O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SIE3SS.Ã.O 2ST.° 19

EM 8 DE JANEIRO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Domingps Leite Pereira Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex,mos Srs,

António Marques das Neves Mantas

Sumário.— Com a presença de 62Srs. Deputados é aberta a sessão, lendo-se e aprovando-se, sem discussão, a acta. Dá-se conta do expediente. O Sr. Presidente declara aberta a Inscrição.

O Sr. Godinho do Amaral manda para a Mesa dois pareceres e um projecto de lei, pedindo para este a urgência. — O Sr. Joaquim Brandão manda para a Mesa quatro pareceres por parte da comissão de instrução. — O Sr. Plínio Silva é autorizado a tratar, em negócio urgente, dum projecto de sua autoria e do Sr. Malheiro Reimão relativamente ao adiamento da escola de recrutas. O projecto, depois de justificado pelo apresentante, é lido na Mesa. Usam da palavra os Srs. Américo Olavo, Velhinho Correia, António Granjo, Malheiro Reimão, Jorge Nunes, Ramada Curto e Plínio Silva. — A Câmara permite que os Srs. Deputados que formam parte da comissão de inquérito ao Ministério dos Abastecimentos se ausentem por motivo de assunto imperioso. — Prossegue a discussão do projecto de lei do Sr. Plínio Silva, usando da palavra os Srs. Vergílio Costa, Américo Olavo e Plínio Silva. O projecto, com as emendas apresentada», baixa à comissão de guerra. — É aprovada a urgência para duas propostas do Sr. Ministro das Finanças (António Maria da Silva} e para outra do Sr. Ministro do Trabalho (Domingues dos Santos), suspendendo a reorganisaçãn do Ministério da Agricultura. — Sobre esta usam da palavra os Srs. Jorge Nunes, Vitorino Guimarães, Vasco de Vasconcelos e José de Almeida, sendo votada na generalidade. Passando-se à especialidade, usa da palavra o Sr. António Fonseca. São aprovados os artigos e um aditamento do Sr. Jorge Nunes e dispensada a leitura da última redacção. — O Sr. Plínio Silva pregunta por determinado parecer que a comissão de guerra ainda não deu. — O Sr. Abílio Marcai, em negócio urgente, manda para a Mesa e justifica um projecto de lei tendente a melhorar provisoriamente a situação da classe judicial. Usam da palavra sobre o mesmo projecto os Srs. Afonso de Melo, Vasco de Vasconcelos, Mem Verdial, António Fonseca, Álvaro Guedes, Lino Pinto, Manuel Fragoso, Abílio Marcai, José de

Almeida, Lino Pinto, Raul Portela e Jorge Nunesr que fica com a palavra reservada. — É concedida a urgência ao projecto do Sr. Godinho do Amaral. •— São substituídos dois membros da comissão de sindicância ao Ministério da Guerra. — O Sr' Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às lõ horas e lô minutos, estando presentes 66 Senhores Deputados.

Presentes à chamada os Srs.:

Abílio Correia da Silva Marcai.

Acácio António. Camacho Lopes Cardoso.

Afonso de Melo Pinto Veloso.

Alberto Ferreira Vidal.

Alberto Jordão Marques da Costa.

Albino Pinto da Fonseca.

Álvaro Pereira Guedes.

Amílcar da Silva Ramada Curto.

Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

António Albino de Carvalho Mourao.

António Albino/Marques de Azevedo.

António Augusto Tavares Ferreira.

António Cândido Maria Jordão Paiva Manso.

António da Costa Ferreira.

António da Costa Godinho do Amaral.

António Francisco Pereira.

António Joaquim Granjo.

António José Pereira.