O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | I Série - Número: 032 | 10 de Janeiro de 2009

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Laranjeiro.

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Ao debater a situação económica no País ou no distrito de Braga, somos todos convocados para uma discussão séria, não demagógica, e longe de qualquer protagonismo pessoal ou partidário, de final de Legislatura.
Eu não queria fazer esta referência inicial mas, depois da intervenção do Sr. Deputado Nuno Melo sobre a questão do desemprego, tenho de lhe lembrar que, em Março de 2002, quando teve responsabilidades governativas, havia, no distrito, 29 000 desempregados e, quando terminaram as responsabilidades governativas da coligação CDS/PSD, havia 48 000 desempregados. Durante a IX Legislatura, não há registo na Assembleia da República — nunca ouvi — »

Vozes do PS: — Bem lembrado!

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — » de qualquer preocupação do Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, sobre o desemprego e o crescimento do desemprego no nosso distrito, o de Braga!

Aplausos do PS.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Isso foi há três anos!

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — Sabemos que um distrito industrializado, como o de Braga, vive, de uma forma agravada, a situação económica mundial. Mas estamos também a debater um distrito — e é importante que isto se diga — que tem marcas de empreendedorismo, de iniciativa, de conhecimento, de conhecimento científico, de uma região de trabalho,»

O Sr. Agostinho Lopes (PCP): — De trabalho mal pago!

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — » e tambçm de uma região jovem.
Estamos confrontados com problemas, por um lado, estruturais e, por outro, conjunturais. Os estruturais são conhecidos e têm a ver com a formação, com a qualificação dos recursos humanos e, também, com uma concentração de indústrias de base tradicional. Os conjunturais são relativos à crise internacional, financeira e económica, que atinge directamente empresas, nomeadamente empresas exportadoras, como as da nossa região.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Agora, é tudo a crise!»

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — A Assembleia da República aprovou, em Abril de 2008, um projecto de resolução que ia ao encontro de muitas das questões que aqui estão a ser debatidas.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E o resultado está á vista»!

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — Mas mais do que multiplicar recomendações, importa avaliar as que foram aqui aprovadas.

A Sr. Manuela Melo (PS): — Exactamente!

O Sr. Miguel Laranjeiro (PS): — Nomeadamente, o reforço das políticas activas de emprego e de formação profissional — durante o ano de 2008, mais de 20 milhões de euros e 17 000 pessoas foram envolvidas — , o reforço das capacidades públicas de formação profissional — está decidida a criação de um novo centro de formação profissional, em Guimarães, no coração do Vale do Ave.

Páginas Relacionadas
Página 0025:
25 | I Série - Número: 032 | 10 de Janeiro de 2009 As minhas últimas palavras são para diri
Pág.Página 25