O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

—219—

binete transacto pendia ainda do suffragio dos comicios, e appellando para elles o governo tinha o dever estricto de manter rigorosamente a sinceridade da eleição, e talvez alguem mais escrupuloso entendesse mesmo, que a neutralidade absoluta do poder diante da urna. (Apoiados.) Esse programma hoje ha de accomodar-se ás circumstancias, adaptar-se á posição dos negocios, e tomar em conta a significação do voto eleitoral e o sentido, a expressão politica da camara. As situações não param, nem as necessidades publicas se remedeiam todas pelos mesmos methodos. Progressivas por indole e natureza a obrigação é encara-las em referencia ao dia de hoje, não olhando para traz senão para consultar os factos com experiencia viva do passado.

Quem imaginar que as situações se repetem, illude-se completamente; na ordem politica as ressurreições são tão impossiveis como na ordem natural. (Apoiados.) O que passou não voltará do mesmo modo, com as mesmas feições e igual significação. Nem os homens, nem as sociedades podem deixar de caminhar constantemente; ha uma voz occulta que os chama e estimula, uma lei que nos prohibe o repouso e a quietação. Deus deu aos povos, assim como aos individuos o desejo e a esperança para os levarem infatigáveis por todos os trilhos e fadigas, sempre com os olhos filos no melhor futuro, sempre com a firme crença de que o seu destino lhes promette maiores vantagens. Imaginar pois, que a resurreição dos factos mortos póde dar-se, seria acreditar no impossivel; e hoje, depois de encerradas as grandes epochas do evangelho, os milagres tornam-se raros! O progresso das sociedades não se interrompe nunca, embora algumas pareçam momentaneamente adormecidas. Se um paiz condemnado, mudo e cego diante dos grandes rasgos d'este seculo, parasse para ficar, seria a estatua de Sara com o rosto voltado para o sepulchro do passado, immovel e inerte; depressa os ardores e os lumes do sol explendido da civilisação viriam fundi-la e derrete-la, e nem vestigios deixaria para tornar a sua loucura memoravel. (Apoiados — Vozes: — Muito bem.)

Os tempos em que os partidos acampavam á parte, cobrindo as suas trincheiras de vedetas e os seus postos avançados de insultadores publicos, já vão distantes. Dos odios declamatórios e das iras desgrenhadas e tribunicias já ninguem se lembra senão para sorrir. O testamento das velhas parcialidades foi escripto e encerrado no dia em que o acto adiccional fechou a estacada ás facções, consummando a alliança do throno e da liberdade.

Por isso, hoje ignoro, e espero que todos ignorem profundamente na administração as antigas denominações, que peço licença para repelir, porque ainda não foram prohibidas, de historicos, regeneradores, cartistas e setembristas!!

Já tive a honra de dizer á camara, que para mim, depois de votado o acto addicional, depois de elle ser aceito por todas as opiniões liberaes, as velhas divisas e emblemas das fracções ficaram obsoletas, e pouco hão de demorar-se que não desappareçam. Os rancores, as discordias e as tristes e inuteis contendas dos ultimos vinte annos desceram ao sepulchro com a geração que os entreteve, e caíu sobre elles a cal virgem, o véu do eterno esquecimento. (Apoiados.) Historicos? para mim não ha senão um gremio de historicos, e a esses venero-os e respeito-os profundamente. São os gloriosos vultos de todas as eras e de todos os seculos; são os homens illustres do nosso tempo, da epocha que estamos atravessando. Quando eu vejo entrar as portas d'esta sala algum d'estes vultos que já trazem diante de si a sombra do monumento, que seja o vencedor da Aceiceira, que fosse o velho duque de Palmella, que haja de ser o heroe de Almoster, curvo-me respeitoso diante da espada que nos abriu a estrada da liberdade, diante do grande engenho e do grande coração que não desanimou com os desastres e tirou do infortunio, até os meios de restaurar um throno!

Quando passavam diante de mim vultos da estatura de José da Silva Carvalho, inclinei-me sempre, porque o merecia o homem de mais alma que honrou Portugal n’estes nossos dias. Seguro e constante na adversidade, como se das as venturas o embalassem, os que o viram no cerco do Porto, estreitado pelos batalhões inimigos e pelas angustias da fome e da escassez de todos os recursos, sabem que fôrça de animo foi precisa ao ministro de D. Pedro para não desesperar da victoria, e constranger a fortuna a premiar com o seu primeiro sorriso a constancia inabalavel do principe é dos seus briosos companheiros de armas.

