O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40 | I Série - Número: 041 | 21 de Janeiro de 2011

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Começo também por cumprimentar os subscritores desta petição, que recolheu quase 6000 assinaturas.
À semelhança daquilo que acabou de fazer o Sr. Deputado Bruno Dias, quero referir expressamente que há limites para a demagogia e para a hipocrisia. Vamos detectando muita demagogia e muita hipocrisia aqui e ali, mas há limites para tudo. Os senhores gostam de fazer todos de tolos, mas as verdades precisam ser ditas. Uma coisa ç virmos para aqui com brilhantes discursos» Todos descarregaram a consciência, vão todos com a consciência tranquila para casa»! Estou a falar, concretamente, do CDS,»

A Sr.ª Assunção Cristas (CDS-PP): — Não está a falar, não! O CDS apresentou propostas concretas aquando da discussão do Orçamento!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — » do PSD e do PS! Vão todos com a consciência tranquila! Porquê? Desabafaram aqui, disseram umas palavras lindíssimas e maravilhosas sobre a Linha do Oeste! Ocorre que há uns tempos ou, direi mesmo, há uns anos, Os Verdes propuseram, aquando da discussão de uma proposta de Orçamento do Estado, que se requalificasse a Linha do Oeste, que se fizesse a necessária requalificação da Linha do Oeste! Vamos ver parte por parte. Como é que votou o PS? Contra! Como é que votou o PSD? Contra! Como é que votou o CDS? Contra!

Protestos do CDS-PP.

As vossas palavras não têm credibilidade absolutamente nenhuma! Os Srs. Deputados chegam à Assembleia da República como representantes das populações e ganham poderes. Ganham o poder de intervir concretamente, de recomendar, de propor, de propor financiamento e descartam-se completamente dessa vossa responsabilidade! Só se sustentam os brilhantes discursos! Foram todos lindíssimos, adorei os discursos de todos, mas assim não vamos lá!

Protestos da Deputada do CDS-PP Assunção Cristas.

Só que não é com discursos que o País enriquece!

Protestos do Deputado do CDS-PP João Serpa Oliva.

É com acção concreta! É assim que o País se desenvolve! Portanto, há uma coisa que é preciso dizer aqui: nesta Casa, há quem tenha mais legitimidade do que outros para fazer este tipo de discurso! Isso que fique bem claro para as populações, porque elas precisam saber quem é que faz e quem é que propõe e quem é que só fala, como se andasse permanentemente em campanha eleitoral! Quando são apresentadas propostas concretas, chumbam-nas. E assim não vamos lá!

Protestos da Deputada do CDS-PP Assunção Cristas.

E não vamos lá fundamentalmente quando andamos todos por aqui a «bradar aos céus» sobre as alterações climáticas, porque hoje todas as bancadas, e bem, gostam de falar sobre a matéria. Mas é importante referir que um dos passos determinantes para que Portugal cumpra objectivos e se modernize na lógica da resposta de combate às alterações climática é o da promoção e valorização da sua rede ferroviária convencional, onde a Linha do Oeste tem, naturalmente, uma importância estratégica! Qual é a resposta dos sucessivos governos? Encerramento de linhas, desqualificação de linhas. Porquê? Porque — dizem. Depois — as populações não as procuram! Mas não as procuram? Quando, em relação à resposta do Ministério das Obras Públicas a esta petição, o ouvimos dizer que as populações têm uma alternativa, que é a A8, ora bolas!» E não digo absolutamente mais nada!