O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 6 de Dezembro de 1918 3

Tomás de Aquino de Almeida Garrett.
Vasco Fernando de Sousa e Melo.

Às 15 horas procedeu-se à chamada.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 37 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão. Vai ler-se a acta.

O Sr. Alfredo Machado (sobre a acta): - Sr. Presidente: pedi a palavra sôbre a acta a propósito do incidente, a que poderei chamar "Eduardo de Almeida".

Eu ontem li no jornal O Século o seguinte:

"A minoria monárquica, julgando-se agravada pela atitude do vice-presidente, coronel Sr. Eduardo de Almeida, na sessão de 4 de Novembro, riscou o seu nome, substituindo-o pelo do coronel Sr. José Vicente de Freitas. Concordando a minoria católica, os Deputados independentes e muitos dos Deputados da maioria com essa substituição, resultou que o nome do Sr. Eduardo de Almeida foi excluído pela quási totalidade da Câmara, e dando a eleição da Mesa o seguinte resultado":

Os jornais políticos foram, ainda, mais longe: - fizeram dêste caso uma exploração política, a que eu chamarei antes politiquice. Ora eu não fui eleito para fazer politiquice nesta Câmara, mas sim para fazer política na boa acepção desta palavra; fui eleito para fazer política e tratar de assuntos de interesse financeiro, económico, de instrução e outros correlativos.

Eu se não votei no Sr. Eduardo de Almeida foi porque pessoa autorizada me declarou que S. Exa. assim o desejava, mas não para ser agradável à minoria monárquica, a quem as satisfações a dar a tanto não poderiam chegar. (Apoiados). Era esta a declaração que desejaria fazer, para ficar consignada na acta.

O Sr. Féria Teotónio: - Sr. Presidente: eu tenho por V. Exa. a maior consideração e a maior simpatia, - e as minhas palavras não podem ser tomadas por V. Exa. como menos consideração à sua alta personalidade.

No último dia de sessão, procedendo-se à eleição da Mesa, foi substituído o nome do Sr. coronel Eduardo de Almeida pelo de V. Exa., e com êsse acto tem-se procurado explorar - sobretudo uma parte da minoria monárquica.

Eu tenho, por V. Exa. a mais alta consideração e estima, mas devo preguntar a V. Exa. se essa substituição representa alguma desconsideração para com o Sr. Eduardo de Almeida.

Dada esta explicação, volto a dizer que tenho por V. Exa. a máxima consideração e estima e que as minhas palavras apenas representam um justíssimo preito de homenagem ao Sr. coronel Eduardo de Almeida, que tam honesta e imparcialmente soube dirigir os trabalhos desta Câmara.

O Sr. Presidente: - Não havendo mais ninguêm inscrito sôbre a acta, considero-a aprovada.

Foi aprovada a acta.

O Sr. Presidente: - Como não há número para outras deliberações, vou encerrar a sessão.

A próxima sessão é na segunda-feira, 9.

Está encerrada a sessão.

Eram 16 horas e 35 minutos.

O REDACTOR - Melo Barreto.