O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DA CAMAÍIA DÓS SENHO&ES DEPUTADOS
é boa, é talvez devido á minha pouca aptidão ou ao seu mau ouvido. (Biso.}
Mas eu vou continuando a enunciar os factos. (Apoiados.)
Eu comecei os trabalhos para este projecto, sem ter conhecimento do que se passara e do que chamarei antes um compromisso moral tomado pelo meu ex-collega, e só o soube mais tarde quando também os jornaes se referiram a esse facto.
S. ex.a o sr. Marianno de Carvalho nunca me fallou em tal compromisso. Esta é que é a verdade. Quer dizer, eu discuti e negociei as bases' d'esta proposta de lei abstra-hindo completamente do critério d'esse facto.
Agora dir-me-hão s. ex.as: mas o que faz o ministro da fazenda n'estas circumstancias ?
Põe de banda esse compromisso moral tomado pelo seu ex-collega?
Devo dizer que tf tenho posto completamente de banda, como elemento de negociação; mais tarde piorem, se este projecto foi* ápprbvàdo e transformado em lei e se tiver de contratar com os bancos dó Porto nos termos d'este mes<_-mo com='com' plena='plena' estabelecimentos='estabelecimentos' de='de' conveniências='conveniências' governo='governo' bem='bem' do='do' algumas='algumas' moral='moral' projecto='projecto' carvalho='carvalho' isto='isto' apenas='apenas' lhes='lhes' liberdade='liberdade' própria='própria' têém='têém' interesses='interesses' impõe='impõe' precisos='precisos' em='em' sr.='sr.' esse='esse' este='este' eu='eu' respeitem='respeitem' acção='acção' esses='esses' conveniência='conveniência' élle='élle' respeitarem='respeitarem' sua='sua' absolutamente='absolutamente' que='que' note='note' foi='foi' tomado.br='tomado.br' seus='seus' aconsélha-os='aconsélha-os' dos='dos' muito='muito' igualdade='igualdade' aconselharei='aconselharei' por='por' negociar='negociar' nos='nos' circumstancias='circumstancias' limites='limites' quizerém='quizerém' camará='camará' credito='credito' não='não' tomado='tomado' bancos='bancos' publico='publico' a='a' porquê='porquê' dentro='dentro' marianno='marianno' e='e' termos='termos' è='è' é='é' o='o' podem='podem' compromisso='compromisso' quem='quem' condições='condições'> E eu direi mais agora, se estivesse no logar do sr. Marianno dê Carvalho teria feito precisamente o que s. ex.a fez, porque entendo quê prestava um bom serviço ao syn-dicato e aos interesses do paiz que estavam envolvidos no syndicato.
Por consequência, se eu estivesse então no ministério da fazenda, teria feito a mesmo, mas hoje, 'conhecedor d'estes factos posteriormente ás negociações que encetei, entendi que devia abstrair d'el)es durante as negociações e reservar-me para mais tarde, quando se tratasse do contrato, aconselhar aos bancos que mantenham o compromisso governamental, nos termos em que o sr. Marianno de Carvalho acabou de dizer o que fez, isto é, como conselho, como conveniência e não como- imposição.
(Interrupção do sr. Franco Castello Branco.)
Absolutamente nenhum. Mas o que não existe em projecto algum, foi constituir-se uma companhia pela forma como esta se constituiu, (Apoiados.) em que o estado tern 55 por cento das acções è em que o numero de directores por parte do estado é igual ao numero de directores por parte dos accionistas, e ha a par d'isso um representante da junta geral do districto, um da camará municipal e outro da associação commercial do Porto.
Isto é.que nunca se fez. (Apoiados.)
Mas isto não basta. E com relação ás tarifas, e operações financeiras, direi a -respeito das tarifas, que não sei se ha uma disposição do projecto, que resolve ainda mais e de modo especial os direitos do estado, e se a não ha, está em todo o caso na mente do governo, por aquella ordem de idéàs que elle intenta sempre garantir pela me-melhor forma os interesses do estado, acceita essa disposição.
Portanto, a respeito de tarifas e da operação financeira, entendo que alem das garantias que já sé tinham imposto pela constituição da direcção e da assembléa geral, devem existir estas especiaes e positivas.
Pois o illustre deputado imagina que realisadas as declarações que aqui fiz, eu estou rio caso de dizer que não apprdvò unfa operação feita nas melhores condições para a nova companhia?
Sejamos justos uns para com outros, e acabemos com este systema de querer ver em todos e em tudo unicamente o propósito firme de favorecer interesses ihdividuaes, (Apoiados.) acabemos "com este sestro infeliz, que a nossa política tem tomado ha uns tempos a esta parte e que- a todos nós amesquinha e vilipendia. (Apoiados.)
Eu, sem querer discutir quem tenha a responsabilidade dos factos, aconselhava a todos, se me é permittido um conselho e principalmente ao illustre deputado, que tem um largo futuro deante de si e que para isso tem trabalhado com tanta gloria, ..que se afastem d'esse mau caminho, porque depois dás declarações sinceras, francas e leaes do governo, parece-me que não pôde haver receio que eu use d'esta disposição como de uma arma, para conseguir um único intento, quando não é mais do que uma precaução para todos os governos, a fim de que em logar de operações que possam dar bons resultados, se não realisem outras que vão de encontro aos interesses do paiz,
O sr. Marianno de Carvalho:—(O discurso será publicado em appendice a esta sessão/ quando s: &e.a restituir as notas tachygraphicas.)
O sr. Franco Castello Branco: — Eu não vou agora responder ao discurso,do sr. Marianno de Carvalho; o que s. ex.a disse já eu conhecia pôr documentos publicados, e em discurso mui apreciado pelos oradores d-'este lado da camará. ~ "' '
Tinha pedido a palavra para antes de se encerrar a sessão, unicamente para perguntar ao" sr. ministro do reino se já se achava habilitado a responder acerca do modo anar-chico em que se encontra a sociedade artística de Gruimà-rães, e como s. ex.a me diz que já tem os esclarecimentos necessários, pedia-lhe para comparecer aqui antes da ordem do dia n'uma das próximas sessões.
O sr. Presidente :—A ordem do dia para amanhã é a mesma que estava dada, e mais os projectos n.os 26, ad-dicionaes, e 65, ajudantes do conservatório..
Está levantada a sessão. Eram sete horas da tarde.