O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO LEGISLATIVA DE 1881

LISBOA - IMPRENSA NACIONAL - 1881

Página 2

Página 3

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

1.ª SESSÃO DA JUNTA PREPARATORIA EM 3 JANEIRO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Visconde da Arriaga (decano)

Secretarios - os srs.

Antonio Candido Ribeiro da Costa
Conde de Sabugosa

SUMMARIO

Eleição da lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente, e dos secretarios.

Presentes á chamada 64 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Adriano Machado, Alfredo de Oliveira, Braamcamp, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Antonio Candido, Fialho Machado, Ribeiro Ferreira, Avila, Antonio Ennes, Mazziotti, Eça e Costa, Saraiva de Carvalho, Victor dos Santos, barão de Paço Vieira, conde de Sabugosa, Pinheiro Borges, Elvino de Brito, Sousa e Serpa, Hintze Ribeiro, F. J. Teixeira, Fernando
A. Caldeira, Francisco Beirão, Cunha Souto Maior, Castro Monteiro, F. J. de Medeiros, Gomes Barbosa, Ressano Garcia, Henrique de Macedo, Candido de Moraes, Scarnichia, Barros e Cunha, J. Vieira de Castro, Sousa Machado, Alves Matheus, J. A. Neves, Almeida e Costa, Oliveira Valle, Joaquim Tello, Simões Ferreira, Jorge de Mello (D.), Barbosa Leão, Dias Ferreira, Garcia Diniz, Abreu Castello Branco, Fernandes Vaz, Oliveira Baptista, José Luciano, José Horta, Nogueira, Julio do Abreu e Sousa, Julio Rainha, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Bivar, L. J. Dias, Pires de Lima, Celestino Emygdio, Almeida Brandão, Nobre de Carvalho, Mariano do Carvalho, Miguel de Noronha (D.), Pedro Franco, Theotonio Paim, Thomás Bastos, Visconde da Arriaga, Visconde das Devezas, Zophimo Pedroso.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Albino das Neves, Alexandre de Aragão, Alipio Leitão, Sarrea Prado, Alves Carneiro, Antonio Augusto de Aguiar, Rodrigues Ferreira, Azevedo Castello Branco Antunes Guerreiro, A. J. da Rocha, Bigotte, Guimarães Pedroza, Tavares Crespo, Arrobas, Pessoa de Amorim, Aguiar, Xavier Torres, Soares de Azeredo, Barão de Combarjua, B. Xavier Freire, Carlos Ribeiro, Conde de Bomfim (José), Diogo de Macedo, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Góes Pinto, Evaristo Brandão, F. Pereira Caldas, Francisco Vanzeller, Gaudencio Pereira, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Ignacio do Casal Ribeiro, Pires Villar, J. A. de Sepulveda, João Chrysostomo, Melicio, Izidro dos Reis, Gallas, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Ornellas e Matos, Paes de Abranches, Gusmão, Homem da Costa Brandão, J. Lixa, Bandeira Coelho, Pereira e Matos, Laranjo, José Guilherme, Rodrigues de Freitas, Lemos e Nápoles, Ferreira Freire, J.- M. dos Santos, Simões Dias, Luiz Jardim, Macedo Sotto Maior, Penha Fortuna, Aralla e Costa, Pereira Dias, Dias de Freitas, Pedro Correia, Pedro Monteiro, Pedro Roberto, Thomás Ribeiro, Visconde de Arneiros, Visconde de Bousões.

Abertura. - Ás duas horas da tarde.

O sr. Presidente: - Em virtude da carta constitucional, a camara dos deputados, presidida pelo seu decano, vae proceder á eleição da lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da mesma camara.

Convido os srs. deputados a formarem as suas listas.

Feita a chamada procedeu-se á votação.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Avila e Victor dos Santos a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 54 listas, saindo eleito o sr.:

José Joaquim Fernandes Vaz, com........... 53 votos

Obteve 1 voto o sr. António José da Rocha.

O sr. Presidente: - Convido os srs. deputados a formarem novas listas para o complemento da lista quintupla, visto que só o sr. Fernandes Vaz foi eleito.

