O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4440 | II Série A - Número 110 | 04 de Julho de 2003

 

abrangendo um leque de inúmeras pequenas, médias e grandes empresas. Destaca-se a Companhia das Lezírias, SA, que é proprietária na freguesia de uma área com cerca de 12 000 hectares e cuja sede social se encontra em Samora. De salientar que, para além desta vastíssima área, há ainda largos milhares de hectares com aptidão para a pecuária, onde pontificam o charolês, as famosas carnes bravas da região, largos milhares de ovinos, equinos e ainda importantes produções de gado leiteiro, com muitas centenas de animais a produzir. A freguesia produz anualmente largos milhares de arrobas de cortiça.
Neste imenso território pastam toiros de algumas das mais afamadas ganadarias de Portugal: Ganadaria Palha, Herdeiros de Conde Cabral, Oliveira Irmãos, Herdeiros da Casa Camarate, Sociedade Agrícola de Santo Estêvão, Manuel José da Ursula, Herdeiros de José Palha e Casa Prudêncio.
Desenvolvem a sua actividade profissional em Samora Correia vários profissionais de renome ligados, nacional, e internacionalmente, à tauromaquia, promovendo uma actividade económica em expansão.
Quanto à indústria, estão a laborar na freguesia mais de 150 empresas, distribuídas pelas áreas dos transportes, produtos alimentares, construção civil, metalomecânica, electricidade e comunicações.
O comércio é próspero. Desenvolve-se através de mais de 350 empresas, actuando nas mais diversas actividades de retalho e por grosso.
O turismo tem também algum peso económico na freguesia e desenvolve-se de forma itinerante, isto é, não residencial. Para além do já citado turismo rural de Braço de Prata e da Baracha, dos 17 restaurantes da freguesia e de uma pousada, há anualmente vários eventos que trazem à vila milhares de forasteiros e que são: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe; o conhecido Carnaval de Samora; a feira anual; o Festival de Gastronomia da Lezíria; as Festas dos Santos Populares no Porto Alto e ainda um mercado mensal.
Para apoiar este desenvolvimento económico existem em Samora Correia oito agências bancárias.
Educação, apoio social e saúde:
Educação:
Dispõe a freguesia de adequadas infra-estruturas de educação: Escola Infantil de Trânsito, ATL, dois agrupamentos escolares, que agregam jardins de infância, escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário, equipados com um pavilhão gimnodesportivo polivalente, também ao serviço da comunidade.
Apoio social:
Entre os vários estabelecimentos de apoio à terceira idade existentes na freguesia salienta-se o lar da Fundação Padre Tobias, recentemente inaugurado e que alberga mais de 200 idosos.
Saúde:
Conta a freguesia com um centro de saúde e uma extensão de saúde; três farmácias, três centros de fisioterapia, três laboratórios de análises clínicas, várias clínicas e vários consultórios dentários privados.
Desporto e cultura:
Para a prática do desporto e lazer existem dois pavilhões gimnodesportivos, três campos de ténis, vários polivalentes de bairro, um estádio de futebol relvado e mais quatro campos pelados. Existe ainda uma piscina coberta e aquecida.
Património e cultura:
No âmbito do património cultural, e na zona central de Samora Correia, pontificam a Igreja Matriz e o Palácio do Infantado, cuja fachada teve uma intervenção recente e que, tendo sido classificado de interesse concelhio, dá vida à Biblioteca Municipal. '
São ainda de assinalar a Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo Isidro e a Fonte dos Escuteiros.
A cultura na freguesia desenvolve-se através das várias colectividades existentes que, para o efeito, contam com espaços razoavelmente apetrechados. No âmbito público municipal, registam-se algumas carências, estando já em construção um centro cultural que virá preencher este vazio.
Ambiente e segurança - ambiente e infra-estruturas básicas:
O ambiente é protegido por cinco estações de tratamento de águas residuais e ecopontos de recolha de resíduos para reciclagem. Sentem-se ainda, neste área, algumas carências que só a restauração do concelho poderá resolver.
O abastecimento de água é conseguido por um sistema em rede com capacidade para 40 000 habitantes. A drenagem de esgotos é uma realidade para 90% da população de Samora Correia.
Segurança:
Para cuidar da segurança há um efectivo da GNR instalado num moderno quartel recentemente inaugurado e um corpo de bombeiros voluntários razoavelmente apetrechados.
Associativismo:
O associativismo em Samora Correia é pujante e diversificado. Desenvolve-se, fundamentalmente, graças ao esforço generoso de mais de uma dezena de associações sediadas na freguesia.
Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS):
Fundada em 10 de Maio de 1921, é a mais antiga agremiação cultural da freguesia e também uma das mais representativas. A base de apoio tem como suporte mais de 3000 associados e fomenta uma intensa actividade em prol da cultura, com base num bem estruturado conjunto de secções que se enumeram:
- Banda musical, com 53 executantes;
- Escola de música, com uma ocupação média de 30 alunos;
- Ginástica para vários escalões etários repartidos por acrobática, aeróbica, trampolins e manutenção, movimentando mais de 150 praticantes;
- Natação, que envolve vários escalões juvenis e seniores e tem alguns campeões nacionais da modalidade;
- Pesca desportiva - esta secção preenche a época com várias provas de rio, barragens e mar;
Ciclo-turismo, com de 30 praticantes que percorrem, em média, anualmente, 1300 quilómetros.

Páginas Relacionadas
Página 4448:
4448 | II Série A - Número 110 | 04 de Julho de 2003   Artigo 9.º Element
Pág.Página 4448
Página 4449:
4449 | II Série A - Número 110 | 04 de Julho de 2003   origem os cidadãos fil
Pág.Página 4449
Página 4450:
4450 | II Série A - Número 110 | 04 de Julho de 2003   autoridades portuguesa
Pág.Página 4450
Página 4451:
4451 | II Série A - Número 110 | 04 de Julho de 2003   Artigo 2.º Produçã
Pág.Página 4451