O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 DE JANEIRO DE 1998 1135

Salvaguardar estas quatro ou cinco situações que podem não estar, perfeitamente claras.
Por isso, considero trazer aqui uma possibilidade de baixar, o projecto à Comissão, aprovando aquilo; que é substantivo e corrigindo o que é de corrigir. Não se trata. De fazer um novo projecto em sede de Comissão, pois não é para isso que elas existem, mas de introduzir estas modificações:

O Sr. Presidente: - Agradeço-lhe que termine, Sr.ª Deputada.

A Oradora: - Caso o Sr. Deputado não concorde, registo a boa vontade da bancada do PS e a sua, da qual, aliás dão tinha dúvidas, mas teremos de esperar pela próxima sessão legislativa.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra, por um minuto, cedido pelo Partido Ecologista Os Verdes, o Sr. Deputado Marques Júnior.

O Sr. Marques Júnior.(PS): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Maria José Nogueira Pinto, mesmo tendo em conta os aspectos, referidos, pela Sr.ª Deputada, no sentido de clarificar o seu projecto de lei, creio que não vamos lá. E isto por uma razão muito simples: é que há uma filosofia global no seu diploma - e insisto muito neste aspecto - que, impede esse tipo de arranjos.

O Sr. Luís Queiró (CDS-PP): - Agora é que não percebi!

O Orador: - Vou explicar-lhe.
Por exemplo, a filosofia global constante do seu diploma permitia, alterar completamente aquela que é a filosofia do cumprimento do, serviço militar. O facto de se ter cumprido o serviço militar não dá direito a uma pensão.

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP): - Mas aqui também não!

O Orador: - Desculpe, Sr. Deputado, mas a única condição prevista foi é um determinado cidadão não racional ter combatido nas Forças Armadas portuguesas.

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP): - Não é nada disso
que lá está!

O Orador: - É exactamente isso que lá está!

O Sr. Nuno Abecasis-(CDS-PP): - Não; não!

O Orador: - Sr. Deputado Nuno Abecasis, é isso! Trata-se de não nacionais supostamente residente em Portugal! Não se diz quando, não se diz se reside hoje, se reside há 10 ou 20 anos ou se vai residir daqui a mais cinco anos! Portanto, trata-se, de alguém supostamente residente em Portugal e ex-combatente que serviu nas Forças Armadas portuguesas!
Srs. Deputados, o critério não pode ser este! Com a economia global deste diploma, não se pode resolver o problema de 30 ou 40 pessoas.
Então e os que combateram nas Forças Armadas portuguesas.

Protestos do Deputado do CDS-PP Nuno Abecasis.

Sr. Presidente, creio que há aqui uma deficiente interpretação por parte do Sr. Deputado Nuno Abecasis relativamente ao que estou a dizer. Ou ele ou eu não demos bem o diploma e, pela minha parte, creio ter estudado muito bem o projecto de lei do CDS-PP.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - É um diferendo, que implicava que ambos tivessem tempo para discutir e dirimir, mas já não têm.
Srs. Deputados, chegámos ao fim do debate, pelo que vamos, agora, passar às votações.

O Sr. António Filipe (PCP):- Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Sr. António Filipe (PCP): - Creio que o Sr: Presidente vai pôr à votação o primeiro diploma, relativo ao direito de asilo. A esse propósito, gostaria de fazer menção do seguinte: estão referidos para votação final global uma proposta de lei e dois projectos de lei. Acontece, porém, que o último dos projectos de lei, o projecto de lei n.º 418/VII.

O Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, vou propor a votação na generalidade desse projecto de lei e, portanto, não há qualquer problema.
Aliás, eu próprio já me tinha apercebido dessa situação que o Sr. Deputado ia referir, a qual resulta de um despacho meu que determina a baixa à Comissão desse projecto de lei sem prévia aprovação na generalidade, na medida em que já estavam em apreciação na Comissão dois outros diplomas sobre a mesma matéria, razão por que tomei essa atitude. Como tal, votaremos, na generalidade, o projecto de lei n.º 418/VII antes de procedermos à votação final global do texto da Comissão, que diz respeito a todos os três diplomas.
Srs. Deputados, em primeiro lugar, vamos proceder à votação global do projecto de resolução n.º 45/VII Salvaguarda dos interesses das populações de Alcochete e Montijo face às alterações, no ambiente, desenvolvimento e qualidade de vida que decorrem da construção da nova ponte sobre o Tejo, ponte Vasco da Gama (PSD).

Submetido à votação, foi rejeitado, com votos contra do PS e do CDS-PP e votos a favor do PSD, do PCP e de Os Verdes.

Srs. Deputados, passamos à votação, na generalidade, do projecto de lei n.º 433/VII - Revoga o Decreto n.º 9/93, de 18 de Março (Estabelece uma zona de defesa e controlo urbanos referentes à construção da nova ponte sobre o Tejo) (PCP).

Submetido à, votação, foi aprovado, com votos a favor do PS; do PCP e de Os Verdes, votos contra do CDS-PP e a abstenção do PSD.

Este projecto de lei baixa à 4.ª Comissão.
Srs. Deputados, passamos à votação, na generalidade, do projecto de lei n.º 441/VII - Estabelece um regime excepcional de apoio aos ex-prisioneiros de guerra em África (PSD).

Páginas Relacionadas