O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 26 de Junho de 1925

Vi nos jornais que S. Ex.*1 em resposta a alguns oradores na Câmara dos Deputados e em relação a prejuízos causados pelas trovoadas em várias terras do nosso País declarou que ia mandar um funcionário ou funcionários averiguar «dos prejuízos causados nessas localidades para depois tomar as providências que julgassse necessárias e convenientes.

Peço a V. Ex.a a fineza de rogar ao Sr. Presidente do Ministério que não se esqueça de mandar esse funcionário a todo o distrito da Guarda, que tem sido. dos mais flagelados pelas trovoadas nos últimos tempos a fim do que, se o Governo puder dar algum auxílio a Gsses •desgraçados, que elo se estenda também •ao distrito da Guarda.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Transmitirei as •considerações do S. Ex.a ao Sr. Presidente do Ministério.

O Sr. Afonso de Lemos: — Pregunto a V. Ex.% Sr. Presidente, cm quo altura fi-x;ou o projecto n.° 903 depois da votação •que fizemos.

O Sr. Presidente":—Ficou na ordem •do dia como estava.

O Orador: — Como o requerimento foi formulado, o projecto devia ficar no período do «antes da ordem do dia», porque «ele estava dividido era duas partes: era para ser discutido antes da ordem do dia -e primeiro que os do Sr. Santos Garcia.

O Sr. Presidente: — Como o requerimento não foi formulado, o projecto continua assim dividido na ordem do dia.

O Sr. Procópio de Freitas: — Sr. Presidente : requeiro a V. Ex.a o favor de consultar o Senado para que antes da ordem do dia, ou na primeira parte da ordem do •dia, a seguir,ao projecto n.° 903, "seja discutida a proposta de lei n.° 907.

O requerimento é rejeitado em contraprova requerida pelo Sr. Artur Costa. -

O Sr. Afonso de Lemos: — Creio que interpreto a consciência do Senado fazendo este requerimento:

Requeiro quo o projecto n.° 903 seja

discutido antes da ordem do dia a seguir aos dois do Sr. Santos Garcia. • ' Aprovado o requerimento.

O Sr. Procópio de Freitas:—Peço a V. Ex.a, Sr. Presidente, que consulte o Senado só permite que a proposta n.° 907 seja discutida quando acabar a interpelação do Sr. Carlos Costa.

Rejeitado o requerimento.

\ ' • '

O Sr. Querubim Guimarães: — Desejo que V. Ex.a, Sr. Presidente, mande saber só o Sr. Presidente do Ministério está-no Parlamento e se pode cá vir, e,.caso S. Ex.a não possa, era favor vir o Sr. Ministro da Justiça, porque eu preciso de tratar uns assuntos com S. Ex.as - ;

Peço a V. Ex.a quo me reserve a palavra para quando algum desses Srs. Ministros estiver presente.

O Sr. Francisco José Pereira: -:- Sr. Presidente,: vi nos jornais a notícia do falecimento do velho republicano José Dias da Silva que fez parte da Asseinblea Nacional Constituinte.

Todos, os que pertencemos a essa As-semblea tivemos ocasião de apreciar não só os seus dotes de carácter e de inteligência mas do reconhecer os grandes serviços por ele prestados à República.

Proponho quo na acta seja lançado um voto de sentimento pela morte desse grande e velho republicano.

O Sr. Afonso de Lemos: — Sr. Presidente: conheci de longa data o Sr. José Dias da Silva, de Vila Franca de Xira, velho republicano muito digno de toda a consideração.

Com muito pesar tive a notícia hoje pelos jornais da morte desse bom republicano e associo-nif com muito sentimento ao voto proposto.

O Sr. Procópio de Freitas:—Pedi a palavra para me associar ao voto de sentimento pelo falecimento do velho republicano Sr. José Dias da Silva.