O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

as funcções legislativas com as dos cargos que exercem, pedido este que faço por parte do meu collega, o sr. ministro da fazenda.

(Leu.)

E aproveito esta occasião para declarar á camara que Sua Magestade El-Rei recebe, na proxima quinta feira, ás onze horas da manhã, no paço da Ajuda, a grande deputação que esta camara nomeou para dar os pezames a Suas Magestades pela lamentavel morte do Rei de Italia, Victor Manuel II.

Cumpre-me tambem prevenir v. exa. e a camara, que, depois da recepção d’esta deputação, terão logar na capella real as exéquias solemnes suffragando a alma d’aquelle grande principe. Faço esta communicação á camara, para que ella possa fazer-se representar, como estou certo que quer, n’aquella solemnidade, não só pela grande deputação, já nomeada, mas por todos os dignos pares que se quizerem aggregar á mesma deputação, dando assim a camara uma nova prova dos seus sentimentos de respeito e dedicação por El-Rei, e de veneração pelo augusto monarcha que acaba de fallecer, e que tão digno era das nossas sympathias. (Apoiados.)

O sr. Presidente: — A camara acabou de ouvir a communicação que fez o sr. presidente do conselho, que Sua Magestade El-Rei recebe a deputação d’esta camara na proxima quinta feira, ás onze horas da manhã, no paço da Ajuda. Julgo que a camara quererá que esta grande deputação assista ás exéquias que hão de ter logar na capella real do paço da Ajuda pelo fallecimento do Rei de Itália Victor Manuel H, e que a essa deputação possam aggregar-se todos os dignos pares que quizerem. Parece-me que é este o sentimento da camara. (Muitos apoiados.)

Vae ler-se a proposta que mandou para a mesa, por parte do seu collega da fazenda, o sr. presidente do conselho.

Lida na mesa foi aprovada e é do teor seguinte:

Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo pede á camara hereditaria para que os dignos pares Antonio de Paiva Pereira da Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho, Antonio de Serpa Pimentel, Carlos Bento da Silva, Augusto Cesar Barjona de Freitas, visconde de Bivar, Augusto Cesar Xavier da Silva, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, visconde de Algés V Diogo Antonio Correia de Sequeira Pinto possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as dos seus empregos na capital.

ORDEM DO DIA

Vamos passar á ordem do dia que é a apresentação de pareceres de commissões. Se algum digno par tiver pareceres de commissões para mandar para a mesa, tenha a bondade de o fazer.

(Pausa.)

Não havendo quem peça a palavra, vou levantar a sessão, sendo a immediata na proxima sexta feira 18 do corrente, e a ordem do dia a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 15 de janeiro de 187S

Exmos. srs.: Marquezes, de Sabugosa, d’Avila e do Bola ma, de Fronteira, do Vallada; Condes de Avillez, do Ca sal Ribeiro, do Farrobo; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Olivaes, do Seisal, de Villa Maior; Barão de Aucede; Ornellas, Mello e Carvalho, Sousa Pinto, Barros e Sá, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Eugenio de Almeida, Sequeira Pinto, Barreiros, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Franzini.