O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

dês, em 10 de Janeiro de 1837. = Sá da Bandeira.

• Ministério da Guefra.:= l.aDirecção. —4." Repartição. = Manda a RAINHA, pela Secreta-j-ia d'Estado dos Negócios da Guerra, que p Coronel do Tlegimento de Infanteria N." l, L. de Moura Furtado, que foi nomeado. Comman-.dante-. do Batalhão de Marinha; sejp, considerado cm Commissâo neste serviço, è contado •'no èffectrvó do Regimento. Pffço"'aas Necessidades, em 10 de Janeiro de Í837; = Sá da landeira. • ' '.' ( . •

Licença registada concedida ao Official 'abaixo

< . indicado. .*•

'AoTcnenle do Regimento de Caçadores N.°.2, _' I. Corrêa Guedes , 'proroga£ãõ pcfr três me-zes. = 5a da Bandeira. = Esta- coftforme. = O Tenente Coronel-, Chefe interino de l.a Direcção , Gouvéa.

P ar te hão OfficiaL

CORTES.

SESSÃO REAL. ..

Em 26 de 'Janeiro 'dê 1837.

MEU -hora depois do meio dia, se achavam reunidos, os Srs. Deputados da- Nação Portugucza, na Sala das suas Sessões; e tendo. •o Sr. Presidente occupado a sua Cadeira, dis-•Se —que estava aberta a Sessão. ' Nomeou então, para formarem a Deputação -que tem de receber e acompanhar -Sua. Mages-tade a RAINHA , os Senhores •

Castro Pereira, • ' Barão de Bonifim, - _ '

César de Vasconcellos,

• .Baião de Leir-ia,. • . ; .R. de Menezes,

•Barão'do Casal, •'' ' ' Soa rés'L, u na,

. M. de Yasconcellos, .. •

Silveira de Lacerda,

• Brandão, .Marreca,

Dias dê Oliveira, • •

Pinna Cabral, , Sá Nogueira,.

Soares Còldeira, , , •

Pinto Soares.

' Tendo sabido estes Srs. Deputados, ficou a Sessão suspensa ale que' •

Sendo uma hora, Entrou Sua Mâgestade na Saía prendida-da. Corte, OHiciaes-Mores da Casa Real, e da Deputação; acompanhava- A Sua Alteza Real o Príncipe beu Augusto Jis-

poso. • _,. ' • ,T, ,

Sua Magestade Subiu no l^ronó, e lendo-Se sentado, assim como Sua Allczu Real, e 95 Membros do Congresso, Recitou ojiegutnte

DÍSCtlUSO.

' • . ' - • \

Senhores. = Satisfazendo aos desejos manifestado?, pelos Meus Súbditos, Cõnroquei as Cor, tès Gemes-, Extraordinárias c Constituintes da Nação Ponugiiezai

Uonttvm-se hoje dczescis annos depois que Por-»nanlY\i icunida unm Assembléa tào conspícua como esta. • ' „

As Cortes dp 1821, tendo em contemplação as antigas Leis tundomontaes da Monardna, e as novas necessidades sociaes, fizeram umu Constituirão, cjueToi espontaneamente acccita, e jurada por Meu Augusto Avô, de Saudosa Memória. . . • ' LO.

Passados alguiis mezos de-experiencia , uma grande parte da Nação reclamou algumas alterações, e modificações naquella nova Lei fundamental, a íirn de'a pôr em harmonia com os princípios dasMonarchias-Constitucionaes da

A°promessa que Meu Augusto Avô fizera na Sua Proclamaçíio-a 3J 'de Muio dê. 1823, não pòclc ser cumprida em vida d'Aquçlle Venerando Monarcha. ^ '

Foi por isso que a Constituição de -ia—, ainda que abolida como Lei fundamental destes Reinus, nunca deixou de estar mui viva na lembiança c coração dos bons Portuguezes.

•Quando Meu Augusto Pai subiu ao llimrto, quasi que não haviam- esperanças de próximo reso-ate; mas Aquelle Generoso e-. ExceUcnto ÍVmcipp, Querendo honrar a Metnpna d Jil Seu Pai, e cumprir D Sua tão solemne promessa, publicou a.Curta Constitucional de 29 de Abril de 1826, que a Nação .recebeu.entre os iFanspor.tes do mais ardente enlhusiasmo. .

