O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

de intervenção em assuntos europeus, em assuntos em discussão ou pendentes de decisão em instituições da União Europeia, se deveria conferir um maior protagonismo e um maior poder de decisão ao Parlamento nacional.
De alguma forma, seguindo o exemplo de parlamentos de outros países da União Europeia, que têm uma intervenção muito mais efectiva nestas questões, entendemos que o Parlamento deveria ter poderes de vinculação do Governo português nas instituições comunitárias a determinadas posições, designadamente àquelas que estejam no âmbito das competências próprias da Assembleia da República. Entendemos que matérias que estejam em discussão no âmbito da União Europeia, sobre as quais o Governo português vai ter de tomar posição nesse âmbito, devem ser previamente apreciadas pelo Parlamento português, que deve haver uma emissão de parecer por parte das comissões competentes em razão da matéria e que o conteúdo desse parecer deve vincular o Governo português na posição que tome junto das instituições comunitárias. Isto é, não se trata de procurar aquilo que não era possível, que era o Parlamento português vincular as instituições comunitárias a uma determinada decisão; agora, deve vincular a posição que o Governo português vai tomar perante esses actos em discussão na União Europeia. Isto não é nada de inédito, soluções semelhantes existem em alguns outros países da União Europeia, que dão uma importância muito grande ao acompanhamento parlamentar dos assuntos europeus.
Propomos ainda que a Assembleia tenha competência para a aprovação das grandes opções do conceito estratégico de defesa nacional e não apenas para a discussão sobre o mesmo, o qual, como se sabe, é discutido na Assembleia da República, mas é aprovado em Conselho de Ministros. Portanto, do nosso ponto de vista, não faz sentido que, havendo uma discussão parlamentar, a aprovação não seja também uma aprovação parlamentar, embora obviamente sujeita a proposta governamental.
Por outro lado, propomos algum aperfeiçoamento do regime de apreciação parlamentar de actos legislativos, por forma a permitir que haja a possibilidade de suspensão de vigência do decreto-lei a apreciar em termos mais amplos e não apenas nos termos restritos em que esse poder actualmente existe, que se restringe aos decretos-leis que tenham sido aprovados na decorrência de autorizações legislativas.
Relativamente à lei eleitoral para a Assembleia da República, uma das outras matérias sobre a qual apresentamos propostas, o PCP considera fundamental a manutenção de um sistema de representação proporcional. Nesse sentido, pronunciamo-nos contrários à existência de círculos uninominais, cuja eliminação do texto constitucional propomos, e, por outro lado, pensamos que a Constituição não deve fixar-se na obrigatoriedade da utilização do método de Hondt. Isto é, como se sabe, o método de Hondt é, dentro dos sistemas proporcionais, o menos proporcional; existem sistemas de representação proporcional, ou seja, existem métodos de conversão de votos em mandatos, dentro do sistema proporcional, que garantem uma muito maior proporcionalidade do que o método de Hondt.
Assim sendo, valeria a pena discutir este aspecto. Pensamos que se deve manter um sistema de representação proporcional de adopção obrigatória, mas que vale a pena discutir qual é o sistema de representação proporcional mais justo, dentro dos vários sistemas possíveis, e temos a ideia de que a fixação do método de Hondt não é a melhor solução.
Por outro lado, pronunciamo-nos contra a redução do número de Deputados para além dos 230, pelo que propomos que haja uma fixação em 230 do número de Deputados.
Em matéria de referendo, consideramos que deve ser adoptada uma formulação constitucional que permita referendar em concreto tratados subscritos por Portugal no âmbito da União Europeia; e que a formulação vaga, actualmente existente, de que são referendáveis questões relacionadas com a participação de Portugal na União Europeia, deve ser substituída por uma formulação constitucional que seja clara e permita claramente referendar a vinculação ou não de Portugal concretamente a um novo tratado que seja celebrado no âmbito da União Europeia e que altere os tratados presentemente em vigor.
Abreviando, relativamente a outras questões, que, por serem pertinentes, ainda queria mencionar nesta primeira apresentação, vou referir-me ao estatuto constitucional dos cidadãos estrangeiros.
