-se gratuitamente asseverado que o Governo fez esta operação por luxo, porque não faltavam ao Governo meios para fazer aainor-tisação ; eu já disse as razoes, e os motivos porque, ainda mesmo que tivesse havido o dinheiro necessário para a amortisação, eu optava por este syslema ; mas tal dinheiro nunca se offereceu ; foi invocado por todos os meios o patriotismo dessas pessoas; mas ninguém sahiu do silencio, tal dinheiro nunca se offereceu; portanto a isto não ha que responder.

Eu disse que Rolschild dissera que a escala as-sendente dos coupons era um documenlo de des-honra , mas não o digo eu; disse o este estrangeiro, e assim como elle o disse, podem dizcl-o outros; mas eu não admitto nem annuo a tal idéa , repito o que elle disse, e o que posso mostrar.