O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE JUNHO DE 1999 3519

Tem, então, a palavra o Sr. Deputado Acácio Barreiros.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Ministros, Sr. Deputado Durão Barroso, sei que foi eleito líder do PSD sem esperar, na sequência de uma convulsão ocorrida no seu partido. Porém, prometeu trazer algumas ideias novas, em Setembro. Mas, Sr. Deputado, copiar o programa eleitoral do PS de há quatro anos e vir apresentá-lo como tratando-se de ideias novas para a sua próxima candidatura não deixa de ser verdadeiramente caricato!

Risos do PS.

Sobretudo, era bom que o Sr. Deputado Durão Barroso não se esquecesse que esse programa ganhou contra um governo seu, onde o Sr. Deputado tinha as maiores responsabilidades!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - E a pergunta que devemos fazer aos portugueses não é a que o Sr. Deputado fez, que é muito simplista. A pergunta que temos a fazer aos portugueses, às pessoas que nos estão a ouvir, é a de saber se hoje não estão a viver melhor do que viviam há quatro anos...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... e se, nas próximas eleições, querem prosseguir por este caminho de profunda sensibilidade social, se querem prosseguir por um caminho de redução do desemprego, como temos seguido, se querem seguir por este caminho, que não esconde a pobreza, pelo contrário, combate-a, ou se querem regressar ao passado.
Portanto, Sr. Deputado, de duas, uma: ou faz críticas ao governo em que teve assento ou, então, candidata-se em nome da política desse governo. Aliás, poderia surpreender alguém que o Sr. Deputado aparecesse com um discurso tão radical, um discurso no sentido de que nada foi feito, de que está tudo mal feito, o que, para quem não percebeu o que ocorreu no passado dia 13 de Junho, para quem não é capaz de tirar de um resultado eleitoral qualquer sentido crítico de qual é a vontade dos portugueses, não admira!
Porém, eu sei que o Sr. Deputado Durão Barroso fez um discurso radical não para combater o Primeiro-Ministro e o PS mas para combater o Dr. Paulo Portas e o PP e tentar impedir o crescimento desse partido.

Risos do PS e do PSD.

Por isso, veio aqui fazer esse discurso radical!
Mas, diga-se de passagem, se as coisas estão tão más é absolutamente inexplicável o que se passou no passado dia 13 de Junho. E não admira que o Sr. Deputado, de tal forma, o não tenha compreendido, na medida em que até vem gritar vitória com esse resultado. Se o Sr. Deputado considera uma vitória ficar a 12 pontos do PS, aproveito esta oportunidade para lhe desejar muitas vitórias como a do passado dia 13 de Junho.

Aplausos do PS.

Por outro lado, já que disse tantas vezes que não sabe quanto vale o PS sem a mais-valia do Dr. Mário Soares, quero dizer-lhe que era bom explicar também, começando pelo seu próprio partido, quanto é que valerá o PSD sem a mais-valia do vosso cabeça de lista, Dr. Pacheco Pereira, que resultou da sua escolha.

Risos do PS.

Termino, Sr. Deputado Durão Barroso, dizendo-lhe o seguinte: assistimos aqui a um debate entre um Primeiro-Ministro, que pode, com orgulho, apresentar um trabalho dedicado de quatro anos e que pode, também com legitimidade, aspirar a continuar como Primeiro-Ministro, e um líder da oposição, que se estreou com uma derrota e que, por este andar, dificilmente se manterá como líder da oposição.

A Sr.ª Maria Luísa Ferreira (PSD): - Olhe que não! Olhe que não!

O Orador: - Pelo menos, digo-lhe o seguinte: considero mais fácil o actual Primeiro-Ministro continuar como Primeiro-Ministro do que V. Ex.ª continuar como líder da oposição.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para interpelar a Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado João Amaral.

O Sr. João Amaral (PCP): - Sr. Presidente, se me permite, quero interpelar a Mesa, porque creio que é dever da Mesa conduzir os trabalhos com proficiência e esclarecer os Srs. Deputados.
Por isso, peço ao Sr. Presidente que esclareça o Sr. Deputado Acácio Barreiros, que é um digníssimo representante do Partido Socialista, que não há um líder da oposição e que, particularmente, o Sr. Deputado Durão Barroso não é líder da oposição, é líder do PSD, e veremos durante quanto tempo.

Risos do PS.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Sr. Presidente, permite-me o uso da palavra?

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Acácio Barreiros, desculpe mas para falar sobre este assunto não lhe dou a palavra.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Sr. Presidente, dá--me licença? Quero apenas fazer uma interpelação à Mesa, e muito rápida.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, não será, com certeza, para uma interpelação.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Sr. Presidente, é uma verdadeira interpelação.

O Sr. Presidente: - Então, faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Sr. Presidente, quero interpelar a Mesa apenas para dizer ao Sr. Deputado João

Páginas Relacionadas
Página 3520:
3520 I SÉRIE - NÚMERO 97 Amaral que dou a mão à palmatória e que, aliás, me parece que o di
Pág.Página 3520