Parece-nos que deveria clarificar-se o princípio da não discriminação de cidadãos estrangeiros no acesso à função pública, de uma forma que, aliás, a jurisprudência portuguesa tem vindo a aplicar, confrontada com situações em que cidadãos estrangeiros são impedidos de aceder à função pública em Portugal, mesmo para funções auxiliares.
Há um caso muito típico de pessoas que foram impedidas de exercer serviços de limpeza em escolas públicas, por se entender que a legislação portuguesa ainda consagra o exclusivo dos portugueses no acesso à função pública, quando a jurisprudência portuguesa já se pronunciou no sentido de que esse exclusivo para os cidadãos nacionais diz respeito apenas às funções públicas que envolvam poderes de autoridade. Portanto, ganharíamos em clarificar isso na Constituição e adoptar precisamente essa formulação.
Mas há uma outra questão, que já foi aqui aflorada de manhã e que diz respeito aos direitos políticos dos cidadãos estrangeiros. Entendemos que faz sentido que, nas eleições locais, o Estado português decida a quem quer atribuir capacidade eleitoral, independentemente de qualquer reciprocidade.
Não entendemos que esta questão dos direitos políticos dos cidadãos estrangeiros residentes em Portugal - e, quando digo residentes, refiro-me obviamente àqueles que tenham autorização de residência - seja uma questão entre Estados mas, sim, uma questão da relação que o Estado português quer ter com os cidadãos que residam em Portugal.
Portanto, não nos choca nada que aos cidadãos que residem em Portugal há vários anos, que estão inseridos na comunidade nacional e que naturalmente têm uma palavra a dizer em matéria da gestão das comunidades locais, o Estado português decida unilateralmente atribuir-lhes capacidade eleitoral, independentemente da situação que exista no seu país de origem. Isto é, um cidadão que reside em Portugal e está cá inserido não tem culpa de que no país de onde é originário não haja eleições autárquicas ou, se houver, os portugueses não tenham aí direito de voto. Creio que fazer depender disso a atribuição de capacidade eleitoral a esse cidadão, em Portugal, não é justo - não é justo e não é bom para Portugal.

Páginas Relacionadas
Página 0024:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 24
Página 0025:
  soluções que o Sr. Presidente anunciou como possíveis, quer seja uma reunião normal, marc
Pág.Página 25
Página 0026:
  com o calendário eleitoral das regiões autónomas, mais concretamente as eleições que terã
Pág.Página 26
Página 0027:
  Procura-se, pois, definir no nosso projecto, com precisão, o âmbito das matérias de reser
Pág.Página 27
Página 0028:
  Sr. Deputado Medeiros Ferreira. Digo que foi com o agrado habitual não só pela capacidade
Pág.Página 28
Página 0029:
  Portanto, isto parece-me completamente inaceitável, tal como me parece inaceitável - esta
Pág.Página 29
Página 0030:
  Genericamente eram estas as questões que lhe queria colocar, mas gostava de lhe deixar ai
Pág.Página 30
Página 0031:
  Uma segunda questão prende-se com a precisão da competência legislativa em termos materia
Pág.Página 31
Página 0032:
  aos emigrantes, modificar e alargar a sua capacidade eleitoral. Estas são as questões
Pág.Página 32
Página 0033:
  apreciável avanço em relação às posições que tradicionalmente tem defendido em matéria de
Pág.Página 33
Página 0034:
  na gestão do contrato político entre as regiões autónomas e a República. Considero, p
Pág.Página 34
Página 0035:
  ficando entendido que só se respeitariam os princípios fundamentais das leis gerais da Re
Pág.Página 35
Página 0036:
  Neste aspecto, não acompanhamos a ideia, aliás, já aqui debatida, de que o Estatuto Polít
Pág.Página 36
Página 0037:
  regiões autónomas seria tornar a lei eleitoral refém, por assim dizer, da iniciativa esta
Pág.Página 37
Página 0038:
  sejam oriundos das regiões autónomas, é que têm, aparentemente, uma visão democrática das
Pág.Página 38
Página 0039:
  a lógica da mesma), com toda a franqueza, é "despejar" uma série de coisas novas em cima
Pág.Página 39
Página 0040:
  quer pela exposição feita quer pelo texto escrito, são questões em aberto e que para tere
Pág.Página 40
Página 0041:
  havia uma compatibilização entre preceitos constitucionais que devem ser vistos numa ópti
Pág.Página 41
Página 0042:
  Portanto, nem temos qualquer dificuldade em aceitar o facto de que possam existir abertam
Pág.Página 42
Página 0043:
  é que haja dois regimes de sufrágio. Esse regime vigora num outro Estado. A vantagem
Pág.Página 43
Página 0044:
  feita em conjunto, por mim próprio e pelo Sr. Deputado do CDS Diogo Feio, se o Sr. Presid
Pág.Página 44
Página 0045:
  uma vez conquistados esses direitos têm de ser preservados e constantemente renovados.
