O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1492-(10)

II SÉRIE-A — NÚMERO 65

colaboração aos representantes do País em organizações internacionais;

e) Preparar, editar e distribuir publicações organizadas ou dirigidas pela Procuradoria-Geral da República ou pelo Procurador-Geral da República;

f) Colaborar na divulgação, no estrangeiro, do sistema jurídico português, designadamente entre os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa;

g) Desenvolver projectos de informática jurí-' dica e de gestão, no âmbito das atribuições da Procuradoria-Geral da República, segundo planos aprovados pelo Ministério da Justiça;

h) Exercer outras funções que lhe sejam conferidas em matéria documental e de informação jurídica.

2 — A organização, o quadro e o regime de pessoal do Gabinete de Documentação e de Direito Comparado são definidos em diploma próprio.

secção viii Núcleo de Assessoria Técnica

Artigo 49.° Competência *

1 — Compete ao Núcleo de Assessoria Técnica assegurar assessoria e consultadoria técnica à Procuradoria-Geral da República e, em geral, ao Ministério Público em matéria económica, financeira, bancária, contabilística e de mercado de valores mobiliários.

2 — E aplicável o disposto no n.° 2 do artigo anterior.

secção ix

Serviços de apoio técnico e administrativo da Procuradoria-Geral da República

Artigo 50.°

Orgânica, quadro e regime de provimento

A orgânica, o quadro e o regime de provimento do pessoal dos serviços de apoio técnico e administrativo da Procuradoria-Geral da República são fixados por decreto-lei, ouvida a Procuradoria-Geral da República.

CAPÍTULO III Contencioso do Estado

Artigo 51.° Departamentos do contencioso do Estado

1 — Podem ser criados departamentos do contencioso do Estado.

2 — Os departamentos do contencioso do Estado têm competência em matéria cível, administrativa ou, conjuntamente, cível e administrativa.

3 — Os departamentos do contencioso do Estado são criados por portaria do Ministro da Jus-

tiça, sob proposta do Conselho Superior do Ministério Público.

4 — A portaria do Ministro da Justiça fixa a área de competência territorial dos departamentos do contencioso do Estado, estabelece o respectivo quadro de magistrados e regulamenta os serviços de apoio, nos termos do artigo 215.°

5 — Os departamentos do contencioso do Estado organizam-se na dependência da Procuradoria-Geral da República ou das procuradorias--gerais distritais, conforme a área da sua competência territorial exceder ou não o âmbito do distrito judicial.

Artigo 52.°

Composição

1 — Os departamentos do contencioso do Estado são dirigidos por procuradores-gerais-ad-juntos ou por procuradores da República.

2 — Nos departamentos do contencioso do Estado exercem funções procuradores da República e procuradores-adjuntos.

Artigo 53.°

Competência

Compete aos departamentos do contencioso do Estado:

a) A representação do Estado em juízo, na defesa dos seus interesses patrimoniais;

b) Preparar, examinar e acompanhar formas de composição extrajudicial de conflitos em que o Estado seja interessado.

CAPÍTULO IV Acesso à informação

Artigo 54.°

Informação

1 — É assegurado o acesso, pelo público e pelos órgãos de comunicação social, à informação relativa à actividade do Ministério Público, nos termos da lei.

2 — Para efeito do disposto no número anterior, poderão ser organizados gabinetes de imprensa junto da Procuradoria-Geral da República ou das procuradorias-gerais distritais, sob a superintendência do Procurador-Gefal da República ou dos procuradores-gerais distritais.

CAPÍTULO V Procuradorias-gerais distritais

secção i Procuradoria-geral distrital

Artigo 55.°

Estrutura

1 — Na sede de cada distrito judicial existe uma procuradoria-geral distrital.