O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-6-

que tinha direito a oppor-me, fui o primeiro que disse que desistia da preferencia, e se pedi agora a palavra foi para que se notasse esta irregularidade.

O sr. D. Rodrigo de Menezes: — Sr. presidente, eu creio que todos os illustres deputados eleitos concordarão que as assembléas têem direito de escolher um regimento ou quaesquer disposições para a boa ordem dos seus trabalhos (Apoiados.); e tanto isto é assim, que as assembléas que não têem tido regimento têem dado em resultado os peiores trabalhos. Mas isto não quer dizer, que na actualidade nós não tenhamos um regimento. Tanta rasão têem os illustres deputados para propor que seja o regimento de 1826, como têem outros para propor que seja o regimento de 1857; (Apoiados) parece-me que é a mesma cousa. Mas será delicado da nossa parte ir-nos hoje pôr de lado um regimento; que foi feito sobre a experiencia de muitos e longos annos? Digo que não; tanto mais que não ha necessidade alguma d'esta proposta, e se eu não fosse incapaz de attribuir ao nobre deputado algum outro fim politico, eu diria que o havia..

O sr. Alves Vicente (com vehemencia): — Peço a palavra. É uma insinuação.

O Orador: — O illustre deputado creio que não me póde fazer calar. Peço a v. ex.ª que tenha a bondade de declarar se eu fiz alguma insinuação...

O sr. Presidente: — Não ha, não fez.

O Orador: — O illustre deputado não me póde dar, nem aqui, nem em parte alguma, lições de civilidade; ha sete annos que tenho assento n'esta camara, e ainda não escandalisei nenhum dos meus collegas. (Muitos apoiados.)

O que diz o regimento de 1826? Diz que para a verificação dos poderes se escolham á sorte quinze membros, que formando tres commissões, tomem conhecimento da verificação de poderes. O que diz o novo regimento? Diz que se divida a assembléa em secções, e que estas secções, que são sete, tomem conhecimento dos processos eleitoraes, apresentando os seus pareceres por meio de relatorios. Qual d'estas disposiçoes será mais justa, mais equitativa, mais liberal? Será a primeira? Parece-me que não. Pela segunda toda a assembléa toma conhecimento do processo eleitoral e indifferentemente os homens de todos os lados da camara, de todos os partidos, de todas as côres, porque eu sou daquelles que querem aqui todas as côres, (Apoiados.) e quizera que os homens de todas as côres tomassem parte n'este trabalho innocente e tambem de dignidade, porque nenhum de nós, seja qual for a sua côr politica, tem empenho em lançar fóra d'esta casa um collega seu. (Apoiados.) Pois, sr. presidente, se isto é assim, para que é uma alteração d'esta ordem? Para que se diga lá fóra que se fez esta alteração para derogar um regimento, que dava liberdade á opposição de fallar e de discutir? Querem isto? Sr. presidente, eu vou dizer a v. ex.' o que se seguia antes de existir este regimento; via-se eleger commissões dentro d'esta casa da mesma maneira que algumas auctoridades administrativas promovem eleições de deputados lá fóra; viam-se listas de chapa virem aos massos aqui para dentro, e com pejo e vergonha minha e de muita gente as galerias presenceavam estas miserias. (O sr. Xavier da Silva: — Peço a palavra.) O nobre deputado não é capaz de negar o que estou dizendo, é muito digno, e estou certo que ha de concordar em que isto é verdade. Aqui se distribuiam listas, listas de chapa, listas que saiam da vontade unica e exclusiva do governo, e os seus amigos distribuiam aqui essas listas, e o escandalo era publico, e levava-se quinze e vinte dias a eleger aqui as commissões, e não se fazia nada.

