10 | I Série - Número: 009 | 27 de Novembro de 2009
O Sr. Presidente: — Inscreveram-se dois Srs. Deputados para pedir esclarecimentos.
Tem a palavra, em primeiro lugar, o Sr. Deputado Ricardo Rodrigues.
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Sr. Presidente, gostaria de começar por dizer que nem por o Sr. Deputado Pedro Soares ser um novato nesta Casa se justifica o tipo de cobardia política que usou no seu discurso...
Vozes do PS: — Muito bem!
Protestos do BE e do CDS-PP.
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Na verdade, sabendo o senhor que foi votada a vinda do Sr. Ministro Vieira da Silva à 1.ª Comissão, onde o senhor e o seu grupo parlamentar vão ter oportunidade de confrontar o Sr. Ministro, não se coibiu de utilizar toda a cobardia política...
O Sr. Francisco Louçã (BE): — Está a ir longe!...
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — ... para o atacar aqui, não estando ele presente. Mas vai ter essa oportunidade.
Aplausos do PS.
É naturalmente livre de fazer qualquer declaração política, mas isso também define o carácter de quem a faz e não inibe os outros grupos parlamentares de definirem em concreto o carácter da intervenção política.
O Bloco de Esquerda, nas suas intervenções nesta Casa, está a começar a aliar-se àquilo que de mau existe na extrema-direita europeia, colocando-se em pé de igualdade nessas posições.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. Francisco Louçã (BE): — Que nojo!!...
O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Vemos isso com muita pena e vemos que a demagogia política do Bloco de Esquerda começa a situar-se no extremo daquilo que, em política, estávamos habituados a ouvir.
Sr. Deputado Pedro Soares, espero que esta tenha sido uma intervenção infeliz da sua parte e que o Bloco de Esquerda retome o caminho da dignidade política, que é apanágio deste Parlamento.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Soares.
O Sr. Pedro Soares (BE): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Ricardo Rodrigues, quero informá-lo, se ainda não teve essa percepção, de que há muitos «novatos« neste Hemiciclo»
O Sr. Afonso Candal (PS): — Não fazem essas figuras!
O Sr. Pedro Soares (BE): — » e que a sua afirmação põe em causa muitos Deputados que foram eleitos pela primeira vez e que o senhor devia acarinhar, em vez de ter esse tipo de comportamento.
Aplausos do BE e de Deputados do PSD e do CDS-PP.