O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sestdes do Senado

O Sr. Alberto da Silveira:—O assunto que o Sr. Pereira Osório trouxe para esta Câmara é para todos nós bastante desagradável, principalmente para aqueles que vestem uma farda. E certo que era todas as corporações há elementos maus, ovelhas ronhosas, que, quando se conduzem pela forma aqui" apontada, têm de ser castigados. E, nestas condições, o assunto aqui ventilado tem do ser eatregne e resolvido pelo Sr. Ministro da Guerra actual, ou pelo que lhe suceder.

Desde que um tal caso veio a público tem do ser resolvido pela autoridade competente.

E, seja como for, trata-se dum caso de disciplina, que só deve ser liquidado pela autoridade competente, e essa autoridade ,6 .o Sr. Ministro da Guerra.

O Sr. Bernardino Machado: — Duas pa-la.vras apenas, que eu entendo dever proferir nesto momento, que é gravíssino para todos nós, republicanos.

Assombra, Sr. Presidente, o que se está passando na nossa vida política. Passam o? dias uns sobre os outros sem que a crise ministerial se resolva. E parece, Sr. Presidente, esboçar-se urna solução que seria um perigo para a República, e para a Pátria.

Eu devo declarar mui liai m ente, no desempenho do meu mandato, que por rnim, pela minha convicção, toda a solução desta crise que não for lógica, e harmónica com a política de união republicana e com a política, que fizemos de intervenção na guerra, e, portanto, de união com os aliados, toda a solução, repito, que não seja republicanamente patriótica constituirá um perigo para a Nação.

O Sr. Presidente:—Não há mais ninguém inscrito antes da ordem do dia.

O Sr. António Augusto Teixeira: — Sr. Presidente: sendo esta a primeira vez que tenho a honra de usar da palavra nesta Câmara, permita-me V. Ex.a que lhe dirija as mi nh'as-saudações, bem como ao Senado.

Sr. Presidente: pedi a palavra para mandar para, a Missa uni projecto de lei, subscrito também pele nosso colega Sr. Nicolau Mesquita, proibindo a entrada de gado nos concelhos limítrofes da raia.

Tenho dito.

Projectos d B lei

Dos Srs. Nicolau Mesquita e António Teixeira, proibindo a entrada de gado das espécies comestíveis, proveniente doutras regiões do país, nos concelhos limítrofes da raia.

Para primeira leitura.

Do Sr. Vasco Marques, autori/ando o Governo a contrair um empréstimo de 250.000$, ao juro máximo de 5 por cento e amortizável em vinte e cinco anos, destinado à aquisição do necessário terreno e à construção dum edifício para nele ser instalado o Liceu Céu trai do Fuuchal. ,

Para primeira leitura.

O Sr.. Presidente: — Vai passar-se à

ORDEM IDO DIA

O'Sr. Pais de Almeida:—Sr. Presi-dãnte: está sobre a Mesa, vinda da Câmara dos Srs. Deputados, nina proposta de lei que autoriza o Governo a modificar os contratos CDHI a Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro. Peço por isso a V. Ex.a, Sr. Presidente, o obséquio de consultar a Câmara sobre se permite a sua urgência apenas.

Tenho dito.

O Sr. Presidente: — Vai ler-se a proposta para a qual o Sr. Pais de Almeida pediu urgência.

Leu-se. É a seguinte.: #

Propostas» de lei