O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

—223—

cão. É exigir de mais o acreditar que o estado póde querer o bom e zeloso serviço do empregado, retribuindo-o de modo que mal lhe mala a fome! (Apoiados.)

Os exemplos sobejam entre nós, citarei um só por expressivo. Porventura, o ordenado actual, dizimado pelas reducções, satisfaz ao lente e ao professor as fadigas do seu lavor intellectual e o custo dos livros, dos instrumentos da sciencia que precisa empregar? Ninguem dirá que sim. E esta posição é digna do paiz e dos homens illustrados que são elevados ao magisterio? Ve-se isto em outra parte? Magoa dize-lo, mas a estas economias chamarei eu sempre economias caras. (Apoiados.) Deshonram o talento, e não honram a nação.?as outras profissões succede o mesmo. Juizes, administradores, tudo se curva a igual decreto. Pois os escassos honorarios que se pagam podem reputar-se como justa retribuição do serviço prestado á sociedade? Os lentes, no estrangeiro, não ha talvez um só que não accumule por differentes funcções o melhor de 2;000$000 reis; e é o modo de cultivar as leiras, e de adiantar a sciencia; porque a intelligencia ha de resentir-se dos cuidados e angustias do chefe de familia, e se elle tiver todos os dias de combater com a estreiteza dos seus meios, não se esperem d'elle os vôos desassombrados de espirito livre e desafogado,

O que digo dos lentes digo dos outros empregados; não se espere nunca severa fiscalisação de empregados mal retribuidos. É uma verdade palpavel. (Apoiados.) Não imponham rasgos de probidade a homens que lutam com a miseria. Se ha nobres excepções não as tomem pela regra, que se illudem. (Vozes: — Muito bem,) Dizia Borges Carneiro que se a fome entrasse pela poria a virtude havia de saír pela janella, (!) e não póde deixar de ser assim. Não devemos portanto exigir muito dos nossos empregados. Já não é pouco merecerem o nome de honrados.

As economias como as fazia Pitt, um dos maiores engenhos governativos de que se ensoberbece a Inglaterra, que atravessou com as armas na mão o grande periodo epico de Napoleão. As economias de Pitt é que devem servir de modelo. Lede as paginas eloquentes de Léon Faucher, pouco antes de succumbir á enfermidade que o arrastou ao tumulo no vigor dos annos, e vereis como se engrandecem os recursos de uma grande nação! Pitt, recorrendo aos emprestimos, não esqueceu a reorganisação dos serviços, e com ella poupou em menos de quatro annos mais de dois milhões esterlinos, em quanto creava receitas em muito maior escala. (Apoiados.)

Recentemente, quando rompeu a guerra do Oriente, a França preferiu os emprestimos, e a Grã Bretanha os tributos para subsidiarem os gastos da lula. Em quanto o governo imperial levantava mais de mil e quinhentos milhões de francos, mr. Gladstone, e depois d'elle mr. Cornival Lewis seu successor, appellavam para o in come tax o imposto do rendimento, e alcançavam com elle uma receita supplementar de seis milhões e meio esterlinos, podendo todo o exercicio attingir as altas proporções de mais de doze milhões.

Na Austria o plano de mr. Bruck segue os principios mais lúcidos, diminuindo as despezas e ampliando as receitas. O ministerio da guerra, que elle só em 1855 gastava duzentos e dezeseis milhões de florins, esta orçado para o anno de 1857 em cem milhões.

Em todas as nações sabe-se conciliar a economia, isto é, a melhor distribuição das receitas pelos serviços publicos, com os meios extraordinarios de crear recursos para acudir aos melhoramentos geraes. A Austria desde 1848 até 1555 consagrou só para caminhos de ferro e telegraphos electricos nada menos de cento e quarenta e dois milhões de florins! É assim que lá fóra se entende, e bem, que as despezas productivas não são economias para uma nação que sabe administrar-se. (Apoiados — Vozes: —- Muito bem.)

