O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 308 —

6 tachygrafos dos melhores para a segunda parte da ordem do dia, o trabalho correrá melhor, e o resultado por consequencia seria mais completo e perfeito. Ora, como a segunda parte da ordem do dia quasi nunca leva mais de 3 horas, vem a pertencer 30 minutos a cada tachygrafo, tendo cada um 2 horas e meia livres para poder mesmo durante a sessão traduzir as suas notas, depois o redactor corrigi-las, o deputado revelas, e no dia seguinte apresenta-las para poderem ir para a imprensa e serem publicadas com toda a exactidão. E assim, com esta demora que se propõe, haverá a publicação exacta; como está actualmente não é publicação, não ha tempo de redigir e corrigir os discursos.

Eu respeito muito a mesa, reconheço que ella tem prestado todo o cuidado a este objecto; mas a mesa tem muitas vezes outras coisas a que attender, não póde occupar-se exclusivamente deste negocio, é preciso que haja uma commissão especial, que tracte de fazer com que a publicidade das sessões desta camara seja digna della, que corresponda ao fim para que nós temos já empregado differentes meios. Eu tenho toda a confiança na mesa; sou o primeiro a reconhecer que ella com o maior cuidado e desvelo se tem occupado deste objecto, e querido conseguir que sejam completamente satisfeitos os desejos da camara; mas a mesa não póde fazer tudo, a mesa não póde occupar-se de tudo; e portanto para poder dar a este negocio a alteração especial que elle demanda, para poder procurar e indigitar todos os meios precisos para que a publicação das nossas sessões tenha vigor de um modo completo e perfeito, é preciso que haja uma commissão especial permanente, que tenha a seu cargo tractar disto, e para nós lhe podermos todos os dias que fôr preciso fazer interpellações a respeito de um ou de outro ponto relativo a estes trabalhos. Por consequencia apoio com todas as minhas forças, nem posso deixar de apoiar, porque a julgo de grande necessidade, a proposta que foi mandada para a mesa.

O sr. Presidente: — A camara permittir-me-ha que eu dê uma succinta explicação sobre este negocio. A mesa, em consequencia de uma auctorisação que lhe foi dada, tractou de fazer publicar as sessões em dia, como foi possivel. Está, ou não está feita essa publicação em dia, como e possivel fazer-se? Está. (Apoiados) Se nessa publicação ha menos exactidão, ácerca disso não posso eu responder, (Apoiados) não o póde a mesa, (Apoiados) nem o póde nenhuma outra pessoa. (Apoiados)

Ora, a camara de mais a mais, sobre proposta que foi submettida á sua decisão — se no caso que os deputados não dessem os seus discursos revistos a tempo da publicação se fazer no dia seguinte, haveria a declaração de que estes discursos se publicariam quando fossem revistos? — resolveu que não. Quer dizer que não haja revisão. (Apoiados)

Por consequencia, se por falta de revisão ha inexactidão, a camara, conhecendo-a, tomará agora a resolução que quizer. (Apoiados)

A camara permittir-me-ha tambem notar, que a proposta na sua primeira parte e sobre se ha de ou não nomear-se uma commisão, que indique os meios mais convenientes para que a publicação das sessões se faça com a exactidão possivel, com a maior exactidão. — E deste ponto que eu peço aos illustres deputados que se occupem.

O sr. Nogueira Soares: — Eu pedi a palavra, levado pelas mesmas considerações apresentadas pelo sr. Cunha Sotto-Maior, e Lobo d'Avila. Effectivamente a publicação das nossas sessões está pessima, não póde, nem deve continuar assim: não ha publicação nenhuma. O anno passado havia mais que este anno; o anno passado publicava-se extensamente no Diario do Governo um extracto, que, senão eram os discursos fielmente, era um extracto que informava todo o paiz daquillo que se passava aqui, e tinhamos depois o Diario da Camara, onde se publicavam mais extensa e exactamente as discussões desta camara.

Hoje o extracto que vem no Diario do Governo é pequeno, não dá idea nenhuma da maneira como os oradores fallam nas differentes materias que se ventilam nesta camara.

Os discursos que vem no Diario da Camara são inexactos; e ainda que este fosse perfeito, não podia servir para satisfazer o paiz, porque o paiz não lê o Diario da Camara; todos lêem só o Diario do Governo; fica dentro desta casa; ninguem lê o Diario da Camara; e é preciso adoptar um outro meio de publicação mais perfeito e mais proficuo.

Eu fallei aqui um destes dias, e os tachygrafos não puderam acompanhar o meu discurso; sei que entre elles ha alguns que são habilissimos, e os redactores muito habeis tambem; nem creio que o defeito seja delles, creio que é da casa, que é sobre tudo da casa. Esta casa e construida de maneira, que é quasi impossivel, ou muitissimo difficil que o orador collocado n'uma extremidade della possa ser ouvido de todos os deputados. Digo que o deputado, collocado neste ou n'outro ponto, tem de fallar ou voltado para v. ex.ª, ou voltado para a camara; mas se falla voltado para v. ex.ª, não póde, talvez, ser ouvido, nem fallar voltado para a camara, quando é certo que para quem elle tem mais necessidade de fallar e para a camara, para aquelles a quem quer convencer, de maneira que veja o modo como são recebidas as suas ideas, e que receba as devidas inspirações do auditorio. Bossuet, dizia: — que o auditorio e que fazia o orador. — E eu nunca pude repetir um discurso em casa diante de um espelho e na frente de uma estatua.

Não posso repetir um discurso voltado para o presidente, porque se o presidente muitas vezes está attento, a maior parte dellas não o póde estar; tema fazer certos despachos, tem a attender a deputados que vão á mesa. Eu quando fallo, não quero só convencer o presidente, o que quero mais especialmente é convencer a camara.

Tem-se proposto a tribuna umas poucas de vezes; mas tem havido uma resistencia invencivel á tribuna. Pensam muitos dos meus collegas, que a tribuna é um despotismo contra os oradores menos habituados a fallar; esses hão de escusar-se de subir á tribuna, e portanto julga-se que ficam sem fallar nas questões. Eu não penso assim. Realmente todos podem fallar, porque nós podemos estabelecer a tribuna para aquelles que quizerem subir a ella, para os que estejam mais habilitados a fallar em publico, para os que quizerem fallar para o paiz; e não para a casa, a esses seja lhes permittida a tribuna; agora para aquelles que quizerem fallar á casa, e não para o publico, a esses seja-lhes permittido fallar do seu logar. Seja a tribuna facultativa: aquelles que a ella quizerem subir para della fallarem, subam, e aquel-