O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 6 )
tempo nào chegou a arrogância da minaria, como agora, a lai ponlo, que dissesse, que ella parlamen» tarmenle, ou mesmo fóra desia Casa, por lodos os modos que se quizesse, daria Iodas as informações precisas, o seu conlingenle, á commissão para que trouxesse uma obra perfeita chegando d'esl'arte apre-stlmpção, bem fundada, de um illustre Depulado a tal ponlo, que suppôz que a commissão sem essas informações, sem o seu conlingenle, não podia trazer uma obra perfeita!
• ;E enes las circumstancias, depois ainda de oulro Sr. Deputado dizer honlem alto e bom som que desde logo se entrasse na discussão desle objeclo, por que S. Ex.a e a opposição estava prompta para enlrar nella, e' nesla conjunclura, que os Srs. Deputados, a'quem a Camara quiz honrar com u sua confiança, ou impor a obrigação de apresentar urn trabalho para ser discutido, declinam essa confiança e hon<_-ra sejam='sejam' com='com' de='de' dize-lo='dize-lo' _...='_...' opoiadosbr='opoiadosbr' opposição='opposição' do='do' _-apoiados='_-apoiados' verdade='verdade' concorrer='concorrer' isto='isto' lem='lem' importaria='importaria' modo='modo' presidente='presidente' veem='veem' perfeitas='perfeitas' direilo='direilo' sr.='sr.' inlelligencia='inlelligencia' neste='neste' as='as' _1='_1' pôde='pôde' vê='vê' trabalho='trabalho' isso='isso' destes='destes' seja='seja' sua='sua' que='que' factos='factos' deixar='deixar' ainda='ainda' senão='senão' custa-me='custa-me' leis='leis' por='por' se='se' para='para' paiz='paiz' oh='oh' não='não' pois='pois' mas='mas' immoralidade.='immoralidade.' _='_' perjúrio='perjúrio' a='a' seu='seu' com.='com.' e='e' é='é' qualquer='qualquer' deputado='deputado' o='o' santidade='santidade' da='da' nenhum='nenhum'> E por quanto os principios se oppunham á concessão da escusa pedida pelos Srs. Deputados, entendo que a Camara fez muito bem em não lhes acceitar a sua escusa. O paiz avaliará o seu procedimento, e também o comportamento dos Srs. Deputados!... ( apoiados )
O Sr. Castilho : «~ Sr. Presidente, incidentes desta natureza não são infelizmente sem precedente»; já occorreram na passada legislatura. Assaz é tempo porém de pór um lermo a esta latitude de interpretação, que se começou a dar por essa epocha, aos limites dos deveres e direilos dos Deputados, cm qualquer lado que se assentem. Os nossos constituintes não nos perguntaram: qual é a vossa opinião? Im-poseram-nos os-nossos deveres. Os nossos constituintes disseram-nos; nusai das nossas procurações den*-•tro dos limites que vos são impostos pela Carla e pelo regulamento; todos os encargos que 1raz cotn-•sigo o logar de Deputado, pela simples circunstancia da sua nomeação, Irão de ser por vós plenamente preenchidos.¦« Receber a beneficio de inventario, as vantagens <_3e com='com' de='de' imitar.='imitar.' con='con' opposição='opposição' cuja='cuja' inspirada='inspirada' con-correr='con-correr' jgual-mente='jgual-mente' morai='morai' ipraticado='ipraticado' dotar='dotar' moral='moral' conhece='conhece' ião='ião' das='das' parlamento='parlamento' correr='correr' jamais='jamais' côr='côr' como='como' direilo='direilo' dns='dns' em='em' asopiniões.='asopiniões.' ao='ao' esse='esse' considerar-se='considerar-se' _..uma='_..uma' sobre='sobre' pôde='pôde' recusa='recusa' não-foi='não-foi' vantagens='vantagens' considera-se='considera-se' excluida='excluida' procedimento='procedimento' vereda='vereda' que='que' publicas='publicas' bom='bom' recae='recae' oposição='oposição' negócios='negócios' uma='uma' sente='sente' dos='dos' ónus='ónus' iodas='iodas' querer='querer' desta='desta' algum.='algum.' por='por' se='se' essa='essa' nos='nos' ponto='ponto' para='para' apalpa='apalpa' paiz='paiz' camara='camara' praticados='praticados' não='não' pois='pois' devia='devia' _='_' a='a' ilustrada='ilustrada' opinião='opinião' nossa='nossa' quer='quer' qwal='qwal' os='os' públicos='públicos' e='e' ou='ou' entretanto='entretanto' é='é' qualquer='qualquer' aclos='aclos' responsabilidade='responsabilidade' l='l' reparte-se='reparte-se' deputado='deputado' politica='politica' individuos='individuos' o='o' andamento='andamento' poli-licaj='poli-licaj' conhecer='conhecer' ha='ha' conveniente='conveniente' todos='todos' íllimilado='íllimilado' eilla='eilla' cousas='cousas'>-vicçno, rofn a isna não contestada eloquência., pode ¦fazer .'partilhar por todos os membros da Camara l Nào!, 'Sr. Presidenle, é a primeira vez que ouço que «sna minoria, que goza do todas as vantagens, que Si-.wão a." 2.
goza ate' da* vantagens de posição, de incontestável talento, de longa experiência dos negócios, venha pór aqui em duvida, que lhe assiste, não só direito, mas obrigação stricla e formal de ajudar, não digo a entidade governo como um complexo de individuos, mas como órgão da sociedade. A opposição não deve fazer consistir »ó em guerrear as medidas doAli-nislerio toda a sua intervenção legislativa, a minoria que aspira a ser maioria deve ter anteriormente fixado o seu programma, mostrando em lodos os ponlos essenciaes qual a marcha que pretende seguir, quando fòr chamada pela natureza do regimen representativo a toiuar o limão do estado.
Dizer-se que alé hoje ainda esta Camara não contemplou os membros da opposição para um tal encargo, nãoéexaclo; porque, mesmo nesla legisla-Jnra, nós sabemos que pertencem ás commissões individuos daquelle lado, como é a do Código penal, a commissão de saúde. (O Sr. J. M. Grande: — Por nomeação da Mesa). Eu não distingo nisto a Mesa e a Camara: a Mesa exerce um acto, que depois a Camara confirma.
Ouviram-se aqui dois principios totalmente oppos-los em relação á maleria do projeclo. Creio que não é momento de entrar nella; não sei mesmo se a questão de opportunidade aqui foi trazida; se ella não podia ser combatida com vantagem ; talvez que aos argumentos adduzidos pelo illuslre Deputado que se senla neste banco, se podessem ajuntar outros de diversa natureza. Confesso que é minha opinião que este projecto não foi bem trazido neste momento, não só pelos argumentos produzidos pelo illuslre Deputado, mas por oulros mais fortes. Por isso mesmo que se aqui ouve dizer que um dos principaes motivos com que a revolta se acoberta, é a lei da saúde, é que eu queria que primeiro se tivesse feito emmudecer essa revolta, anles de considerar a lei, para o.restabelecimento da paz. (O Sr. Xavier da Silva:'—A palavra.) Longe de mim censurar alguém : no fundo, acho a proposta perfeitamente entendida;, e a prova é que lodos concordam nella.; mas a opportunidade é que podia talvez ser contestada.