Cortes Geraes, Extraordinarias e Constituintes da Nação Portugueza

  • Ano Descrição
    1837-01-18
    1838-05-01

    Descrição Histórica

    Com a Revolução de Setembro de 1836, as cortes gerais são dissolvidas, tendo sido abolida a Carta Constitucional. A 8 de Outubro de 1836 determina a rainha que se elejam os deputados para as futuras Cortes Constituintes (também chamado Congresso Constituinte), as quais irão reunir pela primeira vez a 18 de Janeiro de 1837. As Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa apresentam no início dos seus trabalhos, em Março de 1837, um Projeto de Modificações à Constituição de 1822. É com base neste texto que irão decorrer os trabalhos no Congresso, que duram até 20 de Março de 1838, data em que foi assinada em São Bento a nova Constituição.                                                      

    Conteúdo do Catálogo

    Este catálogo possui os Diários das sessões das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa que decorreram entre 18 de Janeiro de 1837 e 31 de Março de 1838.

    Estado do Catálogo

    Este catálogo está completo. Se detetar falhas, por favor, contacte-nos (ahp.correio@ar.parlamento.pt).

    Alguns diários cujas publicações não existem, foram substituídos por atas impressas que contêm apenas um resumo da sessão parlamentar ou pelas publicações do Diário do Governo, Diário de Lisboa ou Gazeta de Lisboa.

    Notas do Catálogo

    Os textos pertencentes a este período histórico estão escritos em "português antigo". Este facto deverá ser tido em conta na pesquisa.