Todos esses homens—e louvo com o mesmo desassombro os vivos—pelo seu esforço, pela sua inteireza, pelo raro loque do seu espirito, crearam um exercito, pelejaram batalhas de um contra dez, triumpharam das balas e de todos os flagellos, desencadeados para os provar, a fome, a peste, os rigores das estações e o intimo desconfôrto, e por acções que um dia ainda hão de parecer fabulosas mesmo na historia, coroaram o prodigio do cerco pelos prodigios de Almada, do Porto e de Lisboa. Quem recordando tantas proezas e sacrificios, e vendo passar os duques de Saldanha e da Terceira, os generaes d'essas pelejas admiradas, não se curvará, como eu me curvo, abaixando a vista deslumbrada pelo sol da gloria, saudando n'elle os verdadeiros heroes de uma verdadeira epopeia! (Apoiados — Vozes: — Muito bem.)

Estes homens illustres, estes grandes vultos, em todas ás classes e profissões fazem o orgulho de um povo; e o nome de Mousinho da Silveira, meditando no rochedo da Terceira e no exilio, as revolucionarias e ousadas providencias com que demoliu pela base os antigos erros economicos, libertando a terra e o trabalho e assentando os fundamentos de uma completa reorganisação social, é um nome que, aplacadas as paixões do conflicto, ha de sobreviver elogiado na pagina mais honrosa dos nossos fastos modernos.

Eis os homens historicos para mim, os que eu acato e venero. Ganharam o seu titulo e trazem comsigo os brazões da sua nobreza civica. Vieram antes de nós, derramaram o sangue, arriscaram a cabeça, lutaram com todas as armas para nos conquistarem as liberdades que hoje lemos. O nosso dever é, não esquecermos o serviço e aperfeiçoarmos a obra. A historia conhece-os, e ha de cita-los; e por isso elles e nós devemos honrar-nos de lhes darmos o appellido que lhes pertence. Envergonhar-se d'elle seria como se a Inglaterra se escusasse de applaudir com admirarão, e de exaltar como historicos os Pitts, os Chatans, os Nelsons, os Peels e os Wellingtons, quando elles com a pena e com a espada a elevaram ao gráu de prosperidade que faz a inveja e o respeito das outras nações. (Apoiados.)

Vultos como Palmella, Saldanha, Terceira, Silva Carvalho e Mousinho da Silveira, são para nós o mesmo; e decipada a nebrina das injustiças e das paixões, quando batera hora da rasão e da verdade, as trevas rasgam-se e a luz da immortalidade levantar-se-ha radiosa sobre elles, doirando-lhes o nome, (Vozes: — Muito bem.) em quanto a posteridade irá inclinar-se diante da sua memoria! (Apoiados.) São historicos, sim; mas não para alvo de escarneos, não para moto de irrisão, mas para lhes rendermos á elogio, que por modestia sua lhes não demos em vida, exaltando-nos de os lermos honrado e de nos honrarmos com elles. (Vozes: — Muito bem.)

Só conheço uma casta privilegiada tristemente na variedade dos gremios politicos, mas seria injuriar a rasão, o trata-la de historica, é a casta dos rotineiros adoradores dó passado, immobilisados em uma data, em uma paixão partidaria, em um odio pessoal e implacavel. Crystallisações fataes dos sedimentos de todos os erros e delírios envelheceram a detestar, e hão de morrer sem perceberem a sua epocha, nem perdoarem aos talentos elevados. Marcaram em volta de si barreiras immutaveis, acanharam o circulo quanto poderam, e percorrendo, como senhores os seus dominios, admiram-se e ufanam-se de os verem despovoados e solitários. (Riso) A exclusão e a intolerancia são as unicas divindades do seu rito; a admiração de si proprios em epochas mortas, o seu culto; o enredo, a difamação occulta, a inveja, e os ardis estafados os seus meios de arção. Anachronismos vivos teriam horror de si até se voltassem a cabeça para diante! A gravidade dos Bonzos é para elles, suprima sabedo-