O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES

CONSTITUIDA EM

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

EM

16 DE DEZEMBRO DE 1889

Juiz presidente — exmo. conselheiro Barros e Sá, vice-presidente da camara

Juiz relator — O digno par Navarro de Paiva

Representante do ministerio publico — O exmo. conselheiro Sequeira Pinto, Ajudante do procurador geral da corôa

Escrivão — O exmo. conselheiro e director geral da secretaria, Hemeterio Luiz de Sequeira

Advogado do réu (o digno par conde de Gouveia) — O exmo. dr. Alves de Sá

Abertura da sessão aos vinte minutos da tarde, estando presentes 17 dignos pares.

O sr. Juiz Presidente: — Estrio presentes dezesete dignos pares, numero legal para constituir este tribunal, que vão funccionar em virtude do artigo 41.° da carta constitucional da monarchia.

Está aberta a sessão.

Immediatamente s. exa. mandou introduzir na sala o sr. representante do ministerio publico, o réu exmo. sr. conde de Gouveia e seu defensor; e tendo designado o logar que cada um doestes devia occupar na sala, bem como o do sr. juiz relator, mandou ler pelo sr. escrivão os officios de escusa dos dignos pares que, por motivo legal, não poderam comparecer á sessão do tribunal, sendo elles os seguintes: — Marquez de Fronteira, Marquez de Rio Maior, Arcebispo Bispo do Algarve, Arcebispo Bispo de Portalegre, Arcebispo de Evora, Conde da Boa Vista, Conde de Margaride, Conde do Restello, Conde de Seisal, Bispo de Beja, Bispo de Bragança, Bispo de Vizeu, Visconde da Silva Carvalho, Adriano de Abreu Cardoso Machado, Antonio Luiz de Sousa Henriques Secco, Antonio Pequito Seixas de Andrade, Antonio do Serpa Pimentel, Augusto Xavier Palmeirim, Basilio Cabral Teixeira de Queiroz, Bernardo de Serpa Pimentel, Carlos Testa, Ernesto da Costa Sousa Pinto Bastos, Francisco Maria da Cunha, João do Almeida Moraes Pessanha, João Ignacio Ferreira Lapa, João Leandro Valladas, João Vasco Ferreira Leão, José Joaquim de Castro, José Maria de Almeida Teixeira de Queiroz, José Maria Rodrigues de Carvalho, José Silvestre Ribeiro, Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa, Miguel Osorio Cabral de Castro, Placido Antonio da Cunha e Abreu e Thomás de Carvalho.

(Estas escusas foram admittidas pelo tribunal.)

Faltaram sem motivo justificado os seguintes dignos pares: — Cardeal Patriarcha de Lisboa, Cardeal Bispo do Porto, Duque de Albuquerque, Duque de Loulé, Duque de Palmella, Marquez de Alvito, Marquez de Ficalho, Marquez da Foz, Marquez da Graciosa, Marquez de Sabugosa, Marquez de Vianna, Arcebispo de Braga, Bispo Conde de Coimbra, Conde das Alcaçovas, Conde da Borralha, Conde de Cabral, Conde de Campo Bello, Conde do Ficalho, Conde das Galveias, Conde do Lagoaca, Conde de Penha Longa, Conde da Praia e de Monforte, Conde de Samodaes, Bispo de Belhsaida, Bispo da Guarda, Bispo de Lamego, Visconde do Almeidinha, Visconde de Alves de Sá, Visconde de Asseca, Visconde de Chancelleiros, Visconde de Condeixa, Visconde de Portocarrero, Visconde de Seabra, Visconde de Valmor, Barão de Ancede, Barão de Salgueiro, Anselmo Braamcamp Freire, Antonio Augusto Pereira de Miranda, Antonio Egypcio Quaresma Lopes de Vasconcellos, Antonio Florencio de Sousa Pinto, Antonio Gonçalves da Silva e Cunha, Antonio Maria de Sena, Antonio de Oliveira Monteiro, Antonio dos Santos Viegas, Antonio de Sousa Silva Costa Lobo, Augusto Cesar Barjona de Freitas, Augusto José da Cunha, Caetano Segismundo do Bragança (D.), Carlos Bento da Silva, Cazimiro Barreto Ferraz Sacchety, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Francisco de Almeida Cardoso de Albuquerque, Frederico Ressano Garcia, Henrique de Barros Gomes, Jayme Constantino de Freitas Moniz, João de Andrade Corvo, Joaquim José de Andrade Pinto, Joaquim José Coelho de Carvalho, Joaquim Trigueiros Pestana Martei, José Augusto Braamcamp, José Baptista de Andrade, José Ferreira de Macedo Pinto, José Joaquim Fernandes Vaz, José Joaquim da Silva Amado, José Luciano do Castro Côrte Real, José Tiberio de Roboredo Sampaio e Mello, Macario do Castro Fonseca Pereira e Sousa, Manuel Antonio de Seixas, Manuel Paes de Villas Boas, Manuel Pereira Dias, Manuel Vaz Preto Geraldes, Marino João Franzini, Sebastião Lopes de Calheiros e Menezes.

Entraram durante a sessão os seguintes dignos pares: — Marquez de Pomares, Marquez de Pombal, Marquez de Vallada, Conde de Alte, Conde dos Arcos, Conde do Bomfim, Conde da Folgosa, Conde de S. Januario, Conde de Valenças, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde de Bivar, Visconde de Carnide, Visconde de Moreira do Rey, Visconde de Porto Formoso, Visconde de Soares Franco, Agostinho de Ornellas de Vasconcellos, Agostinho Esmeraldo Rolim de Moura, Agostinho Vicente Lourenço, Antonio Emilio Correia de Sá Brandão, Antonio Maria do Couto Monteiro, Carlos Maria Eugenio de Almeida, Cy-priano Leite Pereira Jardim, Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro, Francisco Joaquim da Costa e Silva, Francisco Van-Zeller, Joào Candido de Moraes, João Jgnacio Holbeche, João José de Mendonça Côrtez, Joaquim de Vasconcellos Gusmão, José Antonio Gomes Lages, José Bandeira Coelho de Mello, José da Costa Pedreira, José Maria da Ponte Horta, José Paulino de Sá Carneiro, José Vicente Barbosa du Bocage, Lourenço de Almeida e Azevedo, Miguel Osorio Cabral, Silvestre Bernardo de Lima.

O sr. Juiz Presidente: — Agora vae o sr. director geral da secretaria d’esta camara, escrivão do tribunal, dar conhecimento a este do officio do digno presidente desta camara, officio em virtude do qual, eu, vice-presidente da camara, presido a este processo e julgamento.

Queira ler.

62