O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[580]

mo collegio. Foi mandada á Commissão encarregada da reforma do dito collegio.
15.º Uma participação de doente do Sr. Deputado Carlos José da Cruz. Ficárão as Cortes inteiradas.

Feita a chamada, achárão-se presentes 100 Deputados, faltando com causa, os Srs. Gomes Ferrão, Gouvêa Durão, Carlos José da Cruz, Borges de Barras, Pessanha, Sousa Moreira, Innocencio Antonio de Miranda, Pinto de Magalhães, Corrêa da Serra, Manoel Antonio Martins, Marcos Antonio de Sousa, e Rodrigues Bandeira; e sem causa o Sr. Rodrigues de Andrade.

O Sr. José Maximo leu uma indicação, para que em dois dias da semana se fação duas sessões extraordinarias, sendo uma dellas destinada a pareceres de Commissões, e a outra a segundas leituras e indicações: leu tambem outra indicação para que as indicações e projectos sobre negocios de guerra, de fazenda, de infracção de Constituição, de segurança publica, e todos que o Congresso julgar de urgencia, sejão postos em discussão, sem entrar na ordem geral da antiguidade. Ficárão ambas para segunda leitura.

O Sr. Freire leu um parecer da Commissão encarregada da refórma do collegio dos nobres, e se decidiu que se mandassem pedir as informações que a Commissão exige, e que ficasse para entrar em discussão regular o que não são informações.

O Sr. João Victorino, tendo pedido a palavra, disse:- Recebi uma carta de Viseu, assignada por muitos cidadãos, na qual me pedem participe ao Congresso que ali se fizerão as exequias ao regenerador Manoel Fernandes Thomaz, com grande pompa, e me dizem mesmo, que imitando, até onde o podia ser, o mesmo acto funebre que se celebrou por morte da augustissima Rainha a Senhora D. Maria I. O que participo para mostrar o espirito patriotico que anima aquelles povos: peço que se lance na acta.

Indo a passar se á ordem do dia, foi introduzido na sala com as formalidades do costume o Ministro e Secretario d'Estado dos negocios da fazenda, entrárão em discussão as seguintes verbas da despeza daquella repartição:

N. 13.

Depositos que se hão de restituir a seus donos

[Ver tabela na imagem]

N. 14

Despezas feitas pelos exactores dos rendimentos etc.

[Ver tabela na imagem]

N. 15.

Guarda-Barreiras de Lisboa.

[Ver tabela na imagem]

N. 16.

Thesouraria de 1. por cento de ouro.

[Ver tabela na imagem]

N. 17.

Junta do tabaco, e alfandega do dito.

[Ver tabela na imagem]