O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

A guarra actual deve trazer, fatalmente, grandes e importantíssimos ensinamentos em todos os ramos da sciência militar; mas já hoje se pode afirmar, em matéria de artilharia, que deixaram de haver as antigas distinções entre às chagadas, r.rtz-Iharía de campanha, de praça, de sitie de costa.

Todas as bocas de fogo, pesadas ou leves, compridas ou curtas, se encontram nas linhas de combate, desde as Fiancres até a Rússia e aos Balkans. Por lá se manobra o pesado morteiro de 42, mcntado em vagão de caminho de ferro e transportado, ac que parece, em linha férrea, até as posições que deve ocupar.

Nem as bocas de fogo de artilharia de costa eseaparam; também se lá encontram em montagens especiais.

A artilharia moderna, qualcuer que seja o fim a que se destina, adepta hoje os mesmos processos para a preparação, para a regulação e para a execução do tiro. Podem divergir esses processos em detalhes duma para outra espécie de boca de fogo, mas es fundamentos são os mesmos.

Nada. portanto, justifica a antiga separação de quadros existente em alguns países e que agora se pretende adoptar como novidade entre nós.

Ao contrário, tudo indicava a conveniência de se aguardarem os importantes ensinamentos e as profundas modificações que a actual guerra trará forçosamente, não só à técnica, corno à orgânica, da arma da artilharia.

Mas os felizes premiados com z, sorte grande das promoções ilegítimas, não podiam perde:- a ocasião de satisfazerem ambições a cue não tem direito. E, assim, a criação dum quadro de artilharia de campanha, composto de oficiais mal preparados na Escola de Guerra (por insuficiência do curso que se lhe exige) para o desem jenho do importante serviço que lhes cabe, coadjuvados por oficiais almoxarifes, cujr. preparação é completamente descurada, não pode deixar de se considerar um erro grave, ou antes, um crime praticado contra a artilharia e contra o exército. Igual erro e igual crime é a criação dum qriadro de artilharia a pé, onde os oficiais tem pf_ra se

| especializar as velhas peças de há quarenta anos.

Muito teria ainda que dizer, Sr. Presidente, mas sinto-me fatigado. Contudo, não quero terminar sem novamente afirmar que a precipitação em realizar a divisão do velho quadro da artilharia, sem prévio estudo, sem a discussão conveniente, apenas por unia moção votada na outra Câmara, de chofre, sem pelo menos ser ouvida a comissão c.e guerra, parece bem só ter por fim o assalto às promoções e aos galões. (Andados).

Tenho dito.

O Sr. Ministro da Guerra (Norton de Matos): — Sr. Presidente : Devo dizer em resposta ao ilustre Senador Sr. Silveira, e como esclarecimento a toda a Câmara, o que se passou na gerência da pasta da guerra no Governo transacto relativamente ao aumento da separação dos quadros de artilharia.

Encontrei no meu Ministério o processo e os trabaihos preliminares - feitos para a separação de que trata o artigo 465.° e seu § I.° da organização do exército e havia-se determinado, que se dessem os passos necessários para recolher os oferecimentos indbados no § 1-.° a que me referi.

Diz o Sr. Senador Silveira que eu ouvi os cantos de sereias.

Permita S. Ex.a que lhe diga que se ilude completamente. S. Ex.a não me conhece; tem vivido muito pouco comigo; eu não tive o prazer cie servir sob as suas ordens, porque tenho estado quási sempre no ultramar. Mas se S. Ex.a me conhecesse, sobretudo como chefe de serviços, saberia que jamais me deixei levar por considerações de qualquer ordem, ou espécie, que não fossem as da minha convicção, as do cumprimento da lei e as de salvaguardar o bem do país (Muitos apoiados).

j Encontrei uma lei; sei que havia um j processo e trabalhos preliminares : conven-. si-me. por isso, que o meu dever era pôr ! arn execução as leis da República que cor-j riam pela minha pasta (Muitos apoiados). j Foram estes os motivos que me levaram a determinar, que se pusesse em andamento desde logo esse processo a fim de que fosse executada a lei (Apoiados).