Posso errar, mas quero errar com os homens mais competentes da Austria, da França; e da Inglaterra. As despezas productivas semeiam, não consommem infecundamente. A Austria, que eu acabei de referir, ao passo que realisa economias de cem milhões, vota grossas sommas para aí obras publicas, para a instrucção, para telegraphos e para todos os melhoramentos; (Apoiados.) por consequencia quando espero grande exilo de uma administração sisuda e zelosa, não digo que paremos no caminho da civilisação. Quem hoje cruzasse os braços commettia um crime. Os progressos moraes e physicos estão no coração do povo. Seria um êrro sem perdão. As despezas productivas justificam-se por sí mesmas; e contrahindo emprestimos para as cobrir, hypothecamos o futuro; é com motivo, porque o futuro tambem é quem principalmente ha de colher os fructos.

E este é igualmente outro exemplo da escola ingleza do que fallei, e que a experiencia todos os dias recommenda. Ninguem duvida onerar o futuro quando o futuro tem nas obras a hypotheca e no desenvolvimento da sua prosperidade o premio.

Se houvesse uma camara que decretasse as trevas e o estacionamento, seria tal o pejo da sua obscuridade, que melhor fóra talvez fechar as portas d'esta casa; mas felizmente ninguem sustenta taes idéas. (Apoiados.)

O contrabando citou-se aqui, e foi a primeira medida por onde a Inglaterra começou a sua reforma; mas de que modo? diminuindo os impostos e tirando aos contrabandistas o premio da sua criminosa industria.

Multipliquem embora as leis, multipliquem as guardas fiscaes, que o contrabando não se extingue ou attenua senão em virtude de um systema novo. Reforma de pautas e policia fiscal, eis os dois meios de o combater e destruir. (Apoiados.) A administração entre nós carece de se refundir sobra novas bases; a instrucção insta por melhoramentos que a aperfeiçoem, a gerencia da fazenda mesmo pede grandes medidas, para produzir os effeitos que póde produzir.

Mas, porque não se votaram os emprestimos e impostos do plano do gabinete passado, segue-se que se condemnaram os tributos e os emprestimos? Não, mil vezes não! São pontos de confiança. São casos de necessidade. Concedem-se ou» recusam-se, conforme as tendencias do poder, as garantias de fiscalisação e as probabilidades de rigorosa applicação

Quando em 1845 se decretaram as contribuições de repartição, a opposição declarou-se em guerra contra o principio - Achava-o mau? Não! Pelo contrario. E a prova é que o adoptou sob os auspicios da regeneração com boas modificações.. A confiança é que explica os dois votos differentes; e hoje póde approvar-se o que hontem se repelliu, sem merecer a censura de incoherente.

As colonias e a marinha é outro ponto já tocado, e que só esboçarei de leve! Não desejo fazer aqui o inventario dos negocios publicos, mas peço ao nobre ministro da marinha cujas inspirações são tão elevadas, e que merece entre nós as, honrosa denominarão de Bayard portuguez, que olhe por, ellas com a circumspecção e amor que ha tanto tempo requerem, e que muitas vezes lhes tem faltado.

As glorias das nossas conquistas chamam por nós, e nos mares que d'antes cruzámos como vencedores ainda não morreu o grande echo dos nossos triumphos. Abrimos com Vascos da Gama o caminho para os reinos do Oriente; a nossa bandeira, no tope dos mastros das naus de D. Manuel, fazia tremer os mais audazes; mais dois seculos depois o imperio, fundado por Affonso de Albuquerque e D. Francisco de Almeida desmembrava-se, e descia ao sepulchro amortalhado, na purpura ensanguentada dos ultimos combates. Da conquista e navegação da Asia e da America só nos resta hoje quasi a memoria. Decahimos. Soubemos vencer, mas não soubemos lançar os alicerces de um podér duravel. O amplo adito do Tejo, hoje deserto, e então povoado dos alterosos galeões da India, entristece o anímo generoso dos que recordam o que fomos e o que estamos sendo. Não aproveitámos os exemplos, e por isso nos vemos reduzidos ás reliquias da passada opulencia. Esmorecemos com os revezes, tivemos no desastre clarões ainda do espirito heroico de nossos ascendentes; mas o valor dos derradeiros cavalheiros não póde salvar intacta a herança dos capitães da Asia e da America. Resignemo-nos! O que nos deixaram sobra assim mesmo para não termos inveja a muitos. (Apoiados. Vozes: — Bello!