O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

já está em funccionamento segundo os decretos com força de lei de 29 de agosto e 19 de dezembro de 1907;

e) Nota especificada dos depositantes e importancias dos respectivos depositos existentes na Caixa Economica Portuguesa e suas agencias, no dia 31 de dezembro de 1908;

f) Nota de todos os warrants descontados na Caixa até 8 de março corrente, em virtude da lei de 19 de setembro e legislação anterior.

2.° Do Ministerio da Marinha.

a) Nota das armações, cercos, veleiros e vapores de pesca, inscritos nos diversos portos nacionaes;

b) Copia de qualquer proposta apresentada para a transferencia do Arsenal de Marinha para a margem esquerda do Tejo, e, outrosim, de qualquer offerta de operação financeira para realizar tal obra.

3.° Do Ministerio dos Estrangeiros!

a) Copia das notas trocadas entre o titular da pasta e os nossos representantes diplomáticos em Londres, Paris, Berlim e Bruxellas, a proposito da ultima campanha de descrédito levantada por alguns jornaes estrangeiros;

b) Nota detalhada dos nossos agentes consulares de 1.ª classe, em exercicio, na disponibilidade ou em serviço especial no respectivo Ministerio.

Mandou-se expedir.

O Sr. Mello Barreto: - Mando para a mesa o seguinte

Pedido

Não me tendo chegado a palavra antes da ordem do dia, peço a V. Exa. se digne fazer chegar ao conhecimento do Governo o telegramma seguinte, que me foi dirigido, officialmente, como Deputado da Nação:

Telegramma

Valpaços, 8 ás 2 horas e 16 minutos da tarde - Deputado Mello Barreto. - Lisboa. - A camara da minha presidencia vem perante V. Exas. solicitar valioso patrocinio, a fim de remediar sua situação angustiosa. Esta camara, que tinha contribuições a receber, que deve dois annos aos seus empregados e oito prestações do emprestimo ao Credito Predial, ficou absolutamente sem recursos, porque foram queimados todos os conhecimentos da contribuição directa, unica que esta camara recebia. Vem pois pedir a V. Exas. solicitem dos poderes do Estado um subsidio para poder recorrer ás despesas mais urgentes e inadiaveis, sem o que veremos paralysada a vida municipal deste infeliz concelho. E igualmente indispensavel nova avaliação predios para confecção matrizes, pois as que escaparam do incendio estão por tal forma inexactas que seria uma iniquidade ordenar sejam postas em execução. Urgente é tambem abrir trabalhos publicos, sem o que insustentavel se torna a vida dos trabalhadores ruraes, victimas hoje da maior miseria. = Presidente Camara, Luis Pimentel.

Mandou-se expedir com urgencia.

O Sr. Queiroz Ribeiro: - Mando para a mesa o seguinte

Aviso previo

Desejo interrogar, com a maior urgencia, o Sr. Ministro do Reino sobre as illegalidades e violencias do administrador do concelho de Vianna do Castello, especialmente com relação á escandalosa e arbitraria nomeação de cabos de policia nas freguesias de Affife, Carreco e Nogueira, bem como aos abusos commettidos contra a liberdade individual.

Mandou-se expedir.

O Sr. Caeiro da Matta: - Mando para a mesa o seguinte

Aviso previo

Desejo interrogar o Sr. Ministro da Justiça sobre o provimento da igreja de Refoios, diocese de Braga, e ácerca do regulamento dos serviços de correição aos officiaes de justiça.

Mandou-se expedir.

ORDEM DO DIA

Eleição de commissões

O Sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição simultanea das commiss5es de marinha e do ultramar.

Faz-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Vae proceder-se ao escrutinio. Convida para escrutinadores os Srs. Visconde de Coruche e Visconde de Villa Moura.

Feito o escrutinio, verificou-se terem entrado nas urnas 57 listas, fiando eleitos por igual numero de votos para as commissões de marinha e ultramar os seguintes Srs.:

Commissão de marinha:

Antonio Hintze Ribeiro.
Antonio Osorio Sarmento Figueiredo.
Antonio Rodrigues Nogueira.
Ernesto Julio de Carvalho e Vasconcellos.
João do Canto e Castro Silva Antunes.
Manuel Antonio Moreira Junior.
Manuel Telles de Vasconcellos.
Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla.
Vicente de Moura Coutinho de Almeida d'Eça.

Commissão do ultramar:

Adriano Anthero de Sousa Pinto.
Alberto de Castro Pereira de Almeida Navarro.
Antonio Duarte Ramada Curto.
Antonio Rodrigues Nogueira.
Ernesto J. de Carvalho e Vasconcellos.
João Carlos de Mello Barreto.
João Henrique Ulrich.
José Paulo Monteiro Cancella.
Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla.
Luis Vaz de Carvalho Crespo.
Manuel de Brito Camacho.

O Sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição simultanea das commissões de fazenda e administração publica.

Faz-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Vae proceder:se ao escrutinio. Convida para escrutinadores os Srs. Conde de Castro e Solla e Valerio Villaça.

Feito o escrutinio, verificou-se terem entrado nas urnas 55 listas, ficando eleitos por igual numero de votos para as commissões de fazenda e administração publica os seguintes Srs.:

Commissão de fazenda:

Alberto de Castro P. de Almeida Navarro.
Alfredo Pereira.
Anselmo A. Vieira.
Carlos Augusto Ferreira.
Conde de Castro e Solla.
Conde de Penha Garcia.
João Soares Branco.
José da Ascensão Guimarães.