Sr. presidente, para reformar isto, para reformar estes escandalos, escandalos que eu não imputo a ninguem, e imputo á juventude do systema, porque um homem é velho aos quarenta annos, como eu sou, mas um systema leva muitos annos a crear, tomou-se Uma providencia; havia faltas que se têem ido emendando a pouco e pouco, a somma das experiencias de muitos annos é este regimento que hoje se quer enterrar; (Apoiados.) é as secções que um grande deputado, o sr. Derramado, trouxe a esta casa como um bom principio libera), é estas secções que se querem extinguir. Agora digo: e para que? Pois nós não podemos durante os trabalhos d'esta assembléa para se constituir, que podem durar quatro ou cinco dias, usar d'este innocentissimo regimento que nos manda formar sete secções, e as sete secções darem o seu parecer sobre as eleições? Depois d'esses poucos dias, a camara constituia-se, e depois rejeitassem, revogassem e enterrassem para sempre esse regimento, e fizessem outro como quizessem, porque então a responsabilidade estava na maioria, e nós não tinhamos nada com isso; mas hoje deixar passar isto sem protestar, é impossivel.

Agora agradeço á assembléa a benevolencia que teve de me ouvir, e a v. ex.ª peço que me torne a inscrever.

O sr. Mello Soares: — Sr. presidente, eu senti que o illustre deputado e meu amigo, o sr. D. Rodrigo, que aliás declarou francamente que não fazia insinuação alguma, nem era capaz de a fazer, appellando em favor d'isto para o testemunho da sua vida parlamentar, sinto, digo, que o illustre deputado viesse referir-se ao illustre auctor da proposta, resalvando as intenções d'esse illustre deputado, para não se inclinar á opinião de que haveria na mesma proposta uma-intenção politica reservada.

Sr. presidente, sem que o illustre deputado desconheça os precedentes d'esta casa, devia comtudo lembrar-se de que esta questão não é nova aqui, não é de agora só esta questão, é antiga, e o illustre deputado assistiu já á discussão d'ella em outra occasião. O illustre deputado ha de lembrar-se que em 1851 a 1852 se agitou aqui a questão se a camara se devia governar por este ou por aquelle regimento; e então já se vê não havia nem esse espirito de partido, nem essas insinuações, nem rasão para suppor alguma d'essas cousas; porque creio que o illustre deputado que accusou agora tanto as auctoridades administrativas de fazerem eleições á vontade do governo... (O sr. D. Rodrigo: — Algumas.) Eu não sei se algumas, se todas, o illustre deputado fará a reserva que quizer; o illustre deputado accusou as auctoridades administrativas de fazerem eleições á vontade do governo, e disse=que aqui n'esta casa houve um exemplo de virem massos de listas de chapa, ou listas de chapa em massos, representando a vontade do governo =. Eu tive a honra de apoiar o governo da regeneração, e honro-me d'isso, e honrar-me ía de poder continuar a apoia-lo, mas nunca recebi d'essas listas de chapa, fiz sempre a lista que quiz, e creio que o illustre deputado fez o mesmo, e não faço a injuria aos nossos collegas que aqui estavam então de suppor que algum d'elles fosse como um animal, póde dizer-se assim, votando em listas que lhe dessem, creio que todos linham direito, vontade e liberdade de fazer a sua lista como queriam. Não entro agora na rasão nem na explicação do que já passou, porque não vem para aqui, e entendo que o systema de recriminações e essas retrospectividades não podem servir senão para azedar, e tornar a discussão parlamentar agitada: entendo que a proposta do illustre deputado é fundada na melhor intenção. O illustre deputado póde propor que nos rejamos pelo regimento de 1826, e não é capaz de, por espirito de partido, vir aqui apresentar uma cousa que não seja da sua convicção. Eu entendo que a junta tem um dever que não póde deixar de cumprir; é observar a carta constitucional e as leis, regimentos para a sua casa póde adoptar os que quizer e como quizer. (Apoiados.)Mas agora, pela rasão de conveniencia, hei de concordar em parte com o illustre deputado auctor da proposta.

Eu, sr. presidente, fui sempre da opinião de que o systema das secções era o mais regular, não para evitar que houvesse listas de chapa, mas para o melhor andamento dos trabalhos, porque entendo que as secções é melhor methodo, é metade do trabalho adiantado. Digo mesmo, auctorisado pela experiencia, que o systema das secções era muito mais util e vantajoso, não, repito, para evitar a vinda dos taes massos de listas de chapa que nunca vi, mas para evitar que as commissões fossem, para assim dizer, eleitas ás cegas. O illustre deputado que me precedeu sahe, e melhor que eu, que as commissões eleitas pelas secções têem a grande vantagem de apresentarem as materias quasi discutidas,