O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara do* Deputados

Câmara, pela morte de seu irmão o Dr. José Lião Neto. Para a Secretaria.

Telegramas

Do coronel médico Zeferino Lobo, solicitando um inquérito aos Srs. Deputados Prazeres da Costa e Viriato da Fonseca, e ao Senador Vera Cruz, pela sua incompetência intelectual e moral. (Sic.)

Para a comissão de Verificação de Poderes.

Da Comissão Municipal de Arronches, solicitando aprovação projecto de lei su-bre o hospital daquela localidade.

Para a Secretaria.

Da Federação dos Sindicatos Agrícolas de Braga, Monção, Cadaval, Caldas da Kainha, Penacova, Sever do Vouga, Fa-yaios e de Braga, pedindo urgência cumprimento da lei n.° 1:199.

Para a Secretaria.

Do Congresso dos Médicos Católicos, reunido em Coimbra, pedindo aprovação para o projecto sobre misericórdias.

Para a Secretaria.

Da Câmara Municipal de Portimão, pedindo para se patrocinar o pedido de dotação de uma draga para o rio e porto.

Para a Secretaria.

Cartas

Do Sr. Vitorino Guimarães, comunicando que, por ter aceitado, nos termos do artigo 20.° da Constituição, uma missão diplomática, é forçado a ausentar-se dos trabalhos parlamentares, durante algum tempo.

Para a comissão de infracções e faltas.

Do Sr. António Marques de Azevedo, optando pelas suas funções parlamentares, não desejando acumular com os seus serviços no Ministério da Instrução.

Comunique-se ao Sr. Ministro da Instrução.

antes da ordem do dia

O Sr. Almeida Ribeiro (para um negô-c io urgente): — Sr. Presidente : pedi a palavra para um negócio urgente, visto

que no dia 31 do corrente se realisa em Lisboa uma manifestação de homenagem ao grande orador António Cândido, e es tar pendente na Mesa um projecto, como parecer da comissão de finaaças, que igualmente respeita à homenagem a prestar a esse grande vulto.

Por este motivo, eu pedia a V. Ex.a se digne consultar a Câmara sobre se consente que o projecto n.° 3-P, parecer n.° 18, entre desde já em discussão.

O orador não reviu.

Tenho dito.

O Sr. Presidente: — O Sr. Almeida Ribeiro requere para que seja consultada a Câmara sobre se consente que a projecto de lei do Sr. Cunha Leal, relativo ao Dr. António Cândido, entre imediatamente em discussão. O projecte encontra--se impresso e distribuído, e o motivo do requerimento do Sr. Almeida Ribeiro firma-se no facto de no próximo dia 31 se realizar a homenagem ao grande orador português, à qual entende deve associar--se a Câmara.

Consultada a Câmara, foi aprovado o requerimento do Sr. Almeida Ribeiro.

O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Sr.

Presidente: não ó demasiado tudo o que se tem dito dos talentos e virtudes de António Cândido, nem há esagêro nas homenagens que lhe estão sendo prea-tades.

Esta casa do Parlamento, que acaba de obter uma prova da isenção e da nobreza de caracter desse ilustre português, não pode deixar de tomar nma parte importante na consagração nacional que lhe vai ser feita.