Pág.Página 45
Página 0046:
  Ora, o que se trata em definitivo nesta revisão é a construção e a estabilização da auton
Pág.Página 46
Página 0047:
  apenas os residentes, os cidadãos que vivem e trabalham no território nacional, que fazem
Pág.Página 47
Página 0048:
  para resolver problemas concretos com que actualmente se debate o sistema judiciário port
Pág.Página 48
Página 0049:
  Também em relação ao referendo, que vem previsto no artigo 115.º, no nosso projecto de re
Pág.Página 49
Página 0050:
  Disse o Sr. Deputado Diogo Feio que na partição de tarefas estabelecida com o seu colega
Pág.Página 50
Página 0051:
  desde logo, ao Presidente da República, mas também em relação aos juízes do Tribunal Cons
Pág.Página 51
Página 0052:
  Relativamente à regulação da comunicação social, o que os senhores propõem pode ser tudo
Pág.Página 52
Página 0053:
  isto com a especial exigência de maiorias qualificadas para a revisão constitucional. Ist
Pág.Página 53
Página 0054:
  estabelecido com a região autónoma para se poder votar nas eleições regionais é a natural
Pág.Página 54
Página 0055:
  Em primeiro lugar, no que se refere à autonomia administrativa e a competências, posso di
Pág.Página 55
Página 0056:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não estão lá as autarquias locais?! O Sr. Medeir
Pág.Página 56
Página 0057:
  A Sr.ª Assunção Esteves (PSD): - Desisti, Sr. Presidente. O Sr. Presidente: - Sendo
Pág.Página 57
Página 0058:
  A questão que se coloca é exactamente a da desinformação, como citei na minha intervenção
Pág.Página 58
Página 0059:
  Voltaremos a ter oportunidade, em sede de especialidade, de voltar a falar neste assunto,
Pág.Página 59
Página 0060:
  O Sr. Deputado Alberto Martins referiu que a referência ao "caminho para o socialismo" po
Pág.Página 60
Página 0061:
  constitucional fazer uma referência directa contrária à existência dos blocos político-mi
Pág.Página 61
Página 0062:
  O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, vou procurar sintetizar as linhas fundament
Pág.Página 62
Página 0063:
  legislativa regional. Não se trata, como a Constituição refere - e a nosso ver mal - da d
Pág.Página 63
Página 0065:
  Em suma, defendemos este direito não deve depender da reciprocidade. Por exemplo, um
Pág.Página 65
Página 0066:
  Ou seja, o presidente de câmara tem de ser, necessariamente, o primeiro candidato da list
Pág.Página 66
Página 0067:
  e expropriações. Quer dizer, a realidade insular, se calhar, pode justificar um tratament
Pág.Página 67
Página 0068:
  completamente contrário a um consenso relativamente amplo que se pôde encontrar nesta Ass
Pág.Página 68
Página 0069:
  Passo ao pedido de esclarecimento. O projecto do PCP não fala em questões que muito t
Pág.Página 69
Página 0070:
  municipais e que o presidente da câmara é o cidadão que encabeça a lista mais votada para
Pág.Página 70
Página 0071:
  Ou seja, qualquer Deputado que apresenta um projecto de revisão constitucional sabe, à pa
Pág.Página 71
Página 0072:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Desculpe, mas não tem nada a ver com coordenação! <
Pág.Página 72
Página 0073:
  O Sr. António Filipe (PCP): - O Sr. Deputado quer um exemplo? Eu dou-lho: os Deputados do
Pág.Página 73
Página 0074:
 
Pág.Página 74