O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56
5."—Dos propriclnrios de fabricas dc papel do concelho da Feira, pedindo reducção das taxas fixadas na proposta dc lei da contribuição industrial.
Foi á commissão de fazenda.
6."—Da camara municipal de MonTAlegre, fazendo algumas considerações sobre a directriz da eslrada dc Braga a Chaves.
Foi á commissão de obras publicas.
7."—Da camara municipal da Chamusca, pedindo providencias legislativas para melhorar a policia das margens do Tejo c a salubridade d'aquella villa.
Foi á mesma comniissão.
8."—Da camara municipal de Ponla Delgada/ pedindo a conservação da relação dos Açores. Foi á commissão de legislação.
9."—Da camara,municipal de Villa Franca do Campo, na ilha de S. Miguel,'no mesmo senlido que a antecedente. Foi á mesma commissão.
10."—Duas representações, apresentadas pelo sr. Jacome Correia, de muilos habitantes do districto de Ponta Delgada, pedindo o mesmo que as antecedentes.
Foi à mesma commissão.
11.*—Da camara municipal de Angra, pedindo a extineção da relação dos Açores. Foi á mesma commissão.
12."—De tóuitos habitantes do dislriclo de Angra, no mesmo senlido que a antecedente. Foiá mesma commissão.
Foram enviados, á com\i\issãb àe pòãé'et os diplomas dos srs. Jacome de Bruges e Pedro Roberto Dias da Silva.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA SIÈSA REQUERIMENTOS
1.*—Renovo a iniciativa do requerimento que apresentei em sessão de 20 de março, pedindo ao governo esclarecimentos, pelo ministério do reino, acerca dos bens pertencentes ás Caldas de Monchique. = Joaquim Jose' Coelhb de Carvalho, depulado por Lagos.
2."—Havendo eu requerido em 8 de março, que se offi-ciasse ao ex.m* ministro do reino, para este solicitar, com urgência, das repartições competentes, c fazer remetter prom-plamente a esta camara uma nota official do plano de estudos médicos seguido na universidade e nas escolas, com designação da distribuição das matérias, seu lempo dc leitura em cada anno e livros adoptados para tcxlO; e tendo já passado mais de um mez, sem que laes documentos tenham chegado a esta casa, requeiro que novamente se inste com o governo pela urgência d'aquella remessa c se lhe peça que informe esta camara, se porventura se expediram cm tempo as ordens necessárias, ou se algum motivo tem impedido a sua execução. —Luiz Albano de Andrade Moraes, depulado pelo circulo 81.
3.°—Requeiro quo, pelo ministério da fazenda, sejam remettidos lodos os papeis c documentos relativos á emissão que fraudulentamente foi feita dc cautelas do fundo deamortisa-ção, e que consta foram pagas ou indemnisadas, em lempo anterior, pelo governo.—Barros e Sá.
4.°—Requeremos que, pela repartição competente, seja enviada a esta camara uma nota do numero de causas julgadas na relação dos Açores nos tres últimos annos de 1857, 1858 e 1859, com dislineção dc eiveis, crimes c aggravos em cada um dos ditos annos, e das que ficaram pendentes n'aquelle tribunal no fim de 1859.=Jacome Corrcia=Vis-conde de Portocarrero.
5.°—Requeiro que, pela mesa, se inste o governo a informar a representação que em maio de 1857 lhe foi remettida da camara dos deputados, representação que a mesma camara tinha dirigido a camara municipal de Lagos, pedindo que lhe
fosse concedida a capella de Nossa Senhora da Graça, a fim de ser dedicada a S. Gonçalo de Lagos.
Sala das sessões, 9 de abril de 1860.—Joaquim José Coelho de Carvalho.
Foram remettidos ao governo.
NOTAS DE INTERPELLAÇÃO
1." — Pretendo interpellar o sr. minislro do reino, a respeilo das obras do edifício da academia polylcchnica do Porto, a fim dc saber porque sc não deu cumprimento á porla-riá de 19 de janeiro de 1858, que as mandou continuar, e se o governo faz tenção de incluir no orçamento de 1861 alguma quantia para a continuação d'aquellas obras, ou se abandona a idéa de as fazer continuar.= O deputado pelo Porlo, Joaquim Ribeiro de Faria Guimarães. •
2." — Desejo chamar a altenção do sr. minislro das obras publicas sobre a comparação das actuaes medidas de capacidade de seccos com as do novo systema legal de pesos c medidas.
No Algarve as medidas dc capacidade adoptadas são o meio alqueire com volta c rasa, c o-meio alqueire cogulado.
A comparação feita nos differentes municípios do districto de Faro, pela commissão ahi enviada ad hoc cm 1858, só allendeu á capacidade do HieiValqucire fasd sem volta, épor isso as tabeliãs de comparação que se houverem formado ou se formarem com tal base,''não podem representar a relação entre as actuaes medidas dé Capacidade de seccos c as do novo syslema legal de pesos é mtídidás. ' ' 1
Sala das sessões, 9 de abril dc 1860.= Joaquim José Coe-Iho de Carvalho, depulado por Lagos.
3."—Comprehendendo-sc tio plano geral das eslrada do reino um ramal que vem desde Sanla Cornba-Dão alé á Can-cella, aonde passa a estrada que vem da Fpz-Dão, e sendo da ultima convertiencia para o Commercio da Beirã', que aquelle ramal continue desde a Cancclla até á Venda dó Porco,'cuja extensão será dc 10 kilomelros pouco mais ou menos, seguindo á Ponte de S. João dc Areias, Torre'de Tábua', Barras e Condosa, e d'ahi á estrada que vem'de Coimbra; requeiro que sc recommende ao sr. minislro das obras publicas, que tomando esle objecto em toda a consideração, mande desde já fazer os estudos necessários sobre aquelle ramal, c que seja prevenido de que cm tempo competente o desejo interpellar sobre o andamento que deu a 'èslc requerimento. == A. R. Abranches.
Manddram-sc fazer as communicações rcspcàlivas.
SEGUNDAS LEITURAS ' ...
PROPOSTAS
1." — Requeremos que sejam remettidas á commissão dc legislação Iodas as representações que desde 1812 tèem sido enviadas á camara pelos povos das ilhas dc S. Miguel, Santa Maria, Fayal, Pico c S. Jorge, pedindo i conservação da relação dos Açores, c que devem exislirna secretaria d'csta camará, a fim dc que lhe sejam presentes póV occasião dc dar o seu parecer sobre a proposta de lei para a cxllncçãò.dá relação dos Açores. —Jacome Corrcia = Visconde de Portocarrero.
Foi á commissão dc legislação.
2."—Renovo a iniciativa do meu projeclo de lei, apresentado na sessão dc 30 de novembro dc 1859, c publicado np Diário da Camara do 1." dé dezembro d'esse mesmo ánno, para a abolição dos passaportes no transito interior do'paiz. = D. Rodrigo José. de Menezes, deputado por Villa Nova de Famalicão. - 1 '¦
Foi á commissão de administração publica.
3.* — Considerando que à eslrada dc Braga a Chaves foi decretada pela lei de 22 de julho de 1850 pela villa dé Rui-vães e Alturas; ' '"