O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1312 I SÉRIE- NÚMERO 40

O Orador: -... não fazendo qualquer proposta relativamente à subvenção pública, acontece que o x, o y e o z da sua equação são rigorosamente iguais a zero.

O Sr. António Guterres (PS):- V. Ex.ª não fez a PGA!...

O Orador: - Naturalmente, na proposta que apresenta, porque fez as contas que tinha de fazer, o PRD está em condições de dizer que, relativamente à subvenção pública aos partidos e tendo em conta um ciclo eleitoral completo...

O Sr. António Guterres (PS): - Baixam todos menos o PRD!...

O Orador: - Sr. Deputado António Guterres, V. Ex.ª tendo talvez a mesma formação que eu, poderia ter-se preocupado em explicar ao Sr. Deputado Alberto Martins como é que estas coisas se passavam, pois isto não é uma questão de PGA, mas, sim, uma questão de contas. V. Ex.ª podia ter explicado ao Sr. Deputado Alberto Martins e teria evitado que ele viesse aqui fazer esta figura: o que é o x, o y e o z da equação serem iguais a zero.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - O que é o y, Sr. Deputado?

O Orador: - Mas continuando a dar a explicação que devia dar, queria dizer que o PRD, em face dos cálculos que fez, está em condições de afirmar que, tendo em conta um ciclo eleitoral completo, ou seja, prevendo as presidenciais, as legislativas e as autárquicas, a proposta do PRD se traduz numa economia directa,...

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - E o Parlamento Europeu?!

O Orador: -... em termos da subvenção do Estado, de cerca de SOO mil contos por ano. É isso que estamos em condições de afirmar e que, provavelmente...

O Sr. Alberto Martins (PS): -Não é verdade!

O Orador: - Sr. Deputado, já lhe disse que quem fez as contas fomos nós, o projecto é nosso, portanto, se V. Ex.ª tem outras contas, faça favor de as apresentar.
Repito: o nosso projecto traduz-se numa economia para o Estado de cerca de SOO 000 contos anuais.

O Sr. Narana Coissoró (CDS):- É o que vai para o PSD!...

O Orador: - Não sei o que, de facto, acontece com o projecto do PS.
Portanto, penso que, relativamente às questões que o Sr. Deputado levantou, esta foi a única relevante sobre que me ocorre responder, e relativamente ao Sr. Deputado Narana Coissoró, como não teve a oportunidade de se inscrever, não tenho a oportunidade de lhe responder.

O Sr. António Guterres (PS): Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente:- Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, uma vez que fui interpelado directamente pelo Sr. Deputado Carlos Lilaia, é para a defesa da honra, com a promessa de que serei muito breve.

O Sr. Presidente:- Tem, então, a apalavra, Sr. Deputado.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, era apenas para dizer que já tinha a suspeita de que o nível de ensino das matemáticas nos cursos de Engenharia era bastante superior ao nível de ensino das matemáticas no curso de Economia.

Risos gerais.

Na realidade, o Sr. Deputado Carlos Lilaia confundiu duas equações. Pretende dizer que no nosso projecto x mais v mais z é igual a zero, mas engana-se, pois é delta x - incremento, neste caso, negativo da subvenção prevista na Lei Orgânica - mais v mais z que é igual a zero, ou seja, v mais z tem de ser igual ao incremento negativo da Lei Orgânica, para que tudo possa ficar na mesma.

O Sr. Presidente: - Antes de dar a palavra ao Sr. Deputado Carlos Lilaia, para dar explicações, atendendo a que o Sr. Deputado António Guterres é engenheiro, gostaria de perguntar-lhe se é o delta de Dirac, o delta de Kronecker ou a que delta é que se estava a referir.

Risos gerais.

Tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Lilaia.

O Sr. Carlos Lilaia (PRD): - Sr. Deputado António Guterres, a minha confusão foi natural, porque, como sempre me cruzei com o Sr. Deputado em questões de economia, só agora me apercebi que tem como formação académica a engenharia.

O Sr. Presidente: - O meu comentário sempre serviu para esclarecer alguma coisa.

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito?

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Sr. Presidente, o meu grupo parlamentar solicita a suspensão dos trabalhos por 20 minutos, na medida em que vai fazer uma conferência de imprensa sobre o acesso ao ensino superior.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, é regimental. Está concedido.

Eram 16 horas e 40 minutos.

Srs. Deputados, declaro reaberta a sessão.

Eram 17 horas e 35 minutos.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Cardoso Ferreira.

Páginas Relacionadas