O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

140 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

que a demora foi motivada por circumstancias alheias á minha vontade.

Dadas estas explicações, passo a responder ás perguntas que s. exa. fez a respeito de uns comicios em Vieira e em Fafe, e ácerca do procedimento do administrador do concelho de Cintra, em relação á commissão de recenseamento.

Emquanto aos acontecimentos de Vieira, tenho a dizer que nem pelo ministerio da guerra, nem pelo da fazenda nem pelo meu, tenho o minimo conhecimento dos factos apontados pelo digno par o sr. Vaz Preto.

Expedi um telegramma para Braga, pedindo informações, e, quando ellas vierem, leval-as-hei ao conhecimento do digno par.

Emquanto aos acontecimentos de Fafe, sei que o promotor do comicio declarara á auctoridade que o não podia realisar, mas que á ordem não fôra alterada.

Sr. presidente, eu pedi informações circunstanciadas mas segundo os telegrammas do governador civil de Braga, rebidos hontem á noite, a tranquillidade era completa em todo o districto.

S. exa. diz que a auctoridade administrativa alliciou gente para ir ao comicio perturbar a ordem, e que essa auctoridade só teve força para mandar carregar sobre o povo.

Eu repito a s. exa. que não sei nada a tal respeito, e que mandei pedir informações.

O que posso dizer ao digno par é que os jornaes que tratam d'estes assumptos com toda a imparcialidade, não confirmam o que s. exa. diz.

Aqui tenho um telegramma do governador civil de Braga recebido ante-hontem á noite, que diz que em Vieira houve um comicio em que fallaram os srs. Senna Freitas e Brito, e que em todo o districto havia o mais completo socego.

E possivel que s. exa. não esteja bem informado.

Quanto á commissão de recenseamento do concelho de Cintra, não sei cousa alguma, e não admira que não saiba.

O acontecimento a que s. exa. se referiu é de tão pequena importancia, que não é para estranhar que eu não tenha conhecimento d'elle. Para estar habilitado a responder a todas as perguntas que os dignos pares me fazem precisava ter um boletim diario de todos os acontecimentos que occorrem em todo o reino.

É possivel que o administrador do concelho de Cintra tenha tratado com menos boa vontade qualquer pedido da commissão de recenseamento. Não sei.

As commissões de recenseamento funccionam independentemente da auctoridade administrativa, e podem recorrer para as instancias superiores, se por acaso a auctoridade invadir as suas attribuições. Se eu souber que o admininistrador do concelho de Cintra se recusou a dar satisfação a algum pedido legal da commissão de recenseamento, hei de tomar as necessarias providencias para que a lei seja cumprida.

O sr. Vaz Preto: - Visto o sr. presidente do conselho declarar que não está informado, eu não farei agora pergunta alguma a s. exa. e esperarei que se informe.

Havendo factos tão graves, acontecimentos tão serios e de que eu não duvido, attenta a consideração que me merecem as pessoas que m'os attestam, acho extraordinario que s. exa. os ignore. Isto disse, roas não se acredita.

E incrivel e extraordinario que s. exa. não saiba o que se passou em Vieira com respeito ao administrador dó concelho é escrivão de fazenda.

É incrivel que s. exa. não saiba que o escrivão de fazenda e o administrador se tenham retirado em boa ordem, para não dizer que tinham fugido.

Parece surprehendente que s. exa. não saiba que no meeting houve tal enthusiasmo; e tal indignação, que o povo dizia: t abaixo o governo; abaixo os ladrões; dêem-nos armas".

O sr. Pereira Dias: - Quem são os ladroes?

O Orador: - Se v. exa. tem muito desejo de saber quem são os ladrões mande-o perguntar aos amigos do governo e ás suas auctoridades.

Eu narro apenas o que se passou, e conto os factos. O enthusiasmo era delirante e diz se que entre o povo já andavam os parentes do padre Cazimiro, e que se tocava e cantava o hymno da Maria da Fonte.

A camara sabe e conhece bem a historia do revolucionario padre Cazimiro, que teve nos povos do Minho uma influencia extraordinaria, e um prestigio sem igual durante o tempo da revolução da Maria da Fonte. Esse padre sup
ponho que ainda vive, mas está velho, não obstante o seu nome, as suas tradições, e a sua antiga popularidade ainda influe nas massas.

Estas são as noticias que mós são dadas por pessoas que me merecem toda a fé.

Informe-se pois s. exa. bem, e veremos se sou eu que tenho rasão em affirmar que ha agitação, no paiz, ou se a tem s. exa., dizendo que na ordem e tranquillidade! Espero portanto que logo que s. exa. esteja mais exactamente informado, virá dar á camara tambem informações mais completas.

O sr. Presidente: - Peço a attenção da camara.

Sendo ámanhã dia santificado, e ficando naturalmente para sexta feira a assignatura real, dou a primeira sessão para sabbado, e do corrente; e para ordem do dia a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e vinte minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 1 de fevereiro de 1888

Exmos. srs. Conde de Castro; Condes, de Alte, de Bertiandos, de Cabral, de Campo Bello, da Folgosa, de Magalhães, de Paraty, da Praia e de Monforte; Bispo de Bethsaida; Viscondes, de Alemquer, da Arriaga, de Benalcanfor, de Carnide, de S. Januario, de Porto Formoso, da Silva Carvalho, de Soares Franco; Adriano Machado, Oliveira Monteiro, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Barjona de Freitas, Augusto Cunha, Bazilio Cabral, Bernardo de Serpa, Carlos Eugenio, Carlos Testa, Pinheiro Borges, Hintze Ribeiro, Cardoso de Albuquerque, Margiochi, Ressano Garcia, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Jayme Moniz, Andrade Corvo, Candido de Moraes, Melicio, Leandro Valladas, Vasco Leão, Coelho de Carvalho, Gusmão, Braamcamp, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Castro Guimarães, José Joaquim de Castro, Silva Amado, Lobo d'Avila, Ponte Horta, Sá Carneiro, José Pereira, José Riberio, Bocage, José Luciano de Castro, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Villasboas, Pereira Dias, Vaz Preto, D. Miguel Coutinho, Gonçalves de Freitas, Silvestre Bernardo Lima, Thomás Ribeiro, Fernando Palha.

Redactor = Alberto Pimentel.