O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 3

Manuel Rebelo de Andrade.
D. Maria Baptista dos Santos Guardiola.
D. Maria Cândida Parreira.
Mário de Figueiredo.
Mário Pais de Sousa.
Miguel Costa Braga.
Paulino António Pereira Montês.
Pedro Augusto Pinto da Fonseca Botelho Neves.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.
Vasco Borges.
Srs. Deputados que não compareceram à sessão:
Abílio Augusto Valdez de Passos e Sousa.
Alberto Cruz.
António Carlos Borges.
António Lopes Mateus.
Armindo Rodrigues Monteiro.
Artur Proença Duarte.
Artur Rodrigues Marques de Carvalho.
Diogo Pacheco de Amorim.
Francisco José Vieira Machado.
Henrique Linhares de Lima.
Joaquim Moura Relvas.
Manuel Rodrigues Júnior.
Pedro Teotónio Pereira.
Querubim do Vale Guimarães.
Sebastião Garcia Ramires.

Às 14 horas e 43 minutos começou a fazer-se a chamada.

O Sr. Presidente: - Encontram-se presentes 75 Srs. Deputados, número suficiente para a sessão funcionar. Está, pois, aberta a sessão.
Eram 14 horas e 55 minutos.

O Sr. Presidente: - No Diário das Sessões, que nos foi distribuído, há algumas inexactidões que é necessário corrigir.

Antes de apontar as que notei, dou a palavra àqueles de V. Exas. que desejem usar dela para o mesmo efeito.

O Sr. Henrique Cabrita: - Exmo. Sr. Presidente: eu verifico, também, algumas inexactidões ou, melhor, algumas omissões no Diário referente à sessão preparatória desta Assembleia.

Assim, dizendo-se, no início, que entraram durante a sessão dois Srs. Deputados, mais adiante indicam-se os nomes de cinco Srs. Deputados. Ora, de facto, entraram na sala, durante a sessão, apenas dois Deputados - o Sr. Dr. Carneiro Pacheco e eu.

Segunda omissão: secretariaram os Srs. Drs. Favila Vieira e Ribeiro Ferreira, tendo sido convidado paru presidir o Sr. engenheiro Pinto da Mota, e sendo reaberta a sessão às 16 horas.

Nada disto consta da acta. Depois fez-se nova chamada, e não se diz que estavam presentes 80 Srs. Deputados e que anteriormente se encontravam na sala 75 Srs. Deputados.

Eram estas as considerações que tinha a fazer acerca do Diário da última sessão.

O Sr. Presidente: - Se V. Exas. reconhecem que as reclamações do ilustre Deputado Sr. Dr. Cabrita são exactas, eu considero-as como admitidas e far-se-á a devida correcção no próximo número do Diário das Sessões.

Foram admitidas as rectificações ao Diário propostas pelo Sr. Dr. Cabrita.

O Sr. Pinto da Mota: - Pedi a palavra para corrigir uma omissão que noto a p. 4, 2a. coluna, do Diário da primeira sessão.

Quando se trata da deputação da Câmara encarregada de ir esperar S. Exa. o Presidente da República à entrada do Palácio, omitiu-se o meu nome.

O Sr. Presidente: - Tem V. Exa. toda a razão. Eu já tinha verificado essa omissão e tencionava propor que o nome de V. Exa. fosse incluído na lista dos componentes da deputação incumbida de ir esperar S. Exa. o Presidente da República.

Noto ainda algumas outras inexactidões no Diário, como seja, por exemplo, o emprego da palavra "eminentemente", em vez de "evidentemente". São lapsos ligeiros que não alteram o sentido.

Em todo o caso, peço à ilustre assembleia que tenha um pouco de tolerância e de paciência. Nós estamos no começo, os serviços não se encontram ainda devidamente montados, e, por isso, devemos ter uma certa contemplação. Quando as coisas entrarem nos eixos, tudo correrá melhor.

Vai ler-se o expediente.

Foi lido pelo Sr. 1.º secretário.

Expediente

Telegramas

Em nome dos nacionalistas de Chaves saúdo em V. Exa. a Assembleia Nacional, confiado na sua patriótica acção, prestígio do Estado Novo, para maior glória de Portugal. - Administrador do Concelho, Tenente Borges.

De Guimarães:

Apresento as minhas saudações a V. Exa. e comunico não ser possível assistir às primeiras sessões por motivo de grave doença de minha mãe, que aqui se encontra.- Querubim Guimarães.

De Monção:

A comissão, da minha presidência, da Câmara Municipal saúda V. Exa. e ilustres membros da Assembleia Nacional, afirmando-lhes toda a solidariedade na obra patriótica que V. Exas vão iniciar. - Presidente, Álvaro Pimenta de Castro.

A Câmara Municipal e comissão concelhia da União Nacional das Caldas da Rainha cumprimentam em V. Exa. a Assembleia Nacional da sua digna presidência.- Vice-presidente da Câmara, Júlio Lopes.

A comissão da União Nacional do concelho de Chaves saúda em V. Exa. a Assembleia Nacional por motivo da sua sessão inaugural, afirmando a sua fé nos altos destinos do Estado Novo e na obra patriótica dessa Assembleia.- O Presidente da Comissão, Manuel Vaz.

De Guimarães:

O Museu de Alberto Sampaio saúda a Assembleia Nacional na pessoa ilustre de V. Exa.- O Director, Alfredo Guimarães.

A direcção do Sindicato Nacional dos Tanoeiros do distrito do Porto, neste momento histórico da nacionalidade portuguesa, saúda V. Exa. e pede que transmita iguais saudações à ilustre Assembleia Nacional e faz votos pelas prosperidades da Nação.- Manuel da Silva, secretário.