O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

517
(O orador foi cumprimentado por muitos srs. deputados.)
O sr. Carlos Bento:—............................
O sr. Presidente: — Declaro á camara que, em consequência de um dos membros do gabinete ter feito saber á mesa, que podia, sem inconveniente, continuar amanhã esta dis-
cussão, porque podia estar presente a ella um dos srs. ministros, resolvi não dar para trabalhos de commissões o dia de amanhã, mas a continuação da mesma ordem do dia que vinha para hoje. (Apoiados.) Está levantada a sessão. Eram quatro horas da tarde.
PARECERES
o
Senhores:—A vossa commissão de obrai publicas é de parecer, qire devem remclter-sc ao governo para as lomar na devida consideração, diversas representações sobre directrizes de estradas, comprehendidas no contrato celebrado com Charles Langlois; a fim de serem pelo mesmo governo tomadas na consideração que merecerem.
Sala da commissão de obras publicas, aos 16 de abril de 1860. = Thiago de Horta = Hermenegildo Gomes da Palma' =Antonio de Carvalho=Joaquim Thomas Lobo d'Avila = José Maria da Ponte e Horta = Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque,
P
Senhores:—A vossa commissão de obras publicas entende que devem ser remettidas ao governo, para as tomar na consideração que merecem, as representações relativas á directriz da estrada de Lisboa a Torres Vedras, nas quaes tanto os habitantes dos Olivaes como os de S. Miguel de Milharado (concelho de Mafra), pedem que na construcção da mesma eslrada se não abandone a directriz antiga, passando pela Cabeça de Monlachique.
Sala da commissão de obras publicas, aos 16 de abril dc 1860. = 7YHri//o de Horta = Hermenegildo Gomes da Palma = Antonio de Carvalho^ Joaquim Thomas Lobo d'Avila = José Maria da Ponte e Horta=Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque.
Q
Senhores:—A vossa commissão de obras publicas procedeu ao exame das representações das camarás municipaes dc Óbidos c Peniche, a ultima das quaes vem tambem assignada pelo administrador e grande numero de habitantes do concelho, pedindo ambas a construcção da eslrada entre Peniche e Óbidos, e pedindo alem d'esla, a camara municipal de Óbidos o reparo da estrada que liga Óbidos com Lisboi, passando a Torres Vedras.
Emquanlo á primeira d'cstas estradas, lem a vossa commissão a observar:
l.° Que uma parte d'ella está já conslruida, desde a villa das Caldas da Rainha alé ao ponlo da Quinla das Janellas, que fica a poucos melros distante da villa de Óbidos. Basta dizer-se que esta estrada entronca nas Caldas da Rainha com a grande estrada de Lisboa ao Porlo, passando por Leiria, cabeça do dislriclo dc que os dois concelhos representantes fazem parte, c da qual cidade costumam ser fornecidos os destacamentos para a guarnição da praça dc Peniche, pelo corpo mililar estacionado na mesma Leiria,; para se depre-hender a grande importância administrativa e mililar da estrada pedida. Como estrada commercial não vale ella menos para aquelles concelhos, e mui especialmente para o de Peniche, sendo por meio d'clla que dá saída aos seus produ-ctos de pescarias e outros.
Quanlo á estrada de Óbidos a Torres, e d'ali a Lisboa, sem desconhecer a sua importância commercial para Óbidos,, c innegavel que só a Óbidos aproveita, e por isso não pôde a vossa commissão deixar de estabelecer a preferencia a favor da outra que aproveita a Óbidos e a Peniche.
Sabe a vossa commissão, que o governo se tem oceupado do estudo da directriz de parte d'essa estrada entre Torres Vedras e Lisboa, e uma vez esta determinada e executada a conslrucção d'ella, parece á vossa commissão ser então a occasião de se proceder á sua continuação alé Óbidos, se o governo se achar com meios de a poder emprehender.
Por isso a vossa commissão, remettendo ao governo as representações para as lomar na consideração que merecerem, entendeu dever em lodo o caso chamar mais particularmente a attenção do governo sobre a parte das.dilas representações relativa á eslrada de Peniche a Óbidos; 1.*, por ser util aos dois concelhos requerentes; 2.°, por estar parte da estrada conslruida; 3.*, e finalmente porque os representantes do concelho de Peniche offerecem-se a contribuir com um valioso contingente de braços e transportes para a confecção da estrada reclamada, offerecimenlo que se não deprehende da representação da camara de Óbidos, em relação á estrada para Torres Vedras.
Sala da commissão de obras publicas, aos 13 de abril de 1860. = Thiago de Horla=Hermenegildo Gomes da Palma •= Antonio de Carvalho =¦ José Maria da Ponte e Horta = Joaquim Thomas Lobo e2'vlci7a== Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque.
R
Senhores:—A vossa commissão de obras publicas examinou a representação da camara municipal de Thomar, na qual esta reqner o mesmo que lem sido representado, não só n'esta legislatura, mas nas duas precedentes; isto é, que se continue a estrada desde Thomar a Coimbra, passando pelo ponto dos Cabaços. O grande numero de representações n'este sentido mostra de sobejo a importância e urgência de similhante via de communicação. Ao governo, a quem a vossa commissão é de parecer seja esta representação remetlida, como o foram as outras tendente^ ao mesmo fim, cumpre toma-la na consideração que merecer.
Sala da commissão de obras publicas, aos 16 de abril de 1860. =Thiago de Horta-^ Hermenegildo Gomes da Palrna = Antonio de Carvalho—Joaquim Thomas Lobo d'Avila^ José Maria da Ponle e Horta = Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque.
S
Senhores:—A vossa commissão de obras publicas, sobre as propostas dos srs. deputados Francisco Joaquim da Costa e Silva, na {qual pede se recommende ao governo mande proceder a esludos sobre a eslrada dc Ovar a Oliveira de Azeméis, e dos srs. deputados Julio do Carvalhal, Ferreira Pontes, Alves Feijó e Moraes Soares, pedindo igualmente sc mande proceder a estudos sobre a eslrada de Chaves para Moncorvo por Valle Passos, Mirandella e Villa Flor, é de parecer que tacs proposlas sejam remettidas ao governo para as lomar na consideração que merecerem.