O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | I Série - Número: 055 | 12 de Março de 2009

não encerra? Qual é a avaliação dessa grande medida de apoio ao sector automóvel? Já fizeram essa avaliação ou não, Sr. Deputado?

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Ginestal, tenho estado a ouvi-lo atentamente — de resto, foi a primeira intervenção do Partido Socialista — e quero dizer-lhe que a sua intervenção foi muito pouco séria e muito pouco esclarecedora.

Protestos do Deputado do PS Miguel Ginestal.

Sim, foi! Até acredito que alguns socialistas deste país que o tenham ouvido tenham «deitado as mãos à cabeça», designadamente quando o Sr. Deputado se «arrepia» com a intervenção do Estado na economia.
Mas já lá vamos» Sr. Deputado, o que não é sério é que os senhores, permanentemente, à falta de outros argumentos — que não os têm — , continuem a desresponsabilizar o vosso Governo das responsabilidades directas e concretas que tem em relação à situação que o País enfrenta.

Vozes do PCP: — Muito bem!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Isso é verdadeiramente intolerável! Os senhores agarram-se a uma crise internacional como se tivesse vindo o «papão» lá de fora «comer o País». Isso não é sério, Sr. Deputado.
Vamos imaginarmo-nos antes de 2008. Lembra-se, Sr. Deputado, quando os senhores se recusavam a falar em crise, já nós vos alertávamos para os números preocupantes que outras organizações internacionais referiam em relação a Portugal. E os senhores recusavam-nos, eram donos e senhores dos números! Entretanto, face a essa realidade e com a vossa obsessão em relação ao défice, o que os senhores fizeram foi cortar brutalmente no investimento público, quebrando a dinâmica da economia nacional.

Vozes do PCP: — Bem lembrado!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — O que os senhores fizeram foi aumentar o IVA, quebrando a dinâmica da economia nacional.
O que os senhores fizeram foi «criar emprego nulo», em 2007. É o que diz o Pacto de Estabilidade e Crescimento.
O que os senhores fizeram foi contribuir para o desemprego, quando eliminaram 51 000 postos de trabalho na Administração Pública. Portanto, os senhores contribuíram directamente para a situação difícil que hoje vivemos em Portugal e não podem sacudir essa responsabilidade.
Sr. Deputado, relativamente às inúmeras medidas que o Governo tem anunciado, quero dizer-lhe que são nada face ao mal que o Governo, globalmente, fez ao País.
Não lhe causa nenhuma estranheza que, face a essas medidas anunciadas, as micro, pequenas e médias empresas continuem com «a corda na garganta», continuem a fechar portas e que empresas como a Galp e a EDP tenham lucros chorudos? Sr. Deputado, isto não lhe faz confusão?! Como é que isto acontece num País que está na situação em que se encontra? Como é que a banca continua folgada, Sr. Deputado? Como é que os mesmos continuam sempre a arrecadar e folgados e os outros mesmos continuam sempre com «a corda na garganta»?! Isto tem de ter uma explicação, Sr. Deputado! Quero ouvir a sua.

Vozes de Os Verdes e do PCP: — Muito bem!

Páginas Relacionadas
Página 0029:
29 | I Série - Número: 055 | 12 de Março de 2009 O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. D
Pág.Página 29
Página 0030:
30 | I Série - Número: 055 | 12 de Março de 2009 A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — En
Pág.Página 30