O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4715 | I Série - Número 086 | 08 de Maio de 2004

 

hospitalares poderiam cair na tentação - como, aliás, fizeram no tempo dos governos de VV. Ex.as - de aumentar as respectivas listas de espera, de forma a ver os seus orçamentos reforçados.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Ah, sim, sim!…

O Orador: - Continuamos convictos de que o recurso a este tipo de programas especiais deve permanecer, de facto, extraordinário.
Continuamos convictos de que estamos no caminho certo.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado João Rui de Almeida.

O Sr. João Rui de Almeida (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados da oposição aos diplomas:…

Risos do PS.

… Os Srs. Deputados perderam uma oportunidade, uma oportunidade óptima de participar na melhoria dos cuidados de saúde. Os senhores nem sequer leram bem os diplomas do PS.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Muito bem!

A Sr.ª Luísa Portugal (PS): - Não leram!

O Orador: - Os senhores nem sequer estudaram bem a lição. E, mais grave do que isto, os senhores, hoje, aqui, demonstraram que não têm conhecimentos à altura para debater esta questão. Não têm!

Vozes do CDS-PP: - Oh!…

O Orador: - Perderam esta oportunidade.
As propostas do PS tinham um traço comum, de extrema importância e que vai ao encontro das actuais e modernas teorias na área da saúde, que é o de os doentes participarem nas políticas de saúde. E os senhores perderam esta oportunidade, hoje. Nomeadamente no que diz respeito às listas de espera, os senhores não perceberam a questão central deste problema, que só se resolve se os doentes forem eles próprios a colaborarem e a controlarem a sua situação.

Vozes do PS: - Muito Bem!

O Orador: - E o Sr. Deputado José António Silva não leu bem o diploma do PS e a Sr.ª Deputada Isabel Gonçalves também não. É que só a partir do momento em que sejam os próprios doentes a controlarem a sua situação…

O Sr. José António Silva (PSD): - O tempo dos "controleiros" já passou!

O Orador: - … e a terem acesso a essa informação é que se resolve o problema. E os senhores têm de dizer hoje e aqui se estão ou não de acordo em que devem ser os doentes a controlar a sua própria situação, quando e onde devem ser operados, bem como outras situações que se possam resolver.

Aplausos do PS.

Há ainda uma outra questão que os senhores não entenderam. Dizem que é através de uma associação dos doentes e também da comissão nacional de saúde, que a Sr.ª Deputada se esqueceu… A Sr.ª Deputada não leu bem, porque a comissão nacional de saúde…

Protestos da Deputada do CDS-PP Isabel Gonçalves.

Sr.ª Deputada, não existe comissão nacional de saúde. Está prevista, mas não existe! Nós propusemos, mas os senhores "chumbaram" a proposta!

Páginas Relacionadas
Página 4716:
4716 | I Série - Número 086 | 08 de Maio de 2004   Vozes do PS: - "Chumbaram-
Pág.Página 4716