O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

584 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

muito á boa administração do estado, á regular organisaçao da fazenda e á manutenção da ordem publica.

O dignissimo secretario e meu illustre amigo me modera dizer, obtendo informação da secretaria, se effectivamente os esclarecimentos por mim requeridos foram já enviados a esta camara, porque terei de fazer uso d´elles, o não desejo fazer qualquer allusão menos fundada ou censura menos reflectida.

Aguardo, portanto, o esclarecimento que peço, e á vista d´elle, em qualquer das sessões proximas, mais do que uma, por certo, terei de occupar-me dos assumptos a que fiz referencia, e que julgo importantes e momentosos.

(O digno par não reviu.}

O sr. Telles de Vasconcellos: - Sr. presidente, mando para a mesa uma representação do sr. Gaspar Leite Ferreira Leão, curador dos orphãos do primeiro districto do Porto, ácerca do projecto affecto á commissão de legislação d´esta camara, que estabelece o ordenado de réis 500$000 para os curadores dos orphãos de Lisboa, sem contemplar igualmente os do Porto.

Leu-se na mesa e foi á commissão de legislação.

O sr. Presidente: - Ha sobre a mesa diversos projectos que ficaram pendentes da sessão anterior.

Não sei se a camara quer entrar agora na discussão de algum d´elles; mas é natural que o não queira fazer antes de ouvir as explicações do governo sobre a modificação politica de que falla a participação do sr. presidente de conselho, que se leu na nossa correspondencia.

Ora o governo, segundo me consta officialmente, acha-se na outra camara occupado provavelmente em dar explicações sobre as referidas modificações; não sei pois, repito, se a camara quererá entrar na discussão de algum dos projectos que estavam dados para ordem do dia.

O sr. Telles de Vasconcellos: - Sr. presidente, é natural que o governo venha brevemente a esta camara dar explicações que lhe sejam pedidas sobre a modificação ministerial.

Parece-me portanto, rasoavel não entrar por emquanto na discussão de qualquer dos projectos que estão sobre a mesa, antes que o governo venha dar a essa camara, as explicações que lhe foram pedidas sobre os ultimos acontecimentos politicos.

O sr. Presidente: - Eu consulto, pois, a camara sobre se ella julga conveniente não entrar na discussão dos projectos que estão dados para ordem do dia antes de ouvir as explicações do governo.

A camara resolveu afirmativamente.

A seguinte sessão será amanhã e continua a mesma ordem do dia.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e trinta e cinco minutos.

Dignos pares presentes na sessão de 17 de dezembro de 1883

Exmos. srs. João de Andrade Corvo; Marquezes, de Ficalho, de Sabugosa, de Vallade; Condes, de Alte, do Bomfim, de Cabral, de Castro, de Ficalho, da Ribeira Grande, de Valbom; Viscondes, de Asseca, de Chancelleiros, de S. Januario, de Monte São, de Soares Franco, de Villa Maior; Barão de Ancede; Ornellas, Sousa Pinto, Couto Monteiro, Serpa Pimentel, Telles de Vasconcellos, Palmeirim, Bazilio Cabral, Montufar Barreiros, Margiochi, Henrique de Macedo, Jeronymo Maldonado, Ferreira Lapa, Gusmão, Costa Cardoso, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Bocage, Daun e Lorena, Vaz Preto, Franzini, Placido de Abreu.