Feita a chamada procedeu se á votação.

sr. Presidente: - Convido os srs. Pimenta Tello e Oliveira Baptista a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 52 listas, saindo eleito o sr.:

Antonio José da Rocha, com................ 52 votos

O sr. Presidente: - Vae proceder-se ao terceiro escrutinio para o complemento da lista quintupla.

Feita a chamada procedeu-se á votação.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Ressano Garcia e Elvino de Brito a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutínio verificou-se terem entrado na urna 57 listas, saindo eleitos os srs.:

[Ver tabela na imagem]

Antonio Pinto de Magalhães Aguiar, com...... 57 votos
Antonio Alves Carneiro.......................... 57 "
Visconde da Arriaga............................. 56 "

bteve 1 voto o sr. Pires de Lima,

O sr. Presidente: - Está completa a lista quintupla, da qual Sua Magestade ha de escolher o presidente e vice-presidente da camara. A deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a mesma lista é composta dos seguintes srs.:

Antonio Candido Ribeiro da Costa.
Antonio Fialho Machado.
Conde de Sabugosa.
Elyseu Xavier de Sousa e Serpa.
Joaquim José Pimenta Tello.
Francisco José de Medeiros.
Joaquim Simões Ferreira.
Julio César de Almeida Rainha.
Visconde das Devezas.

Sessão de 3 de janeiro de 1881.

Página 4

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Officios

1.° Do ministerio do reino, acompanhando os processos, ainda lacrados, relativos ás eleições supplementares de deputados ás cortes pelos circulos n.ºs 4, 17, 03, 54, 56, 70, 81, 83, 95, 98, 108, 131, 144.

Foram enviados á commissão de verificação de poderes.

2.° Do mesmo ministerio, remettendo as relações dos cidadãos residentes no districto de Lisboa e concelhos da Certa, Proença a Nova, Villa do Rei, Ponte da Barca, que em virtude do ultimo recenseamento foram considerados habeis para serem eleitos deputados.

Foram enviados á secretaria.

O sr. Henrique de Macedo: - Mando para a mesa os diplomas dos srs. Luiz Augusto da Cunha Mancellos Ferraz, deputado eleito pelo circulo de Soure Augusto Maria de Mello Gouveia, deputado eleito pelo circulo de Dilly (Timor).

O sr. Elvino de Brito: - Mando para a mesa o diploma do sr. Ernesto Madeira Pinto, deputado eleito pelo circulo de Quelimane.

O sr. Dias Ferreira: - Mando para a mesa o diploma do sr. Manuel Pinheiro Chagas, deputado eleito pelo circulo de Arganil.

O sr. Pedro Nogueira: - Mando para a mesa o diploma do sr. Jeronymo Pereira da Silva Baima de Bastos, deputado eleito pelo circulo da Certa.

O sr. Presidente: - Os diplomas vão ser remettidos á commissão de verificação de poderes. Convido os srs. deputados a formarem as suas listas para a eleição de secretarios.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Mazziotti e Paim de Bruges a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na uma 57 listas, sendo eleito o sr.:

Thomás Frederico Pereira Bastos, com........ 56 votos
Obteve 1 voto o sr. Antonio José d'Ávila.

O sr. Presidente: - Convido os srs. deputados a formarem as suas listas para a eleição do segundo secretario

Fez-se a chamada.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 56 listas, e saiu eleito o sr.:

Antonio José d'Avila, com.................. 55 votos
Obteve 1 voto o sr. Oliveira Baptista.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Anselmo Braamcamap): - Tenho a declarar que Sua Magestade receberá a deputação d'esta camara amanhã á uma hora da tarde no paço de Ajuda.

O sr. Presidente: - Segundo a participação do sr. presidente do conselho, Sua Magestade receberá amanhã pela uma hora da tarde, no paço d'Ajuda, a deputação que ha pouco foi eleita para apresentar ao mesmo Augusto Senhor a lista quintupla para a escolha de presidente e vice-presidente da camara.

E visto que não temos mais trabalhos de que nos occuparmos, vou levantar a sessão, convidando os srs. deputados a reunirem-se amanha ao meio dia para continuarmos os nossos trabalhos.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e tres quartos da tarde.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×