O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

país dos seus actos, tanto mais que eles têm sido discutidos com unia flagrante injustiça. Comtudo, nós temos uma publicação que evidentemente não pode estar em dia: é a publicação das sessões. O Sumário, desapareceu, pelos abusos que havia, dando-se-lhe um desenvolvimento realmente excessivo.

Todavia, parecia-me de toda a conveniência que voltássemos a ter um Sumário, que o fosse verdadeiramente, e que essa súmula se pudesse publicar no dia imediato ao da sessão, devendo ser comunicada nesse mesmo dia aos representantes da imprensa.

Julgo isto necessário, e creio que o mesmo sucederá a todos os Srs. Senador rés, porque ninguém deixará de procura-que se avalie com exactidão o seu procedimento, como o procedimento do Senado.

Eu estimaria também que a Câmara dos Deputados pudesse de igual modo publicar a nota das suas sessões. O Senado é uma Câmara de revisão, e então eu pregnnto: £ Como é que podemos exercer essa acção de revisão, se nós não temos senão um conhecimento vago do que se passa na outra Câmara?

Sr. Presidente : tenho a certeza de que estes meus sentimentos são os de V. Ex.a, e estou absolutamente convencido de qne V. Ex.a, com a sua iniciativa, procurará que se atenda esta minha requisição.

Tenho dito.

O Sr. Presidente:—Eu transmitirei à comissão administrativa do Congresso o desejo que V. Ex.a tem de que se restabeleça o Sumário.

Devo, porém, informar V. Ex.a de que a culpa das sessões não estarem em dia não é nem dos taquígrafos nem ainda dos redactores: .é da Imprensa Nacional, dizendo que não pode dar os Diário 6a Câmara com mais brevidade em consequência do muito trabalho que sempre tem.

O Sr. Bernardino Machado: — Sr. Presidente : eu não estranhei a' demora da publicação das sessões ; o que julgo indispensável é que se faça a publicação do Sumário- e que essa publicação se faça imediatamente, como se pode publicar um jornal lá fora, e que essa súmula seja fornecida à imprensa1.

DifvriÓ das Setsòe» do Sâiado

O que não resta dúvida, Sr. Presidente, é que as nossas palavras que vêm publicadas em vários jornais são tudo quanto há de ruíús limitado, e direi até por vezes trocadas nos jornais desafectos às instituições.

Tenho a certeza de que V. Ex.a fará tudo quanto lhe for possível para remediar esta situação, fazendo com que seja publicado o Sumário a que já me referi, para o pôr todos os dias à disposição dos jornais.

Já que estou coiu a palavra, peço a V. Ex.a o obséquio de consultar o Senado sobre se permite que seja agregado à comissão de colónias o Sr. Kodrigues Gaspar, cuja competência todos lhe reconhecem, visto que acabou de ser Ministro das Colónias.

Aproveito a ocasião para mandar para a Mesa dois requerimentos, o primeiro para que me seja enviada uma nota de todas as condecorações conferidas pelo Governo Português a estrangeiros, e bem assim uma nota de todas as condecorações conferidas a portugueses pelos Governos estrangeiros, desde o Governo do Sr. Kelvas, e a segunda, pedindo que me seja enviada uma nota com a indicação dos processos- instaurados contra o^de-zembristas.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—O Sr. Bernardino Machado pediu para que seja agregado à comissão de colónias o Sr. Éodrigues Gaspar.

Os Srs. Senadores que aprovam tenham a bondade de se levantarem.

íoi aprovado.

O Sr. Ferraz Chaves:—Peço a V. Ex.a o especial obséquio de me reservar a palavra para quando esteja presente qualquer dos Srs. Ministros.