O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

260

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 23 DE FEVEREIRO.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios — os Srs.

Conde da Louzã (D. João)

Conde de Mello

(Assistiam os Srs. Presidente do Conselho, e Ministros, do Reino, Marinha, e Fazenda.)

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 32 Dignos Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual, não houve reclamação.

O Sr. Secretario Conde da Louzã (D. João) deu conta do seguinte

Officio do Digno Par Visconde de Fonte Arcada, participando que por incommodo de saude não póde comparecer na sessão de 21 do corrente. — Para a secretaria.

O Sr. Secretario Conde da Louzã (D. João) — O Sr. Marquez de Loulé encarregou-me de participar á Camara, que talvez não podesse comparecer á sessão de hoje; assim como, o Sr. Macedo, tambem participa que não póde comparecer por incommodo de saude.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada - Pedi a palavra, Sr. Presidente, para declarar á Camara, que não vim hontem por estar doente de cama, e hoje ainda que mal convalescido, só venho por causa da importante materia, de que se tracta, sobre a qual tinha pedido a palavra. Não sei porém se algum Digno Par a tem, se a devo tomar agora, visto não ter podido hontem usar della, ou se a devo pedir de novo. V. Em.ª dirá o que hei de fazer.

O Sr. Presidente — Não ha duvida nenhuma em se aproveitar della agora.

O Sr. Barão de Porto de Moz — É para dar parte á Camara que o Sr. Visconde da Granja não comparece hoje, por motivo de molestia.

O Sr. Conde de Thomar disse que na sessão passada pedíra varios esclarecimento da Secretaria da Guerra, de que carecia para poder avaliar a marcha e a gerencia do mesmo Ministerio, sem que tenham sido remettidos a esta Camara até hoje, com quanto os Srs. Ministros disseram então, que só faltava copia-los; portanto repete agora o mesmo pedido.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada — Sr. Presidente, é realmente má a condição de um orador quando só lhe cabe a palavra depois de estar a discussão tão adiantada, e depois de se ter dito tudo, ou