O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(6)
dam prontas providencias: requeiro, na forma do estilo, que seja prevenido o Ex." Ministro, para declarar quando possa achar-se presente na Camara para responder. — Pereira de Mello.
O Sr. Presidente: — Far-se-ha a competente com-municaçâo.
O Sr. Faria Barboza': —Vou mandar para a Mesa o seguinte ' ...
Requerimento.—«Requeremos que se nomeie uma Commissão especial pára examinar e rever a Tabeliã Judiciaria, e depois apresentar á Camara o seu parecer: e requeremos cora urgência altendendo ao clamor geral dos povos.— Faria Barbosa, Pai-%?neirim, FrariCo de Castro. •
Declarado urgente foi logo ápprovado'.
ordem do dia.
Continua a eleição de Commissôes.
Commissão de Tnslrucção Publica. Entraram na urna 61 listas, das quaes sendo brancas 12, restaram efiicazes 49; maioria absoluta 25. Sairam eleitos . ¦
Os Srs. Assis de Carvalho com........ 46 votos
Corrêa Lacerda (D. José)....... 46 ».
Vaz Preto.........«.......... 45 n
. Moraes Soares................. 45 »•
Corrêa Caldeira............... 45 » :
Pilar........................ 43 » .
Lourenço da Luz.............. 43 >»
O Sr. Lopes dc Lima: — A Commissão de Administração Publica reúhiu-sé, e elegeu para seu Presidente o Sr. João Elias, para Secretario o Sr. Mello Gouvêa, e para Relator ordinário Lopes de Lima, sendo relatores especiaes aquelles Senhores a quem .competir pela distribuição de trabalhos.
, , Commissão de Marinha.'
Entraram na urna 60listas, das quaes sendo brancas 15, restaram efiicazes 45; maioria absoluta 23-Sairam eleilos
Os Srs. José .Maria Marque com........ 43 votos
Lopes de Linia ................ -ÍÍ ¦>¦>
.... Costa Xavier.................. 31 »
AííbnseCá .............. '..28* '»
¦ < . . Palmeirim...................... 27 _ » ,
. Lourenço da Luz ......... i...". 24 .;•)."
O Sr. Presidente: — Se os Srs. Depulados não teem tempo sufficienle para fazerem as listas, a Mesa não tem duvida nenhuma em dar o tempo necessário para isso, más seria conveniente que não appa-recessem listas brancas.,
O Sr, Barãod\Ourem • — À Commissãó'dé Guerra encarrega-me de dar parle á Camara, que está Constituída, e que tem nomeado para seu Presidente o Sr, Visconde de Campanhã, para Relator a mim, e para Secrelario o Sr. Gabriel Franco de Castro, além dos relatores especiaes, eonforme a distribuição de trabalhos. ;;
Correndò-se então segundo escrulinio para a eleição d'um Membro que falta d Commissão de Marinha. ' i
Entraram, na urna 60 listas, das quaes sendo 7 brancas, restaram enÍcazés-53,; maioria absoluta 37. Saiu eleito
Sessão N.° 23.
O Sr. Joaquim Bento com......;...... 37 votos
O Sr. Secretario Sá Varges:.— Leu o seguinte Decreto. — «Em virtude do art. 1." da lei de 3 de setembro de 1842, e sobre proposta da Camara dos Srs. Deputados da Nação Portugueza: Hei por bem Nomear a D. Januário Vicente Camacho, Bispo Eleito de Castello Branco, c a Antonio Pereira dos Reis, do Meu Conselho, para supprirem o eventual e simultâneo impedimento do Presidente e Vice-Pre-sidente da dita Camâra.» O Presidente da Camara dos Srs. Deputados da Nação Portugneza assim o tenha entendido e faça constar á mesma Camara. Paço das Necessidades em €9 de janeiro de 1843.= RA IN HA: = Bernardo Gorjão Henriques. A Camará ficou inteirada.
O Sr. Presidente: — Segue-se eleger a Commissão Ecclesiaslica;
O Sr. Vaz Prelo: — Peço a V. Ex.* que queira consultar a Camara, sobre so consente, que a Commissão Ecclesiaslica seja composta de 9 membros.
O Sr. Preddenle:—Esta Commissão costumava ser de 7 membros, mas tem havido occasiões em que fora composta de 9 membros e de mais: o Sr; Deputado requer agora que seja de 9 membros; cu vou consultara Camara.
Assim se resolveu!
Commissão Ecclesiaslica.
Entraram lia urna 57 lislas, das quaes sendo 4 brancas e 1 irregular, restaram eíficazes 52; maioria absoluta 27. Sairam eleitos
Os Srs. Vaz Preto com............... 57 votos
Pereira dos Reis.............. 57 »
Bispo Eleito de Castello Branco 57 »
Cunha Reis.................. 57 » \
¦ ',' Lacerda (D. José)............. 57 »
: , Pilar .............. 57 »
Passos Pimenlel'. ............ 49 »
' ' Abreu Castello Branco......... 47'.»
Bispo Eleito de Malaca ........ 46. »
O Sr. Presidente: — Convido õ Sr. Bispo Eleito de Castello Branco a oceupar a Cadeira da Presi-denciaj por isso que eu e o Sr. Vice-Presidente temos de ir á Commissão de Resposta ao Discurso do Throno; convido também o Sr. Pereira dos Reis á prestar juramento cornS. Ex.*comô Supplentés do Presidente e Vice-Presidente. Prestaram juramento nessa qualidade." n, * Occupou a Cadeira da Presidência o Sr. Bispo Eleito de Castello Branco.
O Sr. Moraes Soares: —A Commissão d'Instruc-ção Pub|ica acha-se inslallada, e nomeou para seu Presidente o Sr. Va'z. Preto, para ^Secretario o Sr. J. Lourenço da Luz; a a mim para Relator.
O Sr. Lacerda (D. José):—A Com missão Ecclesiaslica inslallou-se, c nomeou para seu Presidente o Sr. Vaz Prelo, pára Secretario o Sr. Doutor Pilar, para Relator a mim, e cada uns dos seus Membros nos negócios'que lhe pertencerem.
Commissão Diplomática. ,