O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | I Série - Número: 043 | 27 de Janeiro de 2011

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Isto ç outra Liscont!»

O Sr. Presidente. — Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Gonelha.

O Sr. Luís Gonelha (PS): — Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Em primeiro lugar, gostava de referir, conforme a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia disse, que este debate já vem duas décadas atrasado.
Realmente, isso é verdade, porque, principalmente nos primeiros cinco anos das últimas duas décadas é que houve uma paragem na aposta ferroviária, é que houve supressão de linhas, é que houve supressão de carreiras, é que houve supressão de várias coisas no sector ferroviário e, portanto, a primeira coisa que eu gostava aqui de registar é que, realmente, este debate já vem duas décadas atrasado, ou seja, não era para este Governo era para governos de há 20 anos! Assim sendo, gostava que o Sr. Ministro relembrasse a esta Câmara, reafirmasse e reforçasse a ideia de que foi o PS que apostou mais neste sector do que outros governos, sendo que o sector ferroviário é, para nós, essencial.
Gostaria também que o Sr. Ministro relembrasse a esta Câmara, a todos os Deputados, as orientações estratégicas para o sector ferroviário, que foram aprovadas por um governo do PS, reafirmadas pela aprovação do plano Portugal Logístico e reafirmadas, novamente, na aprovação das orientações estratégicas para o sector marítimo-portuário.
Também para provar a esta Câmara que o sector dos transportes é primordial para o Governo do PS, peço-lhe, Sr. Ministro, que relembre a grande aposta que fez — quando tanta gente na interpelação que foi feita focou a poluição que os transportes rodoviários fazem — , nomeadamente gostaria que o Sr. Ministro referisse o esforço financeiro feito pela STCP, pela Carris, na modernização da sua frota para ter uma eficiência energética maior e uma poluição menor, que, infelizmente, nesta interpelação, o Partido Ecologista Os Verdes se esqueceu de referir.
Gostaria, igualmente, de relembrar que, mesmo com as restrições económico-financeiras que o País atravessa — e que, desde há dois anos a esta parte, este Governo tem em conta na elaboração dos Orçamentos do Estado — , estão em execução, conforme o Sr. Ministro aqui referiu, 783 milhões de euros em investimento no sector ferroviário.
Também gostaria que o Sr. Ministro aqui referisse — e já disse que foram suprimidas 1350 passagens de nível — que está prevista, este ano, a supressão de cerca de 300 passagens de nível.
Gostaria, por fim, de referir que esta Câmara, na passada semana, promoveu um debate, através de uma petição, relativamente ao qual o Sr. Ministro reafirmou aqui — e bem! — que a linha Évora/Casa Branca/Alcácer do Sal e Sines/Grândola, para fazer a ligação do porto de Sines a Caia, era uma linha primordial. É bom que isto seja aqui reafirmado, porque o PSD sempre foi contra a construção dessa linha, independentemente de também ser contra ou não considerar primordial a construção da linha mista, de bitola europeia, entre Lisboa e Caia.
Portanto, Sr. Ministro, gostaria que explicasse, uma vez mais, às bancadas do PSD e do CDS-PP, qual é a importância dessa linha para o País e, principalmente, para o transporte de mercadorias do porto de Sines, para aumentar o interland desse porto até Espanha, e também para o transporte de passageiros de Beja e Évora até Lisboa.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Ainda para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado José Luís Ferreira.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, mas quando é que o Sr. Ministro responde?!

O Sr. José Luís Ferreira (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ouvi com atenção a intervenção que fez, mas devo confessar que Os Verdes não viram nessa intervenção qualquer indício que os levasse a alterar a leitura que fazem sobre a política que tem sido seguida

Páginas Relacionadas
Página 0039:
39 | I Série - Número: 043 | 27 de Janeiro de 2011 A Sr.ª Carina Oliveira (PSD): — Sr. Pre
Pág.Página 39