O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

nem traz consigo o inconveniente de qualquer aumento de despesa.

Sala das sessões da comissão de guerra do Senado, 1(3 de Janeiro de 1920. — Alberto da Silveira (vencido) — ,/. Mendes da Costa Reis (vencido) — Raimundo Meira — Artur O clamo do Rego Chagas* relator.

Senadores, — A vossa confissão de finanças é de parecer que o projecto d

Sala das Sessõos, 27 de Janeiro de 19âO — Júlio Ribeiro — João Joaquim André de fr eitos — Herculano Jorge Galhardo — Nicolau Mesquita — Constando de Oiwevra — Abílio Soeiro, relator.

Parecer n.° 203

d&ihores Deputados.^— A vossa comissão de guerra foi presente a petição de Manuel Aaaolèto Pereira, primeiro sargento do regimento de infantaria de reserva a.p 4, ao tempo «m serviço «o regimento de infantaria n.° á, solicitando, pé-loá serviços prestados à causa republi-cana anteriormente ao movimento de 28 de Jaaeíro de 19Õ&", e por te? feito parte das colunas que operaram no sorte, no corrente ano, contra as hostes monárquicas, JL sua reintegração no exército no poste que tem, com á antiguidade daquele movimento ou, pelo menos, desde 9 de Junko dfi 1916' em qne foi promovido nas . tropas de reserva.

Junta o requerente diversas públicas-forfflae de documentos e noticias publicadas e em que prova haver sido perseguida, resultando daí a soa saáda doa quaíres do activo, e informações da forma como está a desempenhar o serviço militar.

Pelos documentos produzidos e demais inforaiaçOes que esta comissão teve o cuidado de colher, e ainda por se encontrar o requerente em circunstâncias idênticas a muitos sargentos que, não tendo sido descobertos antes do movimento de 1908, * foram conservados nas fileiras e receberam recompensa, aeha a vossa comissão de guerra que, por espirito de equidade

Diário das Ststàe* de> Senado

e de justiça, deveis prestar atenç&o 'também ao peticionária.

CoBÊlui-se de toda a docnmenttiçào que o primeiro sargento Manuel Amacleto Pereira, ao tempo segunde áargeáto do regimento de infantaria n.° 5> fazia parte do' Gomplet para o movimento que teve eclor s&o em #S dê Janeko de 1908; que lhe foram encontrados no sem quarto^ ião quar-r teL alguns retratos Centre eles o de Guerra Juoqueiro, vultos da República, que, então, mais se esforçavam para levar a dentro aos quartéis o fermento de revolta contra o regiiae' de-pxssite \ que, de easidgoj por este facto, o atiraram para as ilhas, o que o obrigou a remir-se, pàssand® à reserva e ficando cortada a sua earardira militar.

Estava jáj nessa ocasião^ habilitado com as condições precisas para o posto de priorairo sargento. Após isso^ nunca repudio» as suas ideas, conservando aquele espírito de rebeldia que © fez rés-* pònder a um alferes., quando lhe pregmn-tou se não sabia que Guerra Junqueiro era inimigo do rei: «Saiba V. S;a que eu níto conheço os meus âaimigos quarit© mais os de sua majestaide*..».

Mais tarde, quando da situação de' guerra, foi promovido a primeiro sargento nas tropas de reserva -e d.epois convocado para o se'rvi$o aetivo onde desempenhou não só os serviços inerentes ao seu posto como1 os' do posto imediato por forma a ser louvado, COMO consta da nota de assentamentos, e seguiu\ volun-? táriamente, com a coluna do seu -regi-' mento qee foi operar ao norte do país contra os monárquicos,

A acrescentar a toda esta vida- d© âe-dicação -e serviços pela República, a .reforçar— se é preciso' ••,— á atitude, desta comissão ao apresentei1 um parjseer f4vo-rávelj há a dizer que,- estando o requerente ao serviç'0 e no posto de primeiro sargento, não há «om a disposição dê reintegração .uma recompensa condigna aos serviços prestados, más tornar extensiva a este militar a concessão íj&ie tem sido dada pelo Potíer Executivo a outras praças. A recompensaj a hav«r, dá-se na contagem da antiguidade do posto pedida pelo requerente, em primeiro caso.