3$ 110 dsvo rcnavav feridas ainda mal fecha-

das,'trazendo á vossa recordação os horrorei de uma-epocha de crimes, e desgraças.' '

Sua'Magestade ímpeiial' á"frenle de poucos dos Jeaes, rematou a mais brilhante empreza dos tempos modernos. ' *

Abateu a tyranuia; restítuio-Me o-Throno usurpado, dea a liberdade á Nação opprimida; e depois de ter desempenhado tão'virtuosa missão, subiu á morada dos Justos.

Todos vós sabeis as causas que produziram os importantes acontecimentos de 9 e 10 de Setembro. ' ' •

Q digno e excellente P-QVO Portuguez julgou que era mister voltar áorigem de todo o poder legal; e o rqmedio de seus.males, e o allivio de seus soffri mentos, só o encontrou na sabedoria de um Congresso Constituinte.

E' com singular satisftição que Eu Me vejo rodeada dos Representantes 'da Na<ão. necessidades='necessidades' que='que' objecto='objecto' meus='meus' novas='novas' dos='dos' modificações='modificações' meio='meio' _-instituições='_-instituições' pensamentos.='pensamentos.' nossas='nossas' luzes='luzes' vós='vós' liberdade='liberdade' tag0:ha='destaepo-:ha' _='_' publica-.principal='publica-.principal' a='a' tão='tão' e='e' coiiatitu-cionaes='coiiatitu-cionaes' porestc='porestc' aquellas='aquellas' env='env' necessárias.='necessárias.' p='p' as='as' tornaram='tornaram' tareis='tareis' felicidade='felicidade' jrmareis='jrmareis' alterações='alterações' conuo='conuo' cuidados='cuidados' xmlns:tag0='urn:x-prefix:destaepo-'>

Durante a inevitável-ausência do Corpo Legislativo, o Meu Governo deveu empregar os meios convenientes pára manter a paz e harmonia entre os Meus Súbditos; a liberdade, a lonra , tí a independência da Nação.

Pelos Relatowos, que os Secretários d'Estado vos hão'dó apresentar, podereis julgar sobre a conveniência das medidas adoptadas.

•Apezar das dificuldades que cercuiam oGo-vernpj-deram-se todas as providencias para que os Meus Súbditos gozassem da maior liberdade, iCgufança , e da inteira protecção das Leis. • A ordem, a confiança, e o credito publico. ;ern renascido debaixo de unia administração eformtidora, c .sinceramente empenhada em nanter a aullíondade da Lei, a fc' dos Contratos. , -a- lionrã nacional., e crn.diminuir aã dos-jezas e encargos públicos,'sem por isso retar-iar os benefícios de um systema combinado de >rogresso e melhoramento.

O Meu Governo fez na Legi-slaçâo algumas reformas, que paieceram indispensáveis,, e al-.amentc reclamadas pelo estado do paiz.

Vós julgareis tanto da utilidade dessas refór-naâ, como das alterações e einendas que necessitam.

O estado da Fazenda publica merecerá por certo a vossa 'mais seria attenção, e o Meu.Go-verno concoríèrá camvosco n'u.m sysletua de ri-jorosa economia.

Mas feitas as reducçôes necessárias , confio do vosso patriotismo que votareis, e .proporcionareis os meios indispensáveis para fazei- face ás despezas correntes, e aos encargos e obrigações da Nação, • tanto -dentro, como fora do Reino.

Continuo a receber provas de amizade das Nações "Minhas Alliadas. »

O Meu Governo tem cumprido as estipulações que nos ligam â Causa de Hespanha, em virtude dos Tractados existentes.

A Divisão auviliar tem sustentado a honra das Armas Portuguesas, e prestado valiosos serviços á Coroa, e á liberdade das duas Nações Peninsulares.

Senhores! A Nação conjia.tudo da vossa prudência ? patriotismo *ÉC sabedoria; e Eu não necessito .de vos a«segurar os sinceros desejos que tenho de ver" solidamente garantida a liberdade, e ft independência da.6ta briosa Nação.

Terminada esta leitura, Sua Magestade Se Retirou da Sala com o mesmo acompanhamento coft) que nella Havia entrado.

Havendo a Deputação voltado, disse

-O Sr.-"PreâiclehW:'—A Sessão de amanhã começará pelas 10 horas:—a Ordem do dia e a nomeação da's Commissões. — Está fechada a Sessão. — Era.uma hora e meia.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

GKECIA. — dlhenas, b de Dezembro.

ANTES da guena dá independência tinh Hyclra 80 navios, Spezia 45, ípsara 48 Galnxidi 25, Kassos 15; o numero de marinheiros destas ilhas subia a doze mil,-inclusos os1 de outros pontos cia Grécia, e sáu numero total era de 25,08'0. A''chegada do Rei á Ore cio. ainda-havia 17,900 maimlieiios, e o nume ro ile embarcações de todos tís tamanhos, e di pouco mais ou menos' 39 tonelladas,'chegav: n 3,170, a maior parte das quaes não se acha vam em estudo de seguir viagem. Desde -aquel

/a epocha até hoje tem-se construído 2 goleias* 12 lanchas canhoneiras, que em breve ficarão inutejs pela sua má construpção, e 2 cuters, um dos quaes se resente ainda da sn.i primei* rã viagem, ameia que mui pequeno. O arsenal tem materiaes em abundância; mas não se tem empregado pela desordem que reinava no dito estabelecimento. Apenas tem decorrido oito tne-zes debaixo da administração de Mr. Kriegris , ministro da Marinha, como logo se estabeleceu, no arsenal a ordem e economia mais severas. Actualmente está-se fazendo-'um grande «órte de arvores em Messenia para as construcções navaes,- e fazem-se grandes compras de ferro em feiramentas, e utensílios. . >

Concluiu-se totalmente uma corveta-, e outra,corveta e um vapor estarão dentro em 'pou- < co em estado de lançar-se á agua; davam-sey ordens para a construcção de outras duas corvetas mais; 1,200 marinheiros estão empregados no serviço daMarinha.Reftl, e trabalha sem cessar no arsenal uma companhia de operários Gregos e estrangeiros. Vai-se também organi-sar' nina companhia de artilheiros instructores de Marinha, que deverão ensinar/a todos os' marinheiros as manobras de nrtjlhena. Deiam-se também aos officiaes~de -Marinha instrucçõei nui circunstanciadas relativas aã-seu serviço. 3 Ministro da Maiinha tem promptas- noias imposições para as apresentar á deliberaçào do conselho d'Estado, e em Eg-ina se reuniu uma escola de Marinha á escola militar.

N'estes-tiltimos dias publicou-se um tratado, issignado pela Grécia e a Saxonia, em virtude do qual.ficam abolidos reciprocaineute todos os direitos e impostos devidos-no caso de emigra-"-ão, etc. . (La Grcce'Regéneréc.)

DEQEBEMOS .hoje Folhas'de Londres que ata —* 11 do corrente, relativamente a Ingla-.err.a nada contem-que possa interessar nossos ' eitorés, limitando-se'os diversos jornalistas á discussão dos negócios internos do paiz, e es-Decialmente da Irlanda. Tinham-se recebido :m Londres jornaes de Paris até 11, e por el-íes se sabia que a resposta ao discurso doThro-iio fora votada na Camará dos Pares quasi unanimemente, sendo o numero das espheras brancas 98, contra apenas 11 pretas. Advertem os • periódicos, que o.debate daquelle dia.se tornara mais interessante pela primeira demonstração de hostilidade entre os actuaes Ministros e os seus antecessores, c mormente pela falia do Marechal SouU sobre a questão da intervenção armada em Hespanha.

Na. Camará dos Deputados leu-se o projecto de resposta na sessão do dia 11. Tendo o Presidente perguntado que dia a Camará designava -para a discussão do projecto, exclamou o centro (Ministerial) «amanhã!i> Os membros da.esquerda bradaram « Quinta feira !» Depois de dous ensaios, reputados duvidosos, ve.nceu-se por firn que fosse no ultimo" dia, não obstante terem os Ministros e os seus amigos votado pelt» dia antecedente. .

Cartas de Toulon faliam da grande actividade com que proseguem alli os preparativos da nova expedição contra Constantina.

Nada se encontra nos jornaes acerca deMeu-nier, o'regicida; continuavam pore'm as prisões de indivíduos suspeitos de se acharem en-vol.vidos no seu crime.

Na Bolsa de Londres não havia occornd» alteração notável no preço dos nossos fundos, ficando os de '5 por cento a 47è, e os de 3 por, cento a 30.

O Doutor António Cândido Vieira da Costa Provedor do Primeiro Districto da Cidade de Lisboa, por Sua Magestade Fidelíssima que Deos Guarde, etc.