O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 | I Série - Número: 043 | 27 de Janeiro de 2011

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Outra questão tem a ver com as alternativas. O Sr. Secretário de Estado dizia assim: «Por não haver transporte ferroviário não quer dizer que não haja transporte!» Ora bolas! A única coisa que tenho para lhe dizer, Sr. Secretário de Estado, é: ora bolas! Pensem nas alternativas que estão a propor, que são totalmente inviáveis, por exemplo, no que respeita às linhas do Corgo e do Tua. As populações dizem-vos isso! As populações conhecem o local!

O Sr. Presidente: — Peço-lhe que conclua, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — O Sr. Ministro e o Sr. Secretário de Estado não conhecem os locais!

O Sr. Secretário de Estado dos Transportes: — Conheço, sim!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Então, sabe o que é que estou a dizer! Há sítios no Corgo e no Tua, Sr. Secretário de Estado, onde não é possível a passagem dos autocarros! Os senhores sabem que aquela região tem condições climatéricas muito específicas, face às quais muitas vezes os autocarros não podem circular.
Dizia, em jeito de ironia, o Sr. Ministro, numa outra reunião, que, para fazer uma via alternativa no Tua, era preferível dar um carro a cada uma das pessoas» Já são tão poucas, não ç, Sr. Secretário de Estado!» Lá em Bragança continuam à espera do seu carro! Sr. Ministro, continuam, à espera, porque isto não vai com ironias! Isto vai com acção, com investimento e com uma consciência concreta daquelas que são as necessidades de desenvolvimento das regiões! E a Linha do Tua, Sr. Secretário de Estado e Sr. Ministro, tem tanto potencial de desenvolvimento e os senhores, com o seu encerramento, estão, pura e simplesmente, a pô-lo de lado.
O Sr. Ministro não conhece o País real! Sabe porquê? Porque o Sr. Ministro, quando vai inaugurar»

O Sr. Presidente: — Tem de terminar, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Vou terminar, Sr. Presidente.
O Sr. Ministro, quando vai inaugurar ramais ferroviários, como o de Alcácer, vai de carro e o Alfa vai vazio de Lisboa a Alcácer. E o que é que acontece? Paga à REFER direitos de utilização, não paga?! E o Sr.
Ministro o que é que paga? Carro, combustível! E, depois, o Alfa volta vazio para Lisboa. É só para inglês ver, Sr. Ministro! Isto é absolutamente inaceitável! Isto é gozar com a verdadeira situação do País! Mesmo para terminar, Sr. Presidente, quero dizer que estas opções que são tomadas no transporte colectivo, designadamente no transporte ferroviário, hipotecam nitidamente o nosso futuro. E é uma hipoteca ambiental, social, territorial e económica! São potencialidades que estamos a desperdiçar.
O Sr. Ministro, hoje, foi muito claro: há uma parte da rede ferroviária que o Sr. Ministro não quer, porque não olha para a rede ferroviária como um direito das populações, olha apenas com cifrões e com euros nos olhos. Mais nada! Mas essa não é uma visão governativa sustentável para gerar desenvolvimento sustentável para o País e nós lamentos isso! Os Verdes consideram que esta interpelação, apesar de não ter tido respostas, foi muito útil para que muita gente que anda na sua luta no terreno pelo seu direito à mobilidade perceba exactamente o Ministro, o Secretário de Estado e o Governo que tem e as respostas que não lhe vão ser dadas.

Aplausos de Os Verdes e do PCP.

O Sr. Presidente: — Também para uma intervenção, na fase de encerramento, tem a palavra o Sr.
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Costuma dizer-se que «o pior cego é aquele que não quer ver», mas eu também podia dizer que «o pior surdo é aquele que não quer ouvir».

Páginas Relacionadas
Página 0039:
39 | I Série - Número: 043 | 27 de Janeiro de 2011 A Sr.ª Carina Oliveira (PSD): — Sr. Pre
Pág.Página 39