O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Seàs&ô dó 9 fà Setembro de 1921

récção dó Hospital de D. Lèònór dás Caldas dá Rainha enl duas secções. Para primeira leitura.

Do Sr. Simas Machado, autorizando õ Governo. a publicar os decretos regulamentarei sobre universidades.

Para ô Diário d'ô Governo.

Do Sr. Júlio Dantas, autorizando tí (3-0*-vérno à delegar em' uma jilnta ãutóhohia, á còilstituir em Vila Nova dê Portiinâb, sobre melhoramentos do mesmo joôfto.

Pará o Diário do Governo.

Do Sr. F. M. Oliveira Santos, em que são preferidos para o provimento de lugares de professores efectivos ou provisórios das esblas industriais e comerciais os indivíduos diplomados.

Pata o Diário do Governo.

Declarações

Declaro que desejo renovar â iniciativa dó projecto de lei H.° 739, ãpfêseiítãdo perante o Seriado em 27 de" Janeiro1 de 1321, pforfdgaíido por tini âtid o prazo estabelecido pelo artigo 15.° dá lei n.° 678} pára a adjudicatária dá tòncéSsãO dê indústria siderúrgica, constituir a sua ein-prêsá e apresentai* â prova de possuir Ò capital fixado.

O referido projecto de lei ri.° 739 foi apresentado pelos Sfs. Constando* dê Oliveira, Sousa e Faro é ó signatário1 dêStá renovação de iniciativa.

Senado, 9 de Setembro de 1921.—O Senador pela índia; Celestino d'e Almeida.

Pará à comissão de comércití.

Declaro que rejeitei õ projecto' que" íris-titúí tinia época de exames eiti Outubro; que na minha opinião e na do Sr. Ministro dá Instrução, conforme ele declarou, não poderia aprová-lo.—J. R. Baptista.

Arquive-se.

Petição

Do alferes de infantaria Augusto Quadros Teles de Sampaio, pedindo para não ser prejudicado nagpròmòçãò que deve ter lugar èih Novembro (próximo.

Pará a comissão de guerra.

íelègr ainás

De um grupo de republicanos, de Mato-zinhos, desejando a aprovação da lei do porto comercial de Leixões.

Dado vohhecimento à Cãmái-'â.

De Guerra Junquem); agradecendo ã manifestação com que o htínrou o' Seriado. Dado conhecimento à Câiríarâ.

Última redacção

Foi aprovada a última redacção do projecto de lei ri.° 840 (1919-1921). Fundo de viação e turismo.

Aprovado.

Licença

Pedido de quatro dias áe licença do Sr. Àugiistò Barreto.

Pará à Comissão de faltas.

Antes da ordem do dia

O Sr. Herculano Galhardo : — Pedi a palavra para quando estivesse presente o Sr. Ministro do Trabalho^ pa,ra mais uma vez pedir a atenção de S. Éx.a para um ramo de serviço que estáca seu cargo. ^

Hp Porto acalja de_ se dar uin outro terrível desastre, semelhante ao que se deu em Lisboa, nos Barbadinhos, sendo este mais grave nas suas consequência^, porque morreram duas pessoas e ficaram" muitos feridos.

Parece que fui profeta na minha terra, o que não admira; por ser fácil ser profeta nestas condições,

Durante o período da gnerra foi muito difícil fazer a substituição de caldeiras nas diferentes fábricas que existem no país, e portanto é natural que estejam estragadas ; por isso eu peço a V. Éx.a que pelas repartições competentes se proceda à vistoria de todas as gerações de vajJor.

Estes factos são lamentáveis e pode V. Ex.a ter a probabilidade Máxima de que este desastrej que se deu; foi - sem culpa pessoal, e sim da fadiga das caldeiras.

O